Rastreabilidade de processo e o recall na indústria automotiva

rastreabilidade e recall na indústria automotiva

Se você atua na indústria automotiva, já deve estar familiarizado com o termo “recall”. Ele é utilizado quando a montadora identifica um problema relativo a segurança do produto, e por isso solicita aos donos de veículos fabricados em um determinado período, que os levem até a concessionária para troca da peça com defeito.

O recall é um dos casos mais graves de problema de qualidade. Uma vez que o produto passou por todos os testes de qualidade, e mesmo assim, não foi identificado o problema. Mas no dia a dia das indústria, outros problemas de qualidade acontecem em menor escala, no entanto, que também devem ser investigados e tratados corretamente. E neste ponto o recall está ligado a rastreabilidade de produtos.

Ao identificar um problema em algum lote, seu cliente certamente informará a sua empresa para que você identifique a origem do problema. E para isso, é preciso partir da Nota Fiscal de saída daquele produto e fazer o caminho inverso da produção, ou seja, identificar a ordem de fabricação que foi utilizada para produzir o item, em qual versão do processo de produção a ordem estava ativa, as máquinas utilizadas, os operadores que realizaram o trabalho e por fim, quais lotes de componentes e matérias-primas foram utilizados para produzir o seu lote de produto acabado.

Todas essas informações podem te levar até a origem do problema de qualidade. Este que pode ser um defeito em apenas um lote de matéria-prima de um fornecedor, como também uma falha no próprio processo de fabricação que deve ser revisado pela engenharia.

Aqui a questão é como chegar na causa raiz do problema para cobrar uma solução e cada parte assumir a sua responsabilidade pelo defeito? A resposta é a garantia de um processo de rastreabilidade completo e confiável.

Como garantir a rastreabilidade de processo na minha indústria?

1. Integração

O primeiro passo para que se tenha um sistema de rastreabilidade confiável é a integração dos processos. Como já falamos em outros post, caso o recebimento for separado do controle de estoque, por exemplo, o controle de de lotes pode falhar logo na entrada dos materiais na empresa. Por isso, para evitar um processo de recall, é importante integrar o recebimento de matéria-prima com o controle de estoque, produção e o faturamento.

2. Automatização

A automatização de algumas atividades reduz os riscos de erros humanos, além de agilizar os processos de trabalho. A geração de números de lotes é uma atividade que pode ser automatizada, assim como a emissão de etiquetas para identificação destes lotes.

3. Capacitação

Por mais eficientes parecem os processos de automatização, as indústrias ainda se deparam com atividades que precisam ser executado por pessoas. Portanto, a sua rastreabilidade também depende das pessoas que estão trabalhando na sua empresa. Um sistema pode garantir a integração e automatização, mas não pode garantir, por exemplo, que a pessoa separe corretamente os materiais considerando o que está mostrando na etiqueta.

+VEJA MAIS: 5 ações que sabotam a sua rastreabilidade

Para ter um processo de rastreabilidade confiável e conseguir minimizar os problemas de qualidade, ou pelo menos, conseguir chegar mais rápido na origem do problema em caso de recall, para que cada parte assuma a sua responsabilidade, é fundamental que estes três pilares estejam alinhados.

Você tem passado por muitos processos de recall e tem tido dificuldade em garantir a rastreabilidade dos seus produtos? O Q4-ERP indústria pode te ajudar. Se quiser saber mais, solicite uma apresentação e saiba como garantir a rastreabilidade de forma segua, simples e confiável.

Demo_Rastreabilidade por Nota Fiscal

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