ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Como fazer o controle de estoque em terceiro

Já falamos aqui sobre remessa para industrialização e os controles necessário neste processo, se você não viu ainda, clique aqui para ler este post. Agora quero falar especificamente de um destes controles, o controle de estoque em terceiro, que será mais umas das exigências do Bloco K do SPED Fiscal.

O que é controle de estoque em terceiro?

O controle de estoque em terceiro é o controle de materiais que pertencem a sua empresa mas estão temporariamente em poder de terceiros, por isso você não pode realizar movimentações deste estoque até que ele seja retornado. Isso pode acontecer em alguns casos como: no envio de material para beneficiamento externo, envio para conserto, envio para testes e envio de material para demonstração. Estes materiais saem da empresa com um nota de remessa, mas devem continuar sendo controlados, pois continuam pertencendo a empresa remetente.

Por que é importante controlar estoque em terceiro?

1.Controle de inventário da empresa: O estoque em terceiro é parte do inventário da empresa, portanto assim como todos os outros materiais, é necessário ter o controle de saldos. É preciso saber o que já foi retornado para a empresa e o que ainda encontra-se em poder do terceiro.

2.Exigência fiscal: Como parte de inventário, os saldos de estoque em terceiro deverão ser informados no SPED Fiscal

3.Controle de suspensão de impostos: Além do controle dos saldos, em alguns casos é preciso controlar também o prazo em que estes materiais estão em poder de terceiro, como por exemplo nas remessas para industrialização. Estas remessas são suspensas de ICMS por 180 dias, porém se o material não retornar dentro do prazo há cobrança do imposto.

Como fazer o controle de estoque em terceiro?

Para ter o controle de estoque em terceiro é necessário gerenciar minuciosamente as notas de fiscais de remessa e retorno de materiais com controle de lotes. Cada nota fiscal de remessa deve especificar qual é o lote de produção que está sendo enviado, e o fornecedores quando retornar estes materiais também deve especificar as notas fiscais de origem que estão sendo retornadas.

+LEIA MAIS: Pedido de prorrogação do ICMS

Como o Q4-ERP simplifica o controle de estoque em terceiro?

Fazer o controle de estoque em terceiro no Q4-ERP é bem fácil. Uma vez que você realiza as parametrizações de Natureza de Operação, a cada entrada de nota fiscal de retorno o sistema faz o vínculo com a nota fiscal de origem e a baixa do material que estava em estoque de terceiro, transferindo para o estoque disponível novamente. Assim você pode emitir relatório a qualquer momento para saber os níveis de estoque em terceiro e também a quantidade de dias que estes materiais estão em poder de terceiro para garantir que o prazo de 180 dias de suspensão do ICMS não seja perdido.

Quer ver como o Q4-ERP pode te ajudar a controlar o estoque de terceiro de maneira simples e confiável? Solicite agora uma demonstração personalizada e um dos nossos consultores irá entrar em contato com você.

 

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 02/07/2018
Conectividade, digitalização e indústria 4.0 são os termos do ano 2018 para as indústrias, ou seja, o foco agora é automatização da produção. Uma pesquisa publicada pela Automotive Business sobre...
Posted by qsconsultoria | 04/06/2018
Os benefícios de um sistema de gestão ERP podem ser percebidos por diversas áreas dentro de uma indústria de maneiras diferentes, mas os benefícios que são comuns a todas elas...
Posted by qsconsultoria | 21/05/2018
Gerar e enviar certificado de qualidade para o cliente é uma exigência para alguns segmentos industriais, entre eles o automotivo. Porém este processo, quando feito de forma manual, pode tomar muito...