3 erros na hora de escolher um sistema ERP para indústria

erp para indústria

No passado, as implantações de sistema ERP ganharam a má fama de trazer mais problemas do que soluções para as empresas. O motivo dessa fama se deu por não levarem em consideração os principais fatores críticos para este tipo de projeto: os requisitos do negócio, os processos de trabalho e as pessoas que utilizarão o software.

Para te ajudar a ficar atento a erros comuns na hora de escolher o seu software, neste artigo falaremos sobre os 3 erros mais comuns cometidos por gestores na hora de escolher o ERP para indústria.

ebook-erp-para-industria

3 erros na hora de escolher o ERP para indústria

1. Não ter clareza dos requisitos do SEU negócio

Existem centenas de sistemas de gestão ERP disponíveis no mercado hoje. Alguns destes realmente muito bons e outros apenas com um marketing muito bom. O fato é, todos são bons em alguma coisa, por isso, simplesmente ver um anúncio e achar que aquela solução é boa para o seu negócio é um grande erro. Para tomar uma decisão assertiva, o primeiro passo é documentar quais são os principais requisitos para o seu negócio, aqueles diretamente relacionadas à sua vantagem competitiva.

No caso das indústrias de manufatura, por exemplo, os requisitos mais importantes são aqueles que otimizam e garantem a confiabilidade dos processos de planejamento e controle de produção, para melhorar a gestão do chão de fábrica. Dessa forma, um software que possua gráficos coloridos, permite arrastar e ajustar as colunas e mudar a cor do botão é muito bacana, mas se não for bom em controle de produção, não será o sistema ERP ideal para a sua indústria.

2. Não avaliar a aderência do software aos processos na prática

Durante a apresentação do sistema, quando o consultor utiliza dados e processos fictícios é uma coisa, mas quando chega no dia a dia da empresa a realidade é outra. Existem casos que a empresa precisa mesmo se adaptar a forma de trabalho do software, afinal de contas, se você está buscando melhorar seus processos e resultados é necessário mudar a forma as coisas são feitas. Mas em outros casos, você precisa encontrar um sistema que se adapte aos seus processos de trabalho. Por isso, já falamos que é fundamental ter clareza dos requisitos do seu negócio, você não quer perder tempo testando recursos que não tem relação direta com estes requisitos.

3. Não envolver as pessoas na avaliação da ferramenta

A decisão de implantar ou trocar seu antigo sistema de gestão ERP é uma decisão estratégica, e de fato, o comprador é sim quem avalia a solução, e quem bate a martelo pela opção que cabe no bolso é a diretoria, mas envolver os usuários no processo de avaliação do software é muito importante.

As pessoas que utilizam o software com mais frequência e que estão diretamente envolvidas nas atividades do dia a dia, são as mais capazes de avaliar os recursos de um ERP. Quando elas não são consultadas e apenas se deparam com grandes mudanças em seus processos de trabalho, é possível haver grande resistência ao projeto, e devido ao desinteresse pela ferramenta, recursos importante podem acabar sendo deixados de lado, pois quem está avaliando não tem a vivência prática.

Conclusão

Antes de trocar o seu antigo ERP ou implantar pela primeira vez o software, certifique-se de entender os principais requisitos da empresa, os processos gargalos, a aderência da solução aos seus processos e principalmente, definir as pessoas que irão participar do processo de avaliação da ferramenta. É importante também, avaliar os fornecedores das soluções avaliadas, fizemos um post para te ajudar neste processo, clique aqui para ler.

CONTE COM A SOLUÇÃO DA QS PARA A SUA EMPRESA

Aqui na QS trabalhamos há mais de 25 com o desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão de ERP para indústria. Neste tempo, desenvolvemos uma metodologia que ajuda nossos clientes a identificarem os reais requisitos do seu negócio, a aderência do nosso software à empresa e o envolvimento das pessoas durante todo o processo. Conheça algumas histórias de sucesso.

 

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

reduzir os custos industriais
Posted by qsconsultoria | 12/01/2021
As informações sobre custos industriais da sua empresa são confiáveis? Confiar nas informações disponíveis na sua indústria é fundamental para cumprir o objetivo principal de qualquer negócio: reduzir os custos...
capacidade produtiva
Posted by qsconsultoria | 15/12/2020
Você sabe qual é a capacidade produtiva da sua indústria? Essa informação pode ser o que falta para a sua indústria aumentar a produtividade, reduzir os custos e melhorar o...
implantar apontamento de produção
Posted by qsconsultoria | 24/11/2020
O apontamento de produção indica em qual etapa do processo de produção determinado produto se encontra, mas além disso ele é crucial para uma boa gestão de estoque, gestão de...