ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Quanto custa o apontamento de produção manual para a sua indústria?

Posted by QS Consultoria | 14/02/2018 | BLOG
Custo do Apontamento de produção manual

Realizar o apontamento de produção no chão de fábrica é parte fundamental para se fazer uma boa gestão industrial, pois é através dos apontamentos de produção que é possível acompanhar a produção de peças, a produtividade dos operadores, controlar o estoque efetivamente e garantir a rastreabilidade dos produtos. Porém existem diferentes de formas de realizar esta atividade: , apontamento de produção manual, eletrônico, em tempo real ou não.

Um grande mau entendido que envolve esta decisão é pensar que a implantação de tecnologias para automatizar o apontamento manual custa muito caro, que a empresa não pode investir agora. Mas, você já fez uma análise de quanto custa o apontamento de produção manual para a sua indústria? Essa análise deve envolver não só os custos financeiros mas também os custos dos riscos que o processo manual gera para o negócio. É sobre isso que vamos falar nesse post.

+LEIA MAIS: A importância do apontamento de produção

Quando falamos de custo com o processo de apontamento de produção manual, basicamente nos referimos a três custos, dois deles são 100% mensuráveis, já o terceiro, que é o que pode sair mais caro para a empresa é também o mais difícil de mensurar. Se você está buscando ideias de projetos de redução de custos para a sua empresa, automatizar o apontamento de produção manual é ótima oportunidade para você reduzir custos de produção e se destacar.

1.O custo dos materiais

Faça um levantamento de quanto a sua empresa gasta por ano com papel ou formulários, toner da impressora e canetas. Empresas que ainda controlam muitos processo de forma manual e através de papel tem um gasto anual apenas com papel que é equivalente ou até maior que o custo de manutenção de um software para automatizar o processo de apontamento. Isso sem considerar ainda os outros custos que envolvem este processo.

2.O custo da mão de obra

Depois de avaliar quanto a empresa gasta anualmente com materiais você precisa levantar o custo horário de mão de obra das pessoas envolvidas no apontamento da produção e medir o tempo gasto com o apontamento manual. Estas horas que deveriam estar sendo aplicadas na produção de uma peça, estão sendo utilizadas em atividades que não agregam valor ao produto final e por isso estão deixando o seu custo de produção mais alto.

+LEIA MAIS: Como implantar apontamento de produção na sua fábrica

3.O custo dos riscos

Como eu disse antes, este custo é o mais difícil de mensurar, porém o que pode sair mais caro para a empresa. O apontamento manual envolve riscos como:

Saldos de estoque incorretos: a quantidade apontada por ser menor ou maior do que a quantidade real e isso pode gerar falta de material e atrasos para o cliente final, ou então, excesso de inventário para a empresa. Quanto custa para sua empresa altos níveis de inventário?

Perda da rastreabilidade da produção: um simples erro de um dígito por falta de atenção pode colocar em risco toda a rastreabilidade do processo de produção. Por exemplo, digamos que na sua indústria cada operador precisa preencher uma tabela em papel dizendo o que foi produzido (dia, horário, quantidade e lote de produção), depois esta informação é digitada em uma planilha por uma outra pessoa, nestes dois momentos há o risco de uma dessas pessoas errar o número de lote. Quanto custa para a sua empresa não conseguir rastrear o lote de produção em caso de potencial problema de qualidade?

Informação de produção retroativa: o apontamento de produção manual é sempre realizado de forma retroativa, ou seja, os líderes não possuem as informações necessárias para tomar a ação no momento certo, quando recebem a informação através dos apontamentos retroativos aquilo já aconteceu, é passado.  Quanto custa para a sua empresa não tem informação real para tomar decisões sobre a gestão da produção?

Como você pode ver, diversos aspectos do apontamento de produção manual são esquecidos quando falamos de custos. Se você levantar todos estes valores tenho certeza que vai descobrir que uma ferramenta para automatizar o apontamento de produção manual vai sair muito mais barato para a sua empresa do que manter o processo manual. Além de reduzir custos você ainda irá reduzir riscos e melhorar a produtividade do chão de fábrica.

QSMobile_Apontamento de Produção

Apontamento de Produção via aplicativo móvel do Q4-ERP

O que você está esperando para comerçar o projeto de automatização dos apontamentos do produção na sua fábrica?

Se você já percebeu a importância e o valor que a automatização do apontamento de produção pode trazer para a sua indústria, nós estamos aqui para te ajudar a por isso em prática e começar a reduzir os custos de produção na sua indústria.

Solicite uma demonstração personalizada, e um dos nossos consultores irá te mostrar como colocar este projeto em prática na sua empresa e ainda reduzir custos.

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e que de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado,...
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...
Posted by qsconsultoria | 02/07/2018
Conectividade, digitalização e indústria 4.0 são os termos do ano 2018 para as indústrias, ou seja, o foco agora é automatização da produção. Uma pesquisa publicada pela Automotive Business sobre...