ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

POR QUE O SEU CONTROLE DE ESTOQUE ESTÁ FALHANDO

Posted by Thabata Devecchi | 28/12/2015 | BLOG, CONTROLE DE ESTOQUES
falha controle de estoque

Para muitas empresas fazer uma gestão de estoque é algo utópico, praticamente impossível de acontecer. Na QS já realizamos diversos projetos de implantação de sistema de gestão em indústrias de portes e diferentes, mas muitas vezes ouvimos a mesma frase:

 ” ahhh aqui é diferente, nosso estoque nunca vai bater, temos que fazer ajuste”

O controle de estoque é um fator crítico para o sucesso de qualquer negócio, mas é também um desafio para tantas empresas por que para que seja feito de forma correta depende de 3 fatores básicos:

  1. Comprometimento das pessoas
  2. Processos bem definidos
  3. Um bom sistema de gestão

Mas eles não funcionam de forma independente, é necessário que os 3 trabalhem juntos para se ter um controle de estoque. De nada adianta um sistema e gestão fantástico, se no momento de separar os materiais a pessoa que executa a atividade não prestar atenção e colocar uma peça a mais na caixa. Ou então, a pessoa do recebimento é muito comprometida e faz as conferências de tudo que chega na empresa, porém não existe um processo de requisição de material, logo não existe um controle do que sai do almoxarifado da empresa.

Nós já falamos aqui sobre dicas para organizar o seu inventário anual e facilitar essa atividade, mas mais importante do que fazer um bom inventário no final do ano é melhorar o seu controle de estoque durante o ano. E isso pode ser feito com pequenas mudanças no dia a dia da sua empresa.

4 Principais erros no controle de estoque

Listamos aqui  os principais motivos que levam as empresas a perder o controle dos seus saldos em estoque, veja se alguma dessas situações acontecem na sua empresa, e o que fazer para melhorar este controle.

1.FALHA NA SEPARAÇÃO DE MATERIAS PARA FATURAMENTO

Ao separar os materiais para faturamento, faça a conferência para garantir que a quantidade enviada nas caixas está de acordo com a quantidade informada na nota fiscal de saída.

2. FALHA NA CONFERÊNCIA DOS MATERIAIS RECEBIDOS

Da mesma forma, ao receber uma mercadoria faça a conferência para garantir que o número exato de itens listados na nota fiscal está sendo recebido.

3. FALHA NA CONFERÊNCIA DOS MATERIAIS PRODUZIDOS

Crie um procedimento de conferência entre a finalização da produção de um item e a sua entrada no estoque, para garantir que as quantidade informadas na ordem de fabricação estão de acordo com as quantidade recebidas.

4. FALTA DE CONTROLE DOS MATERIAIS RETIRADOS DO ESTOQUE

Implemente um procedimento de requisição de material para controlar os itens que a produção solicita ao almoxarifado para abastecimento das linhas.

Ao implementar estes processos na sua empresa, você melhora o controle sobre as movimentações dos materiais e reduz as chances de falha por falta de processo de trabalho. Mas o comprometimento das pessoas com a qualidade da informação durante estes processos continua sendo indispensável para um bom resultado.


Se você ainda faz estes controles manualmente, baixe este kit com modelos de documentos que irão a reduzir os problemas com controles de estoque.

Kit Controles de Estoque


Você já pensou em automatizar estes processos? Com um software para automatizar as atividades de recebimento, faturamento e controle de estoque essas falhas podem ser reduzidas consideravelmente. Se quiser saber mais sobre como a QS pode te ajudar a melhorar estes controles entre em contato e um dos nossos consultores irá te explicar os benefícios da automatização.

About The Author

Thabata Devecchi

Administradora de empresas com experiência em mapeamento, planejamento e implantação de melhoria de processos organizacionais com software de gestão. Em constante busca por novidades e tecnologias que melhorem o dia a dia dos empreendedores.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

agilizar faturamento
Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado, você...
fatores de sucesso em uma implantação de erp
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...
Posted by qsconsultoria | 02/07/2018
Conectividade, digitalização e indústria 4.0 são os termos do ano 2018 para as indústrias, ou seja, o foco agora é automatização da produção. Uma pesquisa publicada pela Automotive Business sobre...