ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Como gerar e enviar certificado de qualidade do produto na indústria

Posted by QS Consultoria | 21/05/2018 | BLOG, GESTÃO DA QUALIDADE

Gerar e enviar certificado de qualidade para o cliente é uma exigência para alguns segmentos industriais, entre eles o automotivo. Porém este processo, quando feito de forma manual, pode tomar muito tempo da equipe de qualidade que poderia estar trabalhando em outras atividades de maior valor agregado. Além de haver o risco de algo sair errado como o não envio do certificado de qualidade por falha humana, que pode gerar um demérito para a empresa, ou algo mais grave como a perda de contrato com o cliente caso o problema se repita. Por isso neste post vamos falar um pouco sobre o que é, como gerar e como enviar o certificado de qualidade para o seu cliente de forma simples e confiável para reduzir os riscos de falha nesse processo.

O que é o certificado de qualidade de um produto?

É o certificado de qualidade que a sua empresa emite para um cliente garantindo que o produto passou por testes e está de acordo com as especificações exigidas por aquele cliente. Este certificado deve ser emitido para cada lote de produto fabricado e deve ser enviado juntamente com a nota fiscal do produto.

Como gerar um certificado de qualidade de produto?

Para gerar o certificado de qualidade de produto exigido pelo cliente, é preciso primeiro implantar o procedimentos de inspeção nos lotes produzidos para verificar se os produtos estão de acordo com as especificações de qualidade. Depois estas verificações precisam ser registradas de uma forma organizada e padronizada para estarem disponíveis para futuras consultas e rastreabilidade. Por fim, estes registros devem ser enviados ao cliente juntamente com o produto, este é o certificado de qualidade.

O que a sua empresa pode perder não gerando certificado de qualidade de produto?

A principal perda que uma empresa pode ter por não conseguir gerar certificados de qualidade é deixar de conseguir um contrato com um cliente que exige este documento, ou então, perder um cliente atual por não conseguir atender esta exigência. Mas existem diversos outros custos escondidos neste processo, que muitas vezes acabam passando batido. Algumas perguntas que podem te ajudar a avaliar a eficiência desse processo hoje na sua empresa, e quanto ele pode custar caro quando feito de forma manual:

  • Quanto tempo sua equipe gasta para gerar certificado de qualidade?
  • Quantas pessoas estão envolvidas neste processo?
  • Qual o custo horário de cada funcionário envolvido?
  • Como é feito o envio do certificado ao cliente?
  • Quais os riscos desse processo falhar?
  • Quanto a sua empresa pode deixar de faturar por não conseguir gerar um certificado de qualidade?

Como simplificar a emissão e envio do certificado de qualidade

Gerar e enviar o certificado de qualidade é uma exigência do cliente, mas isso não significa que você deve gastar horas, envolver diversas pessoas nesse processo ou ter altos custos operacionais para atender uma exigência do cliente, afinal isso impacta diretamente na sua margem de lucro. Uma opção é a automatização da emissão e envio do certificado de qualidade. Ao fazer a automatização, além de reduzir o tempo gasto com essa atividade você também reduz e muito, os riscos de falhas como o de uma pessoa esquecer de enviar o certificado de qualidade com um produto.

+LEIA MAIS: 4 ferramentas que toda área de qualidade precisa ter


Se você precisa de ajuda para simplificar e otimizar a geração e envio de certificado de qualidade para os seus clientes, nós podemos te ajudar. Com o Q4-ERP Industrial você pode automatizar este processo para reduzir custos e riscos de não atender a exigência do seu cliente. Solicite uma demonstração personalizada e um dos nossos consultores irá entrar em contato com você para te mostrar como nossa solução pode te ajudar.

 

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e que de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado,...
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...
Posted by qsconsultoria | 02/07/2018
Conectividade, digitalização e indústria 4.0 são os termos do ano 2018 para as indústrias, ou seja, o foco agora é automatização da produção. Uma pesquisa publicada pela Automotive Business sobre...