ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Por que utilizar um software para gestão da manutenção industrial na sua empresa?

software para gestão da manutenção

Um software para gestão da manutenção industrial é uma ferramenta de auxilio para a equipe de manutenção. Que ajuda a planejar e controlar as atividades da manutenção e vida útil de cada ativo da empresa. Este conceito foi introduzido na década de 70, a principio utilizado apenas em grandes empresas mas atualmente se faz necessário também para as pequenas e médias indústrias.

Todo o tipo de indústria pode se beneficiar dessa tecnologia, pois já existem no mercado soluções que cabem no bolso. E de modo geral, um software de gestão da manutenção é importante para gerenciar de forma eficiente o fluxo da manutenção, o tempo de vida útil das máquinas e dos equipamentos, além de monitorar os custos das operações.

Neste post você vai entender a importância de utilizar um software para gestão da manutenção industrial na sua fábrica e todos os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa.

manutenção industrial

Por que utilizar um software para gestão da manutenção?

1. Para documentar os planos de manutenção de cada ativo

Com um software para gestão da manutenção, é possivel criar uma documentação online e centralizadas de todos os roteiros da manutenção de cada ativo da empresa. Contento descrição das atividades, frequências das manutenções preventivas e planos de inspeção. Dessa forma, todos os envolvidos sabem onde encontrar a informações e como realizar a manutenção.

+LEIA MAIS:  11 recursos essenciais do Q4-ERP para a Gestão da Manutenção

2. Para planejar a manutenção preventiva

Definindo os planos de manutenção em um software, é possivel determinar quando cada ativo deve passar por uma manutenção preventiva. De acordo com a quantidade de peças produzidas ou horas de produção você pode criar um planejamento de.paradas de máquinas programadas para a manutenção preventiva.

3. Para gerar e priorizar ordens de trabalho

É possivel gerar rapidamente as ordens de trabalho que devem ser executadas pelo time de.manutenção em um software, de acordo com o planejamento. De forma simples e fácil cada técnico sabe exatamente quais serão.suas atividades, e o supervisor pode fazer o acompanhamento da execução dessas ordens.

4. Para controlar as atividade dos técnicos

A emissão de ordens de trabalho (ou ordens de serviço de manutenção) eletrônico.possibilitam que seja feito o acompanhamento da execução das manutenções em tempo real. Com base nos apontamentos dos serviços realizados por cada técnico. Essa mesma informação também atualiza os estoque e o custo da manutenção automaticamente em um sistema integrado.

5. Para ter o histórico de toda manutenção realizada e vida útil de cada ativo

Um software de gestão da manutenção registra desde o planejamento até a execução das ordens. E como resultado fica disponível para consulta todo o histórico da manutenção, sem necessidade de perder.tempo coletando informações para gerar relatórios, e quando chega o momento de uma auditoria, está pronto. Além disso a qualquer momento você pode consultar a vida útil de um ativo, a data da próxima manutenção preventiva e quais manutenções já foram realizadas.

6. Para ter um controle efetivo dos recursos de mão de obra

Um custo que não deve ser esquecido quando se trata de manutenção é a mão de obra. É fundamental controlar a utilização de cada recurso e um software de gestão da manutenção industrial permite.saber exatamente as horas trabalhadas, e planejar quem irá trabalhar em cada manutenção de forma mais eficiente.

7. Para ter um controle de inventário de peças para manutenção

Os materiais utilizados na manutenção são a outra parte do custo da manutenção. Com um software de gestão da manutenção você pode controlar exatamente as peças utilizadas, e principalmente, controlar o estoque de peças críticas para que não ficar com máquina parada por muito tempo por falta de peças. Este é inclusive, uma das exigências da norma ISO.

8. Para saber o custo real da manutenção

Com as informações reais de ordens de trabalho, materiais utilizados e mão de obra aplicada você consegue saber o custo real da manutenção. Este é um resultado que um software gera, por isso novamente você não precisa gastar tempo coletando e compilando dados para chegar nesses número.

9. Para ter indicadores de desempenho da manutenção

O mesmo é válido para os indicadores, eles podem ser gerados em tempo real. Você pode ter os principais indicadores da manutenção como Disponibilidade, MTBF e MTTR, em painéis pela fábrica.

10. Para integrar os dados com o PCP

E por fim, mas não menos importante, ao utilizar um software para gestão da manutenção industrial na sua fábrica você pode integrar as informação do chão de fábrica com a manutenção. Essa integração permite saber por exemplo quando é hora de fazer uma manutenção preventiva com base nos apontamentos de produção realizados pelos operadores de PCP. Assim como você pode agendar uma manutenção preventiva e a equipe de planejamento da produção ter ciência dessa informação quando for fazer o planejamento.

Resumindo,  um software de gestão da manutenção industrial gera integração das informações e consequentemente pode aumentar a produtividade e disponibilidade dos ativos e reduzir custos. Precisa de mais motivos para implantar um software para gestão da manutenção na sua indústria?


qsmobile_manutenção_apontamento parada de máquina2

O que você está esperando para começar a utilizar um software para gestão da manutenção na sua indústria? 

O Q4-ERP Industrial conta com uma solução completa para a gestão da manutenção industrial. Solicite uma demonstração e nossa equipe entrará em contato.

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Blog Comments

Precisamos adquirir um software para manutenção

Bom dia Fabio, encaminhei um e-mail para você!

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 06/12/2019
Para ter um produto bem fabricado e possuir informações para garantir uma boa gestão industrial é essencial investir na configuração da estrutura de produto. Essas informações documentas e de fácil...
planejar gestão da manutenção industrial
Posted by qsconsultoria | 27/11/2019
Uma boa gestão da manutenção industrial é essencial para o desempenho de um negócio. Através da manutenção, é possível manter o pleno funcionamento do chão de fábrica, assim evitando perdas...
processos que impactam a rastreabilidade de produto
Posted by qsconsultoria | 21/11/2019
Imagine que você comprou um carro novo e algum tempo depois recebe uma notificação de recall informando que foi identificado um problema que pode impactar na segurança do seu veículo....