ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

COMO COMPARAR SISTEMAS DE GESTÃO ERP PARA FAZER UMA BOA ESCOLHA?

Posted by QS Consultoria | 08/11/2017 | BLOG, SISTEMA DE GESTÃO ERP
comparar_sistema_erp_5_metodos

Sabe aquela famosa frase “não se pode comparar maçãs com laranjas”? Ela é a primeira frase a ser lembrada quando você precisar comparar sistemas de gestão ERP. Apesar das duas serem frutas cada uma possui as suas características e propósitos por isso não podemos fazer uma comparação justa. O mesmo se aplica durante um processo de avaliação de sistema de gestão ERP.

Apesar de os ERP’s todos possuirem alguns recusos básicos que os caracterizam como um software de gestão empresarial, cada um possui as suas características específicas quando você começa a analisar um pouco mais detalhadamente como o processo é feito em cada um. Porém, sem saber disso, muitas pessoas que estão em um processo de avaliação de uma solução para integrar a gestão das suas empresas acabam cometendo o erro de comparar “maçãs com laranjas” e o custo disso pode ser alto.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre como comparar sistemas de gestão ERP e fazer uma avaliação e escolha mais consciente para a sua empresa, nós vamos explicar aqui 5 quesitos que devem ser considerados durantes uma comparação.

Passo 1 – Defina os requisitos do seu negócio

O primeiro passo de um bom processo de seleção de um software ERP é o entendimento claro das necessidades do seu negócio. O sistema que o vizinho usa nem sempre vai ser bom para você, é preciso saber quais são os processos críticos para a sua empresa para então começar a buscar soluções que atendam prioritáriamente estes processos, assim você não perde tempo comparando funcionalidas que se quer são necessidade da sua empresa. O que é importante para o seu negócio?

Passo 2 – Busque referências de empresas do seu segmento

Com todos os requisitos definidos você pode começar a comparar as soluções que possuem os mesmos requisitos. Então o segundo passo é buscar por referências destas soluções com outras empresas do mesmo segmento que o seu. Pesquise com seus pares e colegas quais sistemas eles utilizam, por que escolheram esta solução, o quão satisfeitos estão, em que a solução deixa a desejar. Você vai descobrir que para algumas empresas o importante é ter uma solução que permite o usuário personalizar o seu menu enquanto para outras o ponto crítico é gerar uma etiqueta para o cliente. Estas empresas atendem o seu segmento?

Passo 3 – Calcule o ROI de cada solução

Quando você compara sistemas ERP você precisa saber o que esperar de retorno sobre este investimento, por isso é preciso ficar claro quais problemas cada solução será capaz de resolver, quais processos ficarão mais rápidos, quais custos serão reduzidos, quanto melhor você atenderá o seu cliente. Como e quanto cada ERP em avaliação ajudará a sua empresa a atender estes objetivos?

Baixe aqui o ebook: Como calcular o ROI de ERP

Passo 4 – Compare os riscos

Como qualquer outro projeto de grande porte, em uma implantação de sistema ERP devem ser avaliados os riscos. É preciso compreender como minimizar estes riscos,  a probabilidade e gravidade em caso eles aconteçam. Exemplo: você passará a receber os pedidos dos clientes de forma online apenas, os seus clientes estão preparados para isso? Existem riscos pequenos, de baixa probabilidade e riscos grandes e de alto custo. Tente pensar em todos.

Passo 5 – Compare o custo do ERP

Se até aqui todas as soluções são semelhantes, então agora sim você pode comparar preços. E esta comparação deve levar em conta todos estes aspectos:

  • O custo inicial de aquisição, que pode incluir licenças ou não + horas de projeto de implantação
  • Investimento em TI (estão cada vez menores com as opções em nuvem)
  • Valor mensal da manutenção. Aqui é preciso muita atenção e detalhamento do que está incluso no valor, muitas empresas cobram valores extra para atualização legal, atendimento de suporte, etc
  • Consultores de implantação, em alguns casos é necessário contratar consultoria terceirizadas para fazer ajustes do software para o seu negócio.

Portanto antes de falar para o possível fornecedor de ERP “Tenho uma proposta no valor X você cobre?” é preciso fazer esta análise para ter certeza que você está comparando maças com maçãs e laranjas com laranjas.

Veja aqui 9 perguntas que você deve fazer para os fornecedores de ERP antes de começar avaliar a solução.

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 12/12/2017
No último trimestre do ano foram anunciados diversos investimentos no setor automotivo, separamos aqui os investimentos para o ano de 2018 que foram anunciados nas últimas semana: Automotiva japonesa chega...
Posted by thabatadevecchi | 05/12/2017
Recentemente temos sido bombardeados com expressões como Indústria 4.0, Quarta Revolução Industrial,  Manufatura Inteligente, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e muitos outros termos que não param de aparecer. Existe uma...
Posted by qsconsultoria | 28/11/2017
No último post falamos um pouco sobre os requisitos básicos para se qualificar como fornecedor de uma montadora do setor automotivo no Brasil. As exigências não são poucas não, e constantemente as...