ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br
EMPRESA: BISTROL PARTS

FERRAMENTARIA GANHOU EFICIÊNCIA COM INTEGRAÇÃO E AUTOMAÇÃO

A EMPRESA

A Bristol Parts é uma indústria de componentes de almunínio anodizado para embalagens de cosméticos, que atua no mercado há mais de 45 anos. Seus produtos abrangem linha de tampas (para perfume, lápis e rímel), estojos e luvas de batom, capa para válvula pump e aerosóis. Entre seus principais clientes estão a Natura, Boticário, Jequiti, Avon, Eudora, Mahogany,  entre outras.

OS DESAFIOS

A empresa possui uma ferramentaria própria, e está área fazia todos os seus controles de forma manual, em papel. Isso tornava o processo de planejamento e controle da produção de ferramentas difícil de gerenciar pois não havia controle do que estava sendo produzido, improdutivo por que a produção era interrompida diversas vezes para atender outras solicitações que pareciam mais urgentes, e com alto risco financeiro pois não era possível apurar os custos de produção e mão de obra, por isso todos os projetos tinham um custo estimado.

Os principais que problemas que levaram a Bristol a decidir por implantar o Q4-ERP na ferramentaria oram:

  • Não conseguir programar a produção de novas ferramentas
  • Não conseguir programar as operações que cada funcionário deveria trabalhar
  • Não sabiam a quantidade necessária de material a ser utilizado no processo de fabricação de um produto
  • Não havia ordens de produção na fábrica, utilizavam desenhos como orientação do que deveria ser produzido
  • A área de Manutenção solicitava serviço para a Ferramentaria de forma manual, por isso não havia controle do que havia sido solicitado, o que já foi atendido ou estava atrasado
  • Tinham dificuldade de saber o tempo de um processo de produção
  • Não sabiam o custo real do processo de produção
  • Não sabiam em que operação e produto cada operador estava trabalhando
  • Não conseguiam estimar o custo da mão de obra de uma operação.
  • O custo do projeto não ficava correto pois como não tinham tempo das operações, não conseguiam estimar o valor gasto de mão de obra nas operações, consequentemente o custo real do projeto acabava sendo estimado.

2017+

Cliente desde

Segmento

Metal

Atuação

Setor Cosmético

O PROJETO

O Q4-ERP  foi implantado na área da Ferramentaria, o tempo total da implantação à entrada do sistema em ambiente de produção foi de 2 meses.

Com a implantação do sistema e a integração das informações, atualmente a ferramentaria da Bristol possui um acompanhamento visual de toda a produção com abertura de ordem de produção automática e apontamentos eletrônicos via tablet.

A programação dos funcionários através do sistema permitiu uma otimização dos custos com mão de obra, pois agora é possível distribuir as ordens de produção de acordo a qualificação e custo de cada funcionário.

Com a padronização dos materiais utilizados para a fabricação de um produto, hoje é possível verificar a quantidade total de material a ser comprada, e com isso melhorar a gestão de materiais para evitar excessos ou falta.

Com as solicitações de ferramentas sendo feitas de forma eletrônica, a Ferramentaria agora consegue medir a quantidade de ordens abertas para um mesmo serviço, a quantidade de horas gastas com serviços da manutenção e comprovar quando os motivos de parada de máquina não são em função de atraso nas ferramentas.

Depoimento Pendente

Carlos Alberto

RESULTADOS

Após a implantação do Q4-ERP a empresa passou a ter informações mensuráveis para tomar decisões sobre necessidade de horas extras, contratação de novos funcionário, eficiência da produção e custos reais de produção.

O principal resultado obtido com essa implantaçao foi a integração dos processos que gerou informações claras para transformar a rotina diária que era baseada em atuar nas emergências, para um rotina planejada com decisões pautadas em números.

100%
Integração dos processos
100%
Automatização de atividades
100%
Assertividade no planejamento e controle
VAMOS CONVERSAR SOBRE O SEU PROJETO?

Você tem desafios como estes na sua indústria? Nós podemos te ajudar com soluções customizadas.