ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

COMO O Q4-ERP TE AJUDAR A ATENDER OS REQUISITOS DAS MONTADORAS

Posted by QS Consultoria | 28/11/2017 | BLOG, GESTÃO INDUSTRIAL

No último post falamos um pouco sobre os requisitos básicos para se qualificar como fornecedor de uma montadora do setor automotivo no Brasil. As exigências não são poucas não, e constantemente as montadoras incluem novos procedimentos de trabalho, principalmente relacionados a processos logísticos e entrega de material, o que faz com que os fornecedores tenham que se adaptar, mudar processos internos, reorganizar os recursos. Nós estamos aqui para te ajudar com tudo isso!

Neste post quero te mostrar como o Q4-ERP facilita o cumprimento destes requisitos sem dor de cabeça e com a confiança de que os processos serão executados conforme a exigência do seu cliente, assim em semana de auditoria sua empresa não precisa virar de ponta cabeça para se organizar e apresentar o que o seu cliente quer ver.

1. Integração automática do EDI (Programação de Entrega e Aviso de Embarque)

O EDI é requisito básico, pois é a forma como as montadoras enviam sua programação de entrega mensal, semanal e diária. O Q4-ERP possui integração EDI que permite que as programações enviadas para sua empresa sejam importadas diretamente para o sistema, eliminando a necessidade de digitação de pedidos que além de demorada gera, um risco muito grande para a empresa pois um número digitado errado pode impactar toda a produção, e claro, a entrega final para o cliente ser errada.

+LEIA TAMBÉM: O que é EDI? 

2.Controle do estoque por lote

O controle de estoque por lote é uma das informações que vai garantir a rastreabilidade do produto. No Q4-ERP este controle é feito de forma totalmente automática através dos recebimentos e faturamento de nota fiscal. Os lotes são vinculados as ordens de fabricação para que você tenha a rastreabilidade completa. Partindo de uma NF de entrada é possível saber em quais produtos finais uma matéria-prima foi usada, ou então com uma NF de saída é possível chegar na matéria-prima que originou esse produto.

+LEIA TAMBÉM: 4 motivos pelos quais o seu controle de estoque está falhando

3.Controle de material de/em terceiro (Estoque Físico e Fiscal)

O controle de material de terceiro, ou em terceiro, não é apenas uma exigência de algumas montadoras, mas também do Fisco, e divergências pode gerar multas. No Q4-ERP este controle de saldos de estoque e de nota fiscal (controle físico e fiscal) é feito de forma automática baseada em parâmetros. Assim você sempre tem a informação correta quando seu cliente pedir um relatório de saldos de materiais dele que estão em seu poder.

4.Controle de Rastreabilidade de Produção

A rastreabilidade da produção é feita através dos processos de fabricação que são determinados pela engenharia e dos apontamentos das ordens de fabricação executadas pelos operadores, portanto é possível saber qual versão de processo de fabricação foi utilizado para produzir determinado lote de material, ou então qual versão da estrutura de produtos foi utilizada para produção de um lote.

+LEIA TAMBÉM: Como um ERP ajuda a garantir a rastreabilidade de produto

5.Controle de Inspeção de Recebimento e Processo

Para garantir que as inspeções sejam realizadas de acordo com parâmetros (Skip Lote, Amostragem, Qualidade Assegurada) os materiais ficam pendentes de liberação para o estoque até que a inspeção de recebimento ou de processo seja realizada e registrada no sistema.

6.Controle das revisões de estrutura de produto e processos de fabricação

O controle de revisões de estrutura de produto e processo de fabricação também é uma exigência que está relacionada a rastreabilidade da produção. O Q4-ERP garante que nenhuma informação passada seja perdida, portanto sempre que é necessário alterar componentes e matéria-prima de uma estrutura de produto ou operações em um processo de fabricação, uma nova versão da estrutura ou processo é criada, revisada e aprovada.

7. Planejamento e controle da produção (MRP)

O MRP agiliza o planejamento de materiais que precisam ser comprados e produzido, e auxilia na otimização dos níveis de estoque para atender a programação enviada pelo cliente. No Q4-ERP essa informação vem automaticamente pelo EDI recebido do cliente, e depois que o sistema calcula o que é necessário comprar ou produzir, as ordens de compra e de produção podem ser geradas automaticamente.

+LEIA TAMBÉM: 6 benefícios que o MRP gera para o seu negócio

8.Apuração dos custos de produção

A apuração de custos, além de ser informação fundamental para a gestão da empresa, é também algo que as montadoras exigem que seja apresentado anualmente. Elas esperam que com o passar do tempo sua empresa otimize os processos e reduza os custos de produção de cada item. O Q4-ERp realiza a apuração de custos de fabricação e também dos custos de compra de materiais com a evolução dos preços para facilitar a negociação com fornecedores ou justificar aumentos para as montadoras.

9.Controle da manutenção de máquinas de equipamentos

As montadores estão ficando cada vez mais rígidas com os processo de gestão da manutenção dos seus clientes, pois a disponibilidade das máquinas é crucial para garantir o atendimento da programação delas. No Q4-ERP a gestão da manutenção de máquina e equipamento é integrada com a gestão da produção, dessa forma o sistema consegue te informar quando está na hora de realizar uma manutenção preventiva em uma máquina, de acordo com a quantidade de peças que ela já produziu ou horas de produção.

+LEIA TAMBÉM: 11 recursos do Q4-ERP para gestão da manutenção que você queria ter 

10.Monitoramento de Entrega dos Fornecedores

Da mesma forma que a montadora exige procedimentos da sua empresa, ela também solicita que você apresente um plano de gestão dos seus fornecedores, afinal estamos em uma cadeia de fornecimento em que a falha de um sub-fornecedor por resultar em atraso para a montadora. no Q4-ERP o indicador de entrega dos fornecedores é atualizado automaticamente de acordo com os pedido colocados e as notas fiscais recebidas, a qualificação dos fornecedores também fica registrada, entre outras informações relacionadas a gestão dos fornecedores.

11.Gestão de amostras

O processo de produção de amostras é muito parecido com o processo de produção de um item já aprovado, porém ele é mais crítico pois você ainda está em fase de avaliação pelo seu cliente e se algo sair errado já nessa etapa, sua imagem não vai ficar muito boa. Além disso, o custo de envio de amostras erradas pode sair muito, mas muito mais alto, do que o custo de produção de uma peça. No Q4-ERP você consegue gerenciar de forma separada os itens que estão em produção e os itens que ainda são amostras para não deixar passar nada.

13.Controle de créditos e débitos junto a montadora

Na gestão financeira, o Q4-ERP permite que sejam controlados os créditos e débitos junto a montadora, realizar abatimentos e compensações sem perder a rastreabilidade das informações.


Sua empresa gostaria de se qualificar como fornecedora de uma montadora? Ou você já fornece para uma montadora mas está com dificuldade de cumprir com tantas exigências? Nós podemos te ajudar. Entre em contato para saber mais sobre nossas soluções para fornecedores de montadora.cta_fale_consultorTIVO

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 12/12/2017
No último trimestre do ano foram anunciados diversos investimentos no setor automotivo, separamos aqui os investimentos para o ano de 2018 que foram anunciados nas últimas semana: Automotiva japonesa chega...
Posted by thabatadevecchi | 05/12/2017
Recentemente temos sido bombardeados com expressões como Indústria 4.0, Quarta Revolução Industrial,  Manufatura Inteligente, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e muitos outros termos que não param de aparecer. Existe uma...
Posted by qsconsultoria | 23/11/2017
Se você já atua na indústria automotiva conhece bem o termo recall, que é utilizado quando uma montadora identifica algum problema relativo a segurança do produto e por isso solicita...