ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Programação de Entrega: você sabe os riscos de NÃO receber via EDI?

Posted by QS Consultoria | 09/01/2018 | BLOG

A programação de entrega é o detalhamento de necessidades (prazos e quantidade de material) que o cliente envia semanalmente ou diariamente para seus fornecedores após estabelecer um contrato de fornecimento. Esta é uma prática adotada principalmente pelas indústrias do setor automotivo: montadoras, sistemistas e sub-fornecedores, que também é conhecida como Pedido Aberto, ou seja, define-se um contrato de fornecimento com uma previsão de quantidade que serão compradas dentro de um período, mas as quantidade exatas que deverão ser enviadas em cada entrega é informada através da programação de entrega.

Para as montadoras esta prática otimiza o processo logístico pois muitos dos materiais chegam no momento exato de entrar na linha de produção, portanto reduz-se os custos com armazenamento, o processamento dos pedidos de compra é muito mais rápido pois é enviado de forma eletrônica para todos os fornecedores, e havendo mudanças no planejamento de produção a montadora pode adequar a sua programação de entrega.

Porém nem todos os fornecedores recebem essa programação de forma eletrônica via EDI, ou seja, o mesmo arquivo que sai do sistema de gestão da montadora é recebido no sistema de gestão do fornecedor. Muitas empresas recebem arquivos em PDF ou Excel e possuem diversas pessoas que fazem a digitação dessa programação no sistema de gestão da empresa para dar início ao processo de produção e faturamento. Este processo, quando realizado de forma manual, gera alguns riscos para o negócio e é sobre isso que vamos falar aqui.

+LEIA MAIS: O que é EDI?

1.Falha no planejamento da produção

Um simples erro de digitação da programação de entrega recebida do cliente pode gerar um erro no planejamento da produção causando compra de matéria-prima errada e produção em excesso ou a menos de um item do cliente. O que leva ao segundo grande risco que a sua empresa está correndo ao não utilizar o recebimento eletrônico da programação de entrega via EDI.

2.Atraso na entrega para o cliente

Quando um fornecedor por algum motivo não cumpre as entregas de acordo com a programação recebida da montadora, ele pode receber um demérito e ter que arcar com os custos dessa falha, se o erro causar uma parada na linha de produção da montadora os custos são ainda maiores. Além dos prejuízos financeiros imediatos, erros ou atrasos na programação de entrega interferem negativamente na sua pontuação no ranking de fornecedores, o que pode fazer com que a montadores reduza a porcentagem de item que ela compra de você, e passar a comprar mais do seu concorrente, ou até pior, você pode perder o contrato de fornecimento por ter uma pontuação muito baixa no ranking. Por isso, ter um processo confiável de recebimento dessa programação é fundamental quando se pretende fechar um contrato de fornecimento com uma montadora.

3.Falta de histórico de modificações na programação

As mudanças no planejamento da produção acontecem de acordo com as flutuações de demanda, por isso é muito comum ocorrerem mudanças diárias na programação que a montadora envia para seus fornecedores. Isso dificulta um pouco o dia a dia dos programadores de produção, que precisa revisar todo o seu planejamento para atender a nova demanda. Em alguns casos essas mudanças de última hora podem ser difíceis de atender, portanto se você consegue ter um histórico de toda a programação que a montadora enviou, e tudo que foi modificado de um programa para o outro você tem mais poder de negociação em casos em que você não conseguirá atender determinado programa. Sem este histórico, você não pode justificar um não atendimento ou renegociar aquela modificação e ainda pode ter que arcar com os custos de não entregar de acordo com o solicitado.

E então, você acha que vale a pena correr estes riscos e continuar recebendo e digitando a programação de entrega do seu cliente de forma manual? Se você percebeu que os riscos são altos demais e não vale a pena assumi-los nós podemos te ajudar com a implantação do EDI para receber a programação de entrega dos seus clientes.

Se quiser ver o EDI funcionando na prática no Q4-ERP, solicite uma demonstração personalizada com um de nossos consultores.

cta_demoq4erp

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 23/04/2018
As operações de industrialização externa são bastante comuns, assim como é muito comum a dificuldade de controlar as notas fiscais desse processo e também dos saldos de estoque físico e...
Posted by thabatadevecchi | 09/04/2018
Todo mundo já ouviu alguma história sobre projetos de implantação de sistema de gestão ERP. Algumas de sucesso, outras nem tanto e outras, que parecem até história de terror. Por...
Posted by qsconsultoria | 26/03/2018
Um software para gestão da manutenção industrial é uma ferramenta que ajuda a equipe de manutenção a planejar e controlar as atividades da manutenção e vida útil de cada ativo...