PRINCIPAIS ERROS NO CONTROLE DE ESTOQUE

O controle de estoque é um fator crítico para o sucesso de qualquer negócio e as vezes, um desafio para muitas empresas. Durante projetos de implantação em indústrias de diferentes portes, nos deparamos com falhas estruturais no controle de estoque e o argumento sempre é:

“ahh aqui é diferente, nosso estoque nunca vai bater, temos que fazer ajustes”

Ou seja, para muitas empresas realizar uma boa gestão de estoque é algo utópico, praticamente impossível de acontecer.

Fatores para um bom controle de estoque

Para que seja feito de forma correta, o controle de estoque depende de 3 fatores básicos:

  1. Comprometimento das pessoas;
  2. Processos bem definidos;
  3. Um bom sistema de gestão.

Mas eles não funcionam de forma independente, pois imagine que a pessoa do recebimento é muito comprometida e faz as conferências de tudo que chega na empresa, porém não existe um processo de requisição de material; Dessa forma, não existe um controle do que sai do almoxarifado da empresa. Os 3 fatores devem trabalhar juntos para se garantir um bom controle de estoque.

Nós já demos dicas para organizar o seu inventário anual e facilitar essa atividade, mas mais importante do que fazer um bom inventário no final do ano é melhorar o seu controle de estoque durante o ano. E isso pode ser feito com pequenas mudanças no dia a dia da sua empresa.

4 erros do controle de estoque

Listamos aqui os principais motivos que levam as empresas a perder o controle dos seus saldos em estoque, veja se alguma dessas situações acontecem na sua empresa e o que fazer para melhorar este controle.

1. Falha na separação de materiais para o faturamento

De nada adianta possuir um sistema de última geração se no momento da separação dos materiais, o responsável pela atividade colocar a quantidade incorreta na caixa. Ao separar os materiais para o faturamento, o correto seria realizar uma conferência para garantir que a quantidade enviada nas caixas esteja de acordo com a quantidade informada na nota fiscal de saída.

2. Falha na conferência dos materiais recebidos

Assim como não pode haver um única falha na saída do material da sua empresa, o seu fornecedor também não pode cometer erros. Ao receber uma mercadoria, organize seus processos para fazer uma conferência para garantir que o número exato de itens discriminados na nota fiscal está sendo recebido.

3. Falha na conferência dos materiais produzidos

Esse erro é comum, por isso, sugerimos que seja criado um procedimento de conferência entre a finalização da produção de um item e a sua entrada no estoque. O objetivo é garantir que as quantidades informadas na ordem de fabricação estão de acordo com as quantidades recebidas.

4. Falta de controle dos materiais retirados do estoque

requisição de material

Requisição de Material no Q4-ERP

Toda movimentação de material deve ser sinalizada, para documentação dos materiais retirados do estoque sugerimos a implementação de um procedimento de requisição de material. Com este processo, você pode controlar todos os itens que a produção solicita ao almoxarifado para abastecimento das linhas.

Automatização dos processos

Seja como for, ao implementar este processos na sua indústria, é possível reduzir significativamente as falhas e melhorar o controle sobre as movimentações dos materiais. Mas o comprometimento das pessoas com a qualidade das informações alimentadas continua sendo indispensável para bons resultados.

Um software que automatize todos os processos pode ser um grande auxiliador para sua empresa. As atividades de recebimento, faturamento e de controle de estoque podem ter seus erros extintos se atrelado a uma boa ferramenta. Aqui na QS, oferecemos o Q4-ERP Industrial, um sistema de gestão ERP completo especialista no segmento automotivo, o setor mais exigente da indústria. Se quiser saber como a automatização pode ajudar a sua empresa, clique no botão abaixo e solicite uma apresentação.

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

reduzir os custos industriais
Posted by qsconsultoria | 12/01/2021
As informações sobre custos industriais da sua empresa são confiáveis? Confiar nas informações disponíveis na sua indústria é fundamental para cumprir o objetivo principal de qualquer negócio: reduzir os custos...
capacidade produtiva
Posted by qsconsultoria | 15/12/2020
Você sabe qual é a capacidade produtiva da sua indústria? Essa informação pode ser o que falta para a sua indústria aumentar a produtividade, reduzir os custos e melhorar o...
implantar apontamento de produção
Posted by qsconsultoria | 24/11/2020
O apontamento de produção indica em qual etapa do processo de produção determinado produto se encontra, mas além disso ele é crucial para uma boa gestão de estoque, gestão de...