ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Benefícios de um sistema de gestão ERP para 5 áreas da indústria

Posted by QS Consultoria | 04/06/2018 | BLOG, SISTEMA DE GESTÃO ERP

Os benefícios de um sistema de gestão ERP podem ser percebidos por diversas áreas dentro de uma indústria de maneiras diferentes, mas os benefícios que são comuns a todas elas é a melhoria da sua produtividade e rentabilidade. Um sistema gestão ERP é uma ferramenta que auxilia na integração dos processos das diferentes áreas dentro de uma indústria, e esta integração torna os processos:

  • mais organizados, pois passam a seguir um fluxo;
  • mais rápidos, pois algumas atividades são feitas de forma automática;
  • mais claros, pois e possível rastrear as informações;
  • mais baratos, pois é possível fazer mais coisas em menos tempo;
  • mais confiáveis, pois não se pode burlar etapas;

O sistema de gestão ERP permite o compartilhamento de informações em tempo real entre muitos departamentos e fornece aos líderes da empresa uma fonte única para acessar todos os dados da empresa. Dentro de uma indústria, existem algumas  áreas em que o software ERP é particularmente muito importante.

Os benefícios de um sistema de gestão ERP para 5 áreas da indústria

1. O chão de fábrica

O uso de um sistema de gestão ERP no chão de fábrica permite que seja realizado um bom planejamento de produção, facilita o acompanhamento da produção já que todas as informações relacionadas a produção podem ser acessadas em tempo real. Desde o planejamento da necessidade de materiais até os apontamentos de produção realizadas, um sistema de gestão ERP disponibiliza informações valiosas para o chão de fábrica como instruções de trabalho, listas de materiais, roteiros de produção, ordens de produção, inspeções que devem ser realizadas. Estas informações ajudam a reduzir retrabalhos, aceleram a produção pois os operadores gastam menos tempo buscando informação, e principalmente garantem que todo o processo de produção seja rastreável.

2. O planejamento de materiais

O principal benefício que um sistema de gestão ERP pode trazer para a gestão de estoque é a acuracidade dos saldos de estoque. Cada movimentação de material é registrada automaticamente pelo software o que garante que a qualquer momento é possível saber exatamente a quantidade de matéria-prima, componentes, itens em processo e produto acabado que estão disponíveis. A confiablidade que os saldos de estoque estão corretos garante maior eficiência da área de suprimentos, que faz o planejamento e compra de materiais. Além disso, o registro de todas as movimentações de materiais ficam registradas para auditorias, rastreabilidade e fiscalizações, e os relatórios podem ser gerados a qualquer momento de forma rápida.

3. A qualidade

Um sistema de gestão ERP ajuda o fabricante a garantir que está entregando produtos de qualidade aos seus clientes. A qualidade pode ser rastreada desde o recebimento da matéria-prima, com inspeções para garantir que materiais com defeitos não sejam disponibilizados a produção e durante a produção, com inspeções em processo para evitar que problemas sejam identificados apenas no final da produção, quando todos os materiais já foram consumidos e o custo da não qualidade é maior ainda. Além disso o ERP beneficia a área de qualidade registrando todas as informações do processo para que seja possível fazer a rastreabilidade reversa da produção e facilitar a identificação da raiz de um problema.

4. A manutenção

Um sistema de gestão ERP registra as horas de uso das máquinas de acordo com a produção realizada, com essa informação a manutenção consegue saber facilmente quando é hora de realizar uma manutenção preventiva. Além disso também pode controlar os estoques de peças críticas e todo os histórico das manutenções realizadas. Estas informações permitem que a área de manutenção de máquina dentro da indústria trabalhe de forma muito mais pró-ativa para aumentar a disponibilidade das máquinas.

5. A engenharia

O uso de um sistema de gestão ERP pela engenharia traz como principal benefício a integração com o PCP e melhoria da comunicação de informações críticas como as listas de materiais (estruturas de produto) e os roteiros de produção (processos de fabricação). A engenharia determina como o produto deve ser fabricado, e há constantes alterações para otimização do produto e redução de custos. O sistema ERP faz com que tudo isso seja registrado e chegue até ao chão de fábrica, para garantir que os produtos estão sendo produzidos de acordo com a última versão determinada pela engenharia.

Além destas áreas, as áreas de suporte da fábrica também se beneficiam de um sistema de gestão ERP. Vendas por exemplo, pode acompanhar o status do pedido dos seus cliente, assim como todo o histórico de vendas para negociar, além de poder colocar pedidos de forma muito mais rápida. O financeiro também se beneficia de um sistema de gestão ERP com lançamentos de contas a pagar e receber automáticos baseados nas emissões de nota fiscal e uma visão clara do seu fluxo de caixa.

Você ainda não utiliza um sistema de gestão ERP na sua indústria? Está esperando o que para implantar e começar ver os benefícios desta ferramenta?  Solicite uma demonstração personalizada, e um dos nossos consultores irá entrar em contato com você para mostrar como você pode se beneficiar de um software ERP.

cta_fale_consultor

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e que de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado,...
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...
Posted by qsconsultoria | 02/07/2018
Conectividade, digitalização e indústria 4.0 são os termos do ano 2018 para as indústrias, ou seja, o foco agora é automatização da produção. Uma pesquisa publicada pela Automotive Business sobre...