ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Como agilizar o faturamento e expedição na sua indústria

Posted by QS Consultoria | 26/07/2018 | BLOG, GESTÃO INDUSTRIAL

O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e que de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado, você corre o risco de atrasar a entrega para o seu cliente final, mesmo com todo o resto do processo correndo bem. Algumas indústrias que trabalham com o processo de milkrun por exemplo, e precisam disponibilizar o produto com a nota fiscal em janelas de horários cronometrados para que seja feita a coleta, portanto o processo de faturamento e expedição não pode falhar.

Como agilizar o faturamento e expedição na sua indústria?

Com automação! A resposta parece óbvia, mas não é. Quando falamos de automação do processo de faturamento e expedição em uma indústria, existem diversos fatores que precisam ser avaliados. Algumas empresas implantam sistemas de emissão de nota fiscal pensando que estão automatizando o processo de faturamento, mas quando olham de perto para o processo percebem que apesar de utilizar um software para emitir a NFe o processo de faturamento em si ainda é feito de forma manual. Isso por acontecer por vários motivos como:

  • Falta integração do faturamento com o chão de fábrica;
  • Falta de estrutura do sistema para conversão de códigos;
  • Falta de rastreabilidade automática;

Por isso quando falamos em agilizar o faturamento e expedição em uma indústria é fundamental que se pense nesse processo de forma integrada com a produção, afinal, algumas informações cruciais que irão na nota fiscal parte da produção, como os números de lote que garantem a rastreabilidade do produto.

Como escolher um software para o faturamento?

Se você está buscando formas de agilizar o faturamento e a expedição na sua indústria, e já percebeu que precisa de uma ferramenta para fazer isso, aqui vão algumas dicas de cuidados que você deve tomar ao avaliar as opções de software no mercado.

1. O software foi feito para indústrias?

O processo de emissão de nota fiscal de um distribuidor é diferente de uma indústria. Em uma indústria não é possível separar o processo de faturamento do processo de produção. O faturamento precisa receber automaticamente as informações dos materiais pronto na expedição para faturar, já que o vínculo dos lotes de fabricação com as notas fiscais é que garante a rastreabilidade da produção.

2. O software faz conversão de códigos automática

Alguns clientes podem exigir que você envie a nota fiscal de venda utilizando o código do produto dele, isso não significa que você precisa adotar o código dele para uso interno, até por que isso iria gerar um cadastros de produtos enorme e duplicado já que você pode produzir o mesmo item para diversos clientes. Por isso na hora de escolher um software para automatizar o faturamento, é preciso avaliar se este software faz a conversão automática do código interno para o código do cliente no momento da emissão da nota fiscal. Isso garante que você atende  a exigência do seu cliente, sem onerar o seu processo e perder agilidade no faturamento.

3.O software gera etiquetas de expedição automaticamente

Etiquetas de expedição é uma outra exigência comum de cliente. Alguns clientes aceitam que você utilize uma etiqueta no seu padrão, outros querem que você envie o material com a etiqueta no padrão dele, cenário muito comum para os fornecedores de montadora. Por isso é importante avaliar se o software que você pretende utilizar para fazer o faturamento disponibiliza a opção de geração de etiquetas de expedição automaticamente e se é possível customizar estas etiquetas de acordo com os requisitos específicos do seu cliente.


A QS desenvolve software de gestão ERP especialista em indústrias, e com mais de 23 anos no mercado temos diversos cases de sucesso de indústrias que utilizam nosso software para fazer o controle da produção e faturamento de forma ágil e confiável. Se você quiser saber como ou ver como a nossa solução pode te ajudar solicite uma demonstração personalizada e um de nossos consultores irá entrar em contato com você para agendar.

cta_fale_consultor

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...
Posted by qsconsultoria | 02/07/2018
Conectividade, digitalização e indústria 4.0 são os termos do ano 2018 para as indústrias, ou seja, o foco agora é automatização da produção. Uma pesquisa publicada pela Automotive Business sobre...
Posted by qsconsultoria | 18/06/2018
Já falamos aqui sobre remessa para industrialização e os controles necessário neste processo, se você não viu ainda, clique aqui para ler este post. Agora quero falar especificamente de um destes controles, o controle...