ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

FORNECEDOR DE MONTADORA: EXIGÊNCIAS BÁSICAS PARA CONSEGUIR UM CONTRATO

Posted by QS Consultoria | 16/11/2017 | BLOG, GESTÃO INDUSTRIAL

Sua indústria está tentando se qualificar como fornecedor de montadora do setor automobilístico e você quer saber o que será exigido de você para se qualificar? Cada montadora tem as suas exigências específicas, mas em geral todas irão seguir as normas da ISO9000, e nos caso de montadores de veículos da IATF16949 também.

Aqui na QS, há mais de 20 anos, ajudamos indústrias do setor metal mecânico a organizar os seus processo e atender as exigências das montadoras dos setor automotivo através de sistema de gestão ERP integrado, por isso sabemos que alguns processos são cruciais quando o objetivo é fornecer seus produtos para uma montadora, é sobre isso que vamos falar neste post. Existem 5 requisitos relacionados a processos de trabalho que são básicos para que você consiga um contrato de fornecimento com uma montadora, que são:

Rastreabilidade da Produção

Garantir a rastreabilidade da produção é fundamental para conseguir fechar o contrato de fornecimento com uma montadora. Este processo é tão importante pois ele está diretamente relacionado com os casos de recall. Quando um problema é identificado em uma peça, a montadora exige que todo o lote suspeito seja bloqueado e substituído. Se a sua empresa não possui um controle de rastreabilidade da produção por lotes que seja confiável, e garanta que qualquer item produzido possa ser rastreados até chegar na sua matéria prima de origem, assim como o processo de produção aplicado e máquina utilizada para a produção, então precisa começar a pensar nisso agora.

+LEIA TAMBÉM: Como o Q4-ERP garante a rastreabilidade de processos na indústria

Confiabilidade nos Processos

Durante o processo de qualificação do fornecedor, quando a montadora faz visitas na planta dos possíveis fornecedores para avaliar a capacidade produtiva, é avaliado também a confiabilidade dos processos na empresa, ou seja, como você garante que este processo que está sendo apresentado será cumprido? Um exemplo de confiabilidade no processo pode ser a forma como é feito o controle de qualidade dos produtos. Digamos que em uma auditoria de cliente eles identifiquem que um determinado item está bloqueado pela qualidade, então eles podem pedir para você mostrar quais são as pessoas que tem permissão para fazer a liberação deste item, e como isso é feito, para ter certeza de que o processo é confiável. Caso isso seja feito em uma planilha que várias pessoas tem acesso o processo não será considerado seguro, por exemplo.

Pontualidade de Entrega

Se você pretende fornecer itens diretos para uma montadora, especialmente aquele que irão da sua fábrica diretamente para a linha de montagem da montadora, então a pontualidade não só é fundamental como a falha pode custar muito caro para a sua empresa. As montadores costumam cobrar multas por minuto de linha de produção parada, e esse valor pode ser calculado com base na quantidade de funcionários que estão parados naquele momento. Ou seja, o atraso na entrega pode custar muito mais caro do que o lucro daquele faturamento. Mas garantir a pontualidade de entrega depende de diversos fatores como: processos de recebimento e faturamento ágeis, máquinas disponíveis e manutenção preventiva, planejamento de materiais confiável, entre outras coisas que já são assunto para um outro post.

+LEIA TAMBÉM: Manutenção Industrial, em que fase a sua empresa está?

+ LEIA TAMBÉM: 3 problemas causados pela falha no planejamento de materiais

Conformidade com as especificações

E é claro que você também deve entregar os produtos de acordo com as especificações definidas no desenho do produto e homologadas pelo seu cliente. Qualquer anormalidade ou problema que interfira na montagem da peça pode gerar um demérito para a sua empresa. Os deméritos, além de gerar custos extras para a sua empresa, fazem com que a sua classificação no ranking de fornecedores diminua, com isso sua porcentagem na distribuição dos pedidos para os fornecedores pode diminuir, resultando em queda no faturamento da sua empresa.

Quanto a sua empresa está preparada para cumprir com estas exigências?


Se você está tentando se qualificar como fornecedor de alguma montadora ou se está tendo dificuldades em atender algumas exigências dos seus atuais clientes, nós podemos e ajudar. Entre em contato para saber como as nossas soluções em software de gestão podem melhorar seu relacionamento com o seu cliente ou fazer você fechar aquele contrato tão esperado com uma montadora.

cta_fale_consultor

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 12/12/2017
No último trimestre do ano foram anunciados diversos investimentos no setor automotivo, separamos aqui os investimentos para o ano de 2018 que foram anunciados nas últimas semana: Automotiva japonesa chega...
Posted by thabatadevecchi | 05/12/2017
Recentemente temos sido bombardeados com expressões como Indústria 4.0, Quarta Revolução Industrial,  Manufatura Inteligente, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e muitos outros termos que não param de aparecer. Existe uma...
Posted by qsconsultoria | 28/11/2017
No último post falamos um pouco sobre os requisitos básicos para se qualificar como fornecedor de uma montadora do setor automotivo no Brasil. As exigências não são poucas não, e constantemente as...