ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Por que utilizar um software para gestão da manutenção industrial na sua empresa?

Um software para gestão da manutenção industrial é uma ferramenta que ajuda a equipe de manutenção a planejar e controlar as atividades da manutenção e vida útil de cada ativo da empresa, fornecendo dados em tempo real sobre cada máquina, paradas de máquinas, e solicitações de manutenção etc.

Este conceito de software para gestão da manutenção foi introduzido na década de 70, e antes era utilizado apenas em grandes empresas. Atualmente, pequenas e médias empresas podem também se beneficiar dessa tecnologia, pois já existem no mercado soluções que cabem no bolso das indústrias de menor porte.

Em geral, um software de gestão da manutenção é importante em qualquer empresa que precise gerenciar de forma eficiente o fluxo de trabalho da manutenção, o tempo de vida útil das máquinas e equipamentos e monitorar os custos da operação de manutenção. Neste post, você vai entender a importância de utilizar um software para gestão da manutenção industrial na sua fábrica e todos os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa (e o seu bolso).

Por que utilizar um software para gestão da manutenção industrial?

 

1.Para documentar os planos de manutenção de cada ativo

Um software para gestão da manutenção permite que você crie uma documentação online e centralizada de todos os roteiros da manutenção de cada ativo da empresa,  com descrição das atividades e frequência de manutenções preventivas e planos de inspeções. Dessa forma, todos os envolvidos sabem onde encontrar a informação e o como fazer a manutenção.

2.Para planejar a manutenção preventiva

Com planos de manutenção definidos no software, que irão determinar quando cada ativo deve passar por uma manutenção preventiva de acordo com a quantidade de peças produzidas ou horas de produção, você pode criar um planejamento de paradas de máquinas programadas para manutenção preventiva. Isso aumenta o tempo de vida útil dos ativos e reduz as paradas inesperadas que geram ineficiências.

3.Para gerar e priorizar ordens de trabalho

Através do software você pode gerar rapidamente as ordens de trabalho que devem ser executadas pelo time de manutenção, com base no planejamento. Com as ordens cada técnico sabe exatamente quais são suas atividades, e o supervisor pode fazer o acompanhamento da execução dessas ordens

4.Para controlar as atividade dos técnicos

A emissão de ordens de trabalho (ordens de serviço de manutenção) eletrônicas permitem que você faça o acompanhamento da execução das manutenções em tempo real, com base nos apontamentos dos serviços realizados por cada técnico. Essa mesma informação também atualiza os estoques e o custo da manutenção automaticamente em um software integrado.

5.Para ter o histórico de toda manutenção realizada e vida útil de cada ativo

Um software de gestão da manutenção irá registrar o planejamento e a execução e como resultado você terá todo o histórico da manutenção disponível para consulta, sem necessidade de gastar tempo coletando informações para gerar relatórios. Quando chega o momento de uma auditoria, está tudo pronto. Além disso a qualquer momento você pode consultar a vida útil de um ativo, quando é a próxima manutenção preventiva ou quais manutenções foram realizadas.

6. Para ter um controle efetivo dos recursos de mão de obra

A mão de obra é um custo que não pode ser esquecido quando falamos de manutenção. Por isso é fundamental controlar a utilização de cada recursos. Um software de gestão da manutenção industrial permite saber exatamente as horas trabalhadas de cada recurso, e também planejar quem irá trabalhar em cada manutenção de forma mais eficiente.

7.Para ter um controle de inventário de peças para manutenção

Os materiais utilizados na manutenção são a outra parte do custo da manutenção. Com um software de gestão da manutenção você pode controlar exatamente as peças utilizadas, e principalmente, controlar o estoque de peças críticas para que não ficar com máquina parada por muito tempo por falta de peças. Este é inclusive, uma das exigências da norma ISO.

8.Para saber o custo real da manutenção

Com as informações reais de ordens de trabalho, materiais utilizados e mão de obra aplicada você consegue saber o custo real da manutenção. Este é um resultado que um software gera, por isso novamente você não precisa gastar tempo coletando e compilando dados para chegar nesses número.

9.Para ter indicadores de desempenho da manutenção

O mesmo é válido para os indicadores, eles podem ser gerados em tempo real. Você pode ter os principais indicadores da manutenção como Disponibilidade, MTBF e MTTR, em paineis pela fábrica.

10.Para integrar os dados com o PCP

E por fim, mas não menos importante, ao utilizar um software para gestão da manutenção industrial na sua fábrica você pode integrar as informação do chão de fábrica com a manutenção. Essa integração permite saber por exemplo quando é hora de fazer uma manutenção preventiva com base nos apontamentos de produção realizados pelos operadores de PCP. Assim como você pode agendar uma manutenção preventiva e a equipe de planejamento da produção ter ciência dessa informação quando for fazer o planejamento.

Resumindo,  um software de gestão da manutenção industrial gera integração das informações e consequentemente pode aumentar a produtividade e disponibilidade dos ativos e reduzir custos. Precisa de mais motivos para implantar um software para gestão da manutenção na sua indústria?


qsmobile_manutenção_apontamento parada de máquina2

O que você está esperando para começar a utilizar um software para gestão da manutenção na sua indústria? Nós podemos te ajudar!

O Q4-ERP Industrial conta com uma solução completa para a gestão da manutenção industrial. Solicite uma apresentação personalizada clicando aqui. Um dos nossos consultores irá entrar em contato com você para agendar,

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e que de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado,...
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...
Posted by qsconsultoria | 02/07/2018
Conectividade, digitalização e indústria 4.0 são os termos do ano 2018 para as indústrias, ou seja, o foco agora é automatização da produção. Uma pesquisa publicada pela Automotive Business sobre...