ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Os tipos de apontamento de produção para automatização da produção

Posted by QS Consultoria | 02/07/2018 | BLOG, GESTÃO INDUSTRIAL

Conectividade, digitalização e indústria 4.0 são os termos do ano 2018 para as indústrias, ou seja, o foco agora é automatização da produção. Uma pesquisa publicada pela Automotive Business sobre Cenários para a Indústria automobilística em 2018   indicou que as três principais medidas para retomada da indústria em 2018 são: aumento da produtividade, renovação do portfólio de produtos e revisão dos processos, o que revela uma mudança de prioridades quanto a 2017 quando exportação, redução do overhead e ajuste da capacidade eram os tópicos-chave.

Quando falamos de automatização da produção, digitalização e conectividade, o que vem a mente inicialmente são grandes projetos de automação de máquina com robôs atuando em quase toda a produção, e pode parecer um cenário ainda um pouco distante para a realidade da pequena e média indústria brasileira. Porém automação da produção envolve diversas outras possibilidades.

Neste post vamos falar de apenas uma delas, a automação dos apontamentos de produção. Já falamos de apontamentos de produção em outros posts aqui, por isso neste post vamos focar nos diferentes tipos de apontamento de produção que você pode utilizar na sua fábrica.

+LEIA MAIS SOBRE APONTAMENTO DE PRODUÇÃO:

A importância do apontamento de produção
Como implantar apontamento de produção na sua fábrica
Como um ERP facilita o apontamento de produção
Benefícios do apontamento de produção em tempo real
Quanto custa o apontamento de produção manual para sua indústria

A automatização dos apontamentos de produção substituem os apontamentos de produção em papel pela coleta de dados online no chão de fábrica. Porém o nível de automatização pode variar de acordo com o tipo de produção e perfil das máquinas em cada fábrica.

Os tipos de apontamento de produção para automatização da produção

QSMobile_Apontamento de Produção

Apontamento via dispositivo móvel

O apontamento via dispositivo móvel é o primeiro nível de automatização. O dispositivo, que pode ser um tablet ou smartphone, substitui os papéis no chão de fábrica e os apontamentos realizados são enviados automaticamente em tempo real para o sistema de gestão ERP. Esta opção ainda exige que os operadores realizem os apontamentos de produção, de parada, de refugo etc, porém elimina o retrabalho de anotar em papel e depois transferir para o sistema, reduz o tempo gasto com apontamentos e

Apontamento via Coletor de Dados Integrado a Máquina

Automação da Produção _Coletor de Apontamentos

O apontamento via dispositivo coletor de dados integrado a máquina é um nível mais avançado de automatização, porém seu funcionamento depende do tipo de sinal emitido pela máquina para a captação automática dos dados, por isso não se aplica a todos os tipos de produção. Os coletores se conectam aos sinais elétricos das máquinas durante a operação e captam, em tempo real, a informação sobre a utilização das máquinas de produção. Estas informações são enviadas  através de conexão sem fio (wireless) a um sistema de gestão ERP.


O que você está esperando para começar a automatizar os apontamentos de produção na sua indústria? Nós podemos te ajudar com uma solução customizada de acordo com as necessidades da sua empresa.

cta_fale_consultor

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Blog Comments

Boa tarde,
Preciso contato para obtenção de proposta comercial

Olá Edson, entraremos em contato com você através do seu email. Obrigada.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e que de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado,...
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...
Posted by qsconsultoria | 18/06/2018
Já falamos aqui sobre remessa para industrialização e os controles necessário neste processo, se você não viu ainda, clique aqui para ler este post. Agora quero falar especificamente de um destes controles, o controle...