ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Como controlar as notas fiscais de operação triangular de industrialização

Posted by QS Consultoria | 23/04/2018 | BLOG, LEGISLAÇÃO

As operações de industrialização externa são bastante comuns, assim como é muito comum a dificuldade de controlar as notas fiscais desse processo e também dos saldos de estoque físico e fiscal. Quando a operação é triangular fica um pouco mais complicado fazer este controle, principalmente se ele for manual. Por isso vamos falar aqui como o Q4-ERP pode te ajudar a garantir a confiabilidade da operação triangular na sua empresa.

+LEIA MAIS: 6 controles que você deve fazer se envia remessa para industrialização

O que é operação triangular?

A operação triangular acontece quando um estabelecimento adquire insumos de um determinado fornecedor e, antes mesmo de recebê-la, promove a remessa para industrialização em estabelecimento da mesma empresa ou de terceiros (estabelecimento executor da encomenda) para que este promova a industrialização, razão pela qual a saída promovida pelo fornecedor será feita por conta e ordem do adquirente originário (encomendante). Esta operação envolve três estabelecimentos: Fornecedor,  Estabelecimento encomendante e Estabelecimento Industrializador (Base Legal: Artigo 406 do RICMS/2000-SP e; Artigo 493 do RIPI/2010).

Quais são os riscos nesse processo?

Um dos principais riscos neste processo é a divergência entre o estoque físico e o fiscal, que pode gerar multas para a empresa por quebra ou sobra de estoque. Anualmente, no dia 31 de dezembro as empresas devem enviar ao Fisco o saldo de estoque. Este saldo é aquele que você extrai do seu sistema de gestão, ou da ferramenta utilizada para controle dos estoque. Já o estoque fiscal (ou estoque contábil) o Fisco já tem acesso quando você envia os SPED mensalmente, e este depende da escrituração das notas fiscais e alguns parâmetros que podem interferir neste saldo como: cadastros duplicados, conversão de unidade de medida, CFOP etc. Quando a operação triangular é controlada de forma manual o risco de haver divergência entre o estoque físico e o fiscal aumenta em função dos vínculos que são necessário manter entre as notas fiscais.

Como o Q4-ERP Industrial te ajuda a controlar as notas da operação triangular

O Q4-ERP faz o controle das notas de operação triangular independente de a sua empresa ser o fornecedor, encomendante ou industrializador, pois este controle é automático baseado em parametrizações de acordo com a sua regra de negócio.

O vínculo das notas fiscais

Ao realizar a emissão e o recebimento de nota fiscal, o software faz automaticamente o vínculo entre estas notas fiscais de acordo com a parametrização de natureza de operação e CFOP.

O controle de estoque

As mesma ação de emissão e recebimento de nota fiscal também faz a atualização dos saldos de estoque, e evita divergências entre os saldos de estoque físico e fiscal.

A rastreabilidade

O vínculo automático entre notas, assim como as baixas de estoque por lote garante a rastreabilidade dos itens.

+LEIA MAIS: Pedido de prorrogação do ICMS eletrônico


Como você faz o controle das notas fiscais de operação triangular na sua empresa? Precisa de ajuda para simplificar este controle? Nós podemos te ajudar, solicite o contato de um dos consultores para saber mais como controlar as notas fiscais de operação triangular no Q4-ERP.

Demo_relatório suspensão ICMS

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e que de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado,...
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...
Posted by qsconsultoria | 02/07/2018
Conectividade, digitalização e indústria 4.0 são os termos do ano 2018 para as indústrias, ou seja, o foco agora é automatização da produção. Uma pesquisa publicada pela Automotive Business sobre...