ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

3 ERROS NA HORA DE ESCOLHER UM SISTEMA ERP PARA INDÚSTRIA

erp para indústria

Outro dia em uma conversa sobre sistema ERP eu ouvi a frase: “O E e o R e não sei o que significa não, mas o P eu sei que é problema”. As implantações de sistema ERP ganharam essa fama de trazer mais problema do que solução em função dos muitos projetos de implantação de ERP para indústria, que não levaram em consideração os principais fatores críticos para este tipo de projeto: os requisitos do negócio, os processos de trabalho e as pessoas que utilizam o software. Neste artigo vamos falar sobre os 3 erros que geralmente acontecem na hora de escolher um sistema erp para indústria.

+Veja mais: Como um ERP ajuda a reduzir custos industriais

1.Não ter clareza dos requisitos do SEU negócio

Existem centenas de sistemas ERP disponíveis no mercado hoje, alguns deles realmente muito bom, alguns com apenas um marketing muito bom. Mas cada um deles são bons em alguma coisa, por isso, simplesmente ver um anúncio e achar que aquela solução é boa para o seu negócio é uma grande erro. Para fazer uma decisão mais assertiva o primeiro passo é documentar quais são os principais requisitos para o seu negócio, aqueles que estão diretamente relacionados com a sua vantagem competitiva. No caso de indústrias de manufatura por exemplo, os requisitos mais importantes são aqueles que otimizam e garantem a confiabilidade dos processos de planejamento e controle de produção para melhorar a gestão do chão de fábrica. Ou seja, um software que possua gráficos coloridos e permite arrastar colunas ou mudar a cor do botão é muito bacana, mas se não for muito bom em controle da produção não será o software ideal para a sua empresa.

2.Não avaliar a aderência no software aos processos na prática

Na apresentação do sistema, quando o consultor utiliza dados e processos fictícios é uma coisa, quando chega no dia a dia da empresa a realidade é outra. Em alguns casos a empresa precisa mesmo se adaptar a forma de trabalho do software, afinal de contas se você está buscando melhorar os resultados é preciso mudar a forma como algumas coisas são feitas. Em outros casos, você precisa encontrar um software que se adapte ao seu processo de trabalho. Por isso, é fundamental primeiro ter clareza dos requisitos do seu negócio, você não quer perder tempo testando recursos que não tem relação direta com os estes requisitos.

3.Não envolver as pessoas na avaliação da ferramenta

A decisão de implantar ou trocar de sistema ERP é uma decisão estratégica, e quem bate o martelo e sim a diretoria, mas envolver os usuários no processo de avaliação do software é muito importante. Quem tem mais condição de avaliar os requisitos são as pessoas que estão diretamente envolvidas nas atividades do dia a dia e quando isso não acontece, além de gerar mais resistência ao projeto, recursos que são importantes para o negócio podem ser deixados de lado em função de outros, pois quem está avaliando não tem essa vivência prática.


Aqui na QS trabalhamos há mais de 20 anos com desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão de ERP para indústrias do setor automotivo. Nesse tempo desenvolvemos uma metodologia que ajuda os clientes a identificar os reais requisitos do seu negócio, a aderência do nosso software a sua empresa e o envolvimento das pessoas durante todos os processos. Conheça algumas histórias de sucesso clicando aqui.

cta_fale_consultor

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 06/12/2019
Para ter um produto bem fabricado e possuir informações para garantir uma boa gestão industrial é essencial investir na configuração da estrutura de produto. Essas informações documentas e de fácil...
planejar gestão da manutenção industrial
Posted by qsconsultoria | 27/11/2019
Uma boa gestão da manutenção industrial é essencial para o desempenho de um negócio. Através da manutenção, é possível manter o pleno funcionamento do chão de fábrica, assim evitando perdas...
processos que impactam a rastreabilidade de produto
Posted by qsconsultoria | 21/11/2019
Imagine que você comprou um carro novo e algum tempo depois recebe uma notificação de recall informando que foi identificado um problema que pode impactar na segurança do seu veículo....