ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

GESTÃO DA QUALIDADE: 4 FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS

Posted by QS Consultoria | 30/06/2016 | BLOG, GESTÃO DA QUALIDADE
ferramentas_qualidade

Este é mais um artigo da série Quantas das suas atividades pode ser automatizada? onde estamos falando sobre a relação entre a automatização de atividades com a perda de postos de trabalho e o aumento da produtividade nas empresas.

Neste momento está crescendo a discussão sobre a necessidade de melhorar a produtividade nas industrias brasileiras para se recuperar da recessão, e um dos caminhos é a melhoria de processos. Mas ao mesmo tempo vemos também muita resistência por parte das pessoas quanto ao uso da tecnologia, pois existe um medo de que um software tire postos de trabalho.

Neste artigo vamos falar sobre as ferramentas que os analistas de qualidade precisam ter para facilitar sua rotinas diárias de análises de inspeções de produtos e assim ganhar agilidade e segurança em seus processos de trabalho e mais tempo para análises críticas.

1.Planos de inspeção online

O plano de inspeção determina o que, como e quando os produtos precisam ser inspecionados, ele é o guia que o inspetor utiliza para fazer suas inspeções e garantir que nenhuma etapa seja esquecida, Está é uma informação que precisa estar em uma base de dados centralizada e disponível para que as pessoas acessem de forma rápida e fácil, por isso uma ferramenta que permite criar e gerenciar estes documentos facilita muito o trabalho da qualidade, pois também é necessário controlar as revisões de versão, aprovação, eu uma divergência nesses dados pode gerar uma não conformidade na auditoria.

2.Ficha de verificação/inspeção eletrônica

Os dados que são  identificados na inspeção dos produtos precisam ser registrados para criar um histórico e também para depois gerar os laudos que são enviado ao cliente final (nos casos de inspeção em produto acado). Um ferramenta que permite fazer estes apontamentos de verificação de forma eletrônica reduz retrabalhos e evitar erros que podem ocorrem quando você passa a informação de um lugar para o outro.

3.Laudos de inspeção automático

Como citei anteriormente, as informações das inspeção precisam ser transferidas para o laudo para ser enviado junto com a nota fiscal para o cliente. Essa transferência de informações além de tomar tempo pois precisa de uma pessoa para digitar esses dados, demanda muitas planilhas para controlar os lotes e inspeções, mais as planilhas de geração de laudo. Uma ferramenta que centralize todos esses dados permite que o laudo seja gerado automaticamente após um apontamento de inspeção, reduzido drasticamente o tempo necessário para fazer este documento.

4. Fluxo de gerenciamento de documento

A áreas da qualidade é uma das que tem uma maior quantidade de documentos circulando, são diversos documentos, versões, revisões aprovação que muitas vezes envolvem pessoas de outras áreas, e que devem seguir uma sequencia de elaboração que não pode falhar. É ai que o pessoal perde o sono dias antes da auditoria, conferindo e acertando dados que passaram batido para evitar uma não conformidade durante a auditoria. Um sistema que controle todo este fluxo além de facilitar este processo de controle de emissão e atualização de documentos dá a segurança de que tudo está conforme o procedimento pede.

Eai, o que achou destas ferramentas? Tem mais alguma para incluir nessa lista? Deixe aqui seus comentários.

newsletter qs

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e que de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado,...
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...
Posted by qsconsultoria | 02/07/2018
Conectividade, digitalização e indústria 4.0 são os termos do ano 2018 para as indústrias, ou seja, o foco agora é automatização da produção. Uma pesquisa publicada pela Automotive Business sobre...