ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

11 RECURSOS ESSENCIAIS DO Q4-ERP PARA GESTÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

O que custa mais para a sua empresa, investir em recursos para fazer uma boa gestão da manutenção das máquinas e equipamentos da sua fábrica, ou arcar com os riscos e custos de uma paralisação na linha de produção do seu cliente por que uma máquina sua quebrou, você não tem a peça disponível para consertar então vai atrasar a entrega?

Com a cadeia produtiva cada vez mais integrada, os contratos de fornecimento estão ficando cada vez mais rígidos com relação a pontualidade de entregas e consequentemente, as penalizações por atrasos estão cada vez mais caras. Pensando nisso, a QS investiu no desenvolvimento de recursos para a Gestão da Manutenção de Máquinas e Equipamentos totalmente integrada ao PCP, e outros recursos do Q4-ERP. Veja aqui os principais recursos disponíveis e como eles podem te ajudar no dia a dia, desde o planejamento da manutenção até as análises de custos da manutenção e gestão dos planos de ação.

1.Planos de Manutenção

Você pode criar uma documentação online e centralizada de todos os roteiros da manutenção com descrição das atividades e frequência de manutenções preventivas ou rotineiras por máquina/equipamento. Assim, está informação fica documentada, centralizada e disponível para quem precisar.

2. Planejamento das ordens de manutenção

Baseado nos planos de manutenção, você pode gerar automaticamente as ordens de manutenção planejadas que devem ser executadas pelos técnicos. Com apenas um clique você pode confirmar a emissão destas ordens que irão para a Agenda da Manutenção.

qsmobile_manutenção_apontamento parada de máquina2 3. Controle e apontamento das ordens de manutenção

Através dos apontamentos das ordens de manutenção você pode controlar os serviços pendentes, em execução e finalizados, os serviços executadas por cada técnico e também os custos da manutenção.

4. Agenda da manutenção

A agenda da manutenção exibe todas as ordens de manutenção agendadas e te fornece uma visão integrada da manutenção. Além disso, também facilita a comunicação entre manutenção e PCP, pois os planejadores podem consultar as paradas de máquina programadas e reorganizar o planejamento da produção.

5. Controle e apontamento da manutenção rotineira

Você também pode controlar aquelas manutenções rotineiras que os operadores devem fazer no dia a dia para manter o bom funcionamento da máquina, pode decidir se quer que eles registrem ou não estas manutenções para que você tenha mais controle e garante de que esta atividade está sendo realizada.

6. Créditos de uso das máquinas e equipamentos

Através do monitor de créditos de uso, você pode acompanhar quais máquinas estão perto de passar por uma nova manutenção de acordo com a quantidade de peças produzidas ou horas de produção utilizadas de crédito.

7. Solicitação de manutenção corretiva

Com a integração entre PCP e Manutenção, os próprios operadores podem notificar uma parada de máquina e solicitar uma manutenção corretiva via sistema, sem deixar seu posto de trabalho. O técnico recebe esta notificação no seu celular e já pode iniciar o atendimento da solicitação.

8. Gerenciamento de plano de ação

As manutenções corretivas e suas causas raiz podem ser registradas para que você faça o gerenciamento de uma plano de ação para trabalhar na redução de paradas inesperadas de máquinas.

9. Estrutura e controle de peças críticas

Para atender um dos requisitos da ISO você pode definir a lista de peças críticas para cada máquina e fazer o controle do estoque destas peças, já integrado com Controle de Estoque e Compras.

10. Histórico da Manutenção

Você pode ter todo o histórico das suas máquinas e equipamentos para análises e auditorias com registros de todas as manutenções, horas de produção, peças críticas e planos de ação.

11. Indicadores de Desempenho

Você pode ter os principais indicadores da manutenção – Disponibilidade, MTBF e MTTR – em relatórios ou em um dashboard sendo atualizado em tempo real pelos apontamentos.


Quer ver tudo isso na prática? Assista a gravação do Webinar mostrando todos estes recursos.

cta_webinar_gestao_manutenção

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

agilizar faturamento
Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado, você...
fatores de sucesso em uma implantação de erp
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...
Posted by qsconsultoria | 02/07/2018
Conectividade, digitalização e indústria 4.0 são os termos do ano 2018 para as indústrias, ou seja, o foco agora é automatização da produção. Uma pesquisa publicada pela Automotive Business sobre...