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3 PROBLEMAS QUE ESTÃO AFETANDO SUA EFICIÊNCIA PRODUTIVA

Mesmo com todos os avanços da tecnologia, ainda vemos frequentemente indústrias de diferentes tamanhos enfrentando três problemas que afetam diretamente sua eficiência produtiva: gestão da informação, gestão de inventário, gestão de custos. A forma como os dados são coletados, analisados e interpretados pode ter um impacto significativo nas decisões estratégias tomadas e consequentemente na rentabilidade da empresa. Vamos falar um pouco mais de cada um destes 3 problemas que afetam a eficiência produtiva de uma indústria.

Gestão da Informação

Independente do tamanho, este é um problema que afeta quase todas as empresas. As empresas de médio e grande porte geralmente já possuem sistemas para coletar a grande quantidade de dados que são gerados diariamente, o problema é como tratam todos estes dados. Muitas vezes todos estes dados acabam não se tornando informações para suportar a tomada de decisão. Em empresas pequenas o problema costuma começar já em um passo anterior, a coleta de dados. Empresas pequenas são mais resistente ao uso de sistemas de gestão de informação, por que acham que não cabem no seu bolso ou que não precisam, então todo o processo de gestão da informação é manual, demorado e não confiável.

O mundo perfeito é que as informações se tornem uma forma de gerar receita para a empresa, mas na prática isso ainda está muito distante para a grande maioria das empresas. Mas um ponto de partida em direção a este mundo perfeito é a visibilidade dos processos, como você obtém estas informações na sua empresa hoje:

  • Como você visualiza os indicadores básico do negócio: fluxo de caixa, lucro, pontualidade de atendimento ao cliente?
  • Quais são as fontes destas informações? São confiáveis?
  • Você tome decisões estratégicas com base nestas informações?
  • Qual a velocidade que estas informações chegam ate você?
  • Que tipo de informação pessoas capazes de identificar oportunidades de melhoria tem acesso?

Gestão de Inventário

Excesso de estoque ou falta de estoque são problemas reflexos de um problema maior, a má gestão do inventário. Ambas tem um alto grau de impacto na eficiência produtiva e também na lucratividade da empresa. O excesso de estoque significa necessidade de mais espaço para estocagem, custos com movimentação de material, dinheiro parado e o risco de acabar com produtos obsoletos. Já a falta de estoque, não é menos pior, por que pode significar atraso no atendimento aos pedidos e clientes insatisfeitos, o que pode ser devastados para uma empresa. Além disso falta de material pode ocasionar paradas de linha de produção ou custos extras com envio aéreo por exemplo.

Gestão de Custos

Diversas áreas dentro da empresa impactam no custo final do produto, por exemplo: a equipe que define a estrutura do produto trabalha com diversas opções de matéria-prima e componentes, as suas decisões por um produto ou outro tem impacto direto no custo do produto; a equipe que define o processo de fabricação decide como o produto será produzido, há várias maneiras de fabricar um produto incluindo a terceirização de etapas do processo, suas decisões tem impacto direto no custo do produto. Para que se tenha uma gestão de custos industriais eficiente é necessário que a empresa possua um conjunto de atividades, processos e ferramentas trabalhando de forma sistemática para orientar as decisões que falamos acima, e assim conseguir chegar na origem  do custo e conseguir gerar ações que tem maior impacto na redução de custos

Estes três problemas impactam diretamente na lucratividade da empresa, mas a boa notícia é que podem ser minimizados ou até mesmo eliminados através do uso de uma sistema de gestão ERP que irá ajudar a centralizar as informações, otimizar o planejamento dos materiais e níveis de inventário e fazer uma apuração de custos de produção real.

Se quiser saber mais sobre como um ERP pode ajudar a sua indústria a resolver estes 3 problemas que estão impactando a sua eficiência produtiva, fale agora com um de nossos consultores.

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Blog Comments

Boa noite,
Para o cálculo de hora máquina, eu estou descontando horas de manutenção planejada do total de horas disponíveis. É correto descontar horas de ociosidade do equipamento também? Eu uso o método de custeio por absorção.

Olá Fabiano, obrigado pelo seu comentário. Cada negócio precisa ser avaliado de maneira individual, mas se o seu objetivo é calcular a taxa hora de cada máquina, o correto é considerar somente as horas que a máquina efetivamente trabalhou. Esse tempo também pode ser obtido da seguinte forma: Tempo padrão de produção de cada produto x quantidade produzida.
Até mais.

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