ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

COMO IMPLANTAR APONTAMENTO DE PRODUÇÃO NA SUA FÁBRICA

IMPLANTAR APONTAMENTO DE PRODUÇÃO

O apontamento de produção indica em qual etapa do processo de produção determinado produto se encontra, mas além disso ele é crucial para uma boa gestão de estoques, gestão de custos da produção e também para fazer a rastreabilidade do produtos. Falamos um pouco sobre isso no post A Importância do Apontamento de Produção. Neste post, vamos falar sobre como implantar apontamento de produção da sua fábrica.

Como implantar apontamento de produção na sua fábrica?

Passo 1.Definir como será feito o apontamento de produção

O primeiro passo é definir como será o método para fazer o apontamento de produção, e então criar um procedimento de trabalho. Apesar da grande maioria das empresas ainda utilizar o método manual, existem várias formas de automatizar este processo para ficar mais fácil e rápido.

Apontamento Manual: neste formato os apontamentos de produção são realizados pelos operadores através da própria ordem de produção impressa ou em um diário de bordo. Depois, uma pessoa fica responsável por consolidar os registros feitos em cada ordem de produção em uma planilha para gerar os indicadores de produção. Este método tem algumas desvantagens como: lentidão para registrar todo esse volume de dados, análises baseadas em informações retroativas e falta de confiabilidade dos dados em função de muito processamento manual.

Apontamento Eletrônico: neste formato os apontamentos de produção podem ser realizados de algumas maneiras: através de um dispositivo móvel que já é integrado ao sistema de gestão utilizado pela empresa, de equipamentos conectados diretamente na máquina que fazem a leitura automática e eliminam a necessidade de apontamento pelo operador ou de leitura de códigos de barra para reduzir o tempo gastos com apontamento. Estas opções reduzem o tempo gasto com apontamento de produção e aumentam a confiabilidade das informações que chegam para a gestão da fábrica.

+Veja mais: Como o ERP facilita o apontamento de Produção

Passo 2.Treinamento e conscientização da equipe

Depois de definir qual será o método de coleta dos apontamentos, é preciso deixar claro para todos colaboradores a importância que fazer o apontamento de produção tem para a empresa, e como a colaboração e comprometimento de cada um é crucial para a implantação do apontamento de produção no chão de fábrica. Também é preciso investir algumas horas no treinamento dos operadores, para que as dúvidas não se tornem uma barreira a implantação do processo. Uma metodologia que utilizamos aqui na QS durante as implantações de sistema de gestão ERP, é o treinamento na própria estação de trabalho com informações do dia a dia daquela pessoa, para que o treinamento se torne mais prático (mão na massa) e próximo a realidade no dia a dia.

Passo 3.Acompanhamento dos Apontamentos de Produção

Depois de treinados e conscientes da importância do apontamento de produção, é preciso definir como será realizado o acompanhamento dos apontamentos de produção para garantir que estão sendo realizados. Se na sua empresa a opção foi pelo apontamento manual, consequentemente o acompanhamento será um pouco mais trabalhoso do que os apontamentos eletrônicos. Quando utiliza-se apontamentos eletrônicos é possível gerar automaticamente relatório, gráficos e indicadores para facilitar este acompanhamento.

QSMobile_Apontamento de Produção

Apontamento de Produção via aplicativo móvel do Q4-ERP

O que você está esperando para começar o projeto de automatização dos apontamentos do produção na sua fábrica?

Se você já percebeu a importância e o valor que a automatização do apontamento de produção pode trazer para a sua indústria, nós estamos aqui para te ajudar a por isso em prática e começar a reduzir os custos de produção e melhorar o desempenho do seu chão de fábrica com mais informação.

Solicite uma demonstração personalizada, e um dos nossos consultores irá te mostrar como colocar este projeto em prática na sua empresa e ainda reduzir custos.

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e que de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado,...
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...
Posted by qsconsultoria | 02/07/2018
Conectividade, digitalização e indústria 4.0 são os termos do ano 2018 para as indústrias, ou seja, o foco agora é automatização da produção. Uma pesquisa publicada pela Automotive Business sobre...