ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

POR QUE O APONTAMENTO DE PRODUÇÃO É TÃO IMPORTANTE PARA GESTÃO DA FABRICA

Importância do Apontamento de produção

O apontamento de produção é umas das atividades fundamentais para que se tenha uma boa gestão de produção e as tecnologias disponíveis atualmente já facilitam muito este processo que não precisa mais ser feito manualmente. Mesmo assim, frequentemente nos deparamos com indústrias que ainda enfrentam muita dificuldade em implantar o procedimento de apontamento de produção no chão de fábrica, incluindo aquelas que já possuem um sistema informatizado para fazer os apontamentos. Será que está claro para todos os colaboradores, do chão de fábrica até a gestão da empresa, a importância do apontamento de produção para toda a gestão de produção? Por que é tão difícil para algumas empresas implantar este procedimento? É sobre isso que vamos falar neste post.

+Veja mais: Como implantar apontamento de Produção na sua fábrica

Qual é a importância do apontamento de produção?

O apontamento de produção de produção é o coração da gestão industrial. Os dados gerados pelo apontamento de produção se torna informação para diversos outros processos como: planejamento e controle da produção, gestão de estoque, rastreabilidade, gestão de custos. Veja como a falta do apontamento de produção interfere em outros processos:

1.Acompanhamento da Produção

O apontamento de produção é a informação básica necessária para que se consiga fazer um acompanhamento da produção: Em que operação se encontra determinado item? Como está o pedido de venda do cliente? Além disso é possível acompanhar o que foi planejado e o que está sendo realizado.

2.Análise de Produtividade

Através do apontamento é possível saber quantas paradas de máquina aconteceram no mês, os motivos das paradas e fazer análises para aumentar a produtividade. É também através dos apontamentos que sabe-se  o que cada funcionário produziu, total de unidades produzidas, a eficiência de produção para entender melhor a produtividade da empresa e melhorá-la.

3.Controle de Estoque

Ao integrar os apontamentos de produção através de um sistema de gestão integrado, toda vez que um apontamento de produção é realizado o estoque de componentes e matéria-prima é baixado automaticamente. Isso garante que os saldos de estoque estejam sempre atualizados e esta informação impacta diretamente no planejamento de materiais, por isso quando ela chega tarde demais ou não chega para o planejamento, o resultado será excesso de estoque ou falta de material para a produção.

4.Gestão de Custos

Através dos apontamentos de produção é que é realizada a apuração dos custos reais de fabricação de cada produto, com  base nos materiais consumidos e operações realizadas e apontadas em cada ordem de fabricação. Quando o apontamento não é realizado não é possível fazer esta apuração de custos de forma confiável.

5. Rastreabilidade

Quando uma ordem de fabricação é aberta os lotes de materiais ficam reservados para aquela ordem de fabricação até que ela seja apontada e finalizada. Desta forma é possível saber exatamente quais materiais foram utilizados para a produção de cada item, se o apontamento não é feito corretamente, perde-se a rastreabilidade dos produtos. O que pode ser muito prejudicial para algumas indústria, como a automotiva.

+Veja mais: Como o ERP facilita o apontamento de Produção

Por que é tão difícil implantar apontamento de produção?

Muitas empresas começam pequenas e neste início com poucos recursos,  níveis de produção mais baixos, poucas exigências dos clientes, alguns procedimento de controle acabam não sendo implantados, e assim cria-se na empresa uma cultura em que os operadores só precisam  produzir, sem precisar se preocupar em registrar nada, quando alguém quiser saber alguma informação da produção é só ir até a máquina e perguntar para ele que sabe tudo de cabeça.  Com o tempo a empresa vai crescendo, e alguns controles que não eram tão importantes assim passam a ser fundamentais para que se consiga fazer uma gestão da produção eficiente, o problema é que agora a empresa já tem uma cultura enraizada, funcionários antigos que trabalham do mesmo jeito há anos.

Implantar o apontamento de produção no chão de fábrica é um processo que exige muita dedicação da gestão e conscientização dos colaboradores sobre a importância deste processo. Antes mesmo de pensar em investir em ferramentas para automatizar os processos é preciso investir em mudança de cultura!

QSMobile_Apontamento de Produção

Apontamento de Produção via aplicativo móvel do Q4-ERP

 

O que você está esperando para comerçar o projeto de automatização dos apontamentos do produção na sua fábrica?

Se você já percebeu a importância e o valor que a automatização do apontamento de produção pode trazer para a sua indústria, nós estamos aqui para te ajudar a por isso em prática e começar a reduzir os custos de produção e melhorar o desempenho do seu chão de fábrica com mais informação.

Solicite uma demonstração personalizada, e um dos nossos consultores irá te mostrar como colocar este projeto em prática na sua empresa e ainda reduzir custos.

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 21/05/2018
Gerar e enviar certificado de qualidade para o cliente é uma exigência para alguns segmentos industriais, entre eles o automotivo. Porém este processo, quando feito de forma manual, pode tomar muito...
Posted by qsconsultoria | 07/05/2018
Os benefícios de um sistema de gestão ERP podem ser percebidos por diversas áreas dentro de uma indústria de maneiras diferentes, mas os benefícios que são comuns a todas elas...
Posted by qsconsultoria | 07/05/2018
Para ter um produto bem fabricado, assim como informações para conseguir fazer uma boa gestão industrial é imprescindível investir na configuração da estrutura de produto. Ter esta informação documentada e...