ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

5 ARGUMENTOS PARA CONVENCER SEU CHEFE A INVESTIR EM UM SISTEMA ERP

5 ARGUMENTOS PARA CONVENCER O SEU CHEFE A INVESTIR EM UM SISTEMA ERP

Toda empresa tem aquela pessoa extremamente comprometida com seu trabalho e motivada a fazer isso da melhor forma, aquela pessoa que está sempre em busca de melhorias de processos e formas alternativas de realizar uma mesma atividade de maneira mais simples e melhor. O problema é que essas pessoas normalmente se deparam com inúmeras barreiras quando tentam implantar este tipo de iniciativa:

  • falta de recursos financeiros
  • falta de ferramentas tecnológicas
  • pessoas resistente a mudanças
  • gerentes ou diretores que não valorizam estas iniciativas

Quando o assunto é investir em um sistema ERP estas barreiras se multiplicam, principalmente por que muitas pessoas não tem conhecimento sobre os benefício que essa ferramenta pode trazer para o negócio, ou por que tem muitas dúvidas com relação ao retorno sobre o investimento e se vale mesmo a pena, e tem ainda aqueles que acham que isso não serve para a sua empresa por que é muito pequena.

Se você está passando por uma situação dessa e precisa convencer o seu chefe a investir em um sistema ERP, por que você sabe que a empresa precisa de uma ferramenta de integração e otimização de processos, você precisa ler este post até o fim. Compilamos aqui as principais dúvidas que nossos consultores de novos negócios ouvem dos gestores durante os processos de negociação, as suas principais preocupações quando o assunto é investimento em ERP, e colocamos aqui as respostas para estas perguntas. Aproveite, com certeza você vai conseguir eliminar algumas barreiras utilizando estes argumentos.

5 argumentos para convencer o seu chefe a investir em um sistema ERP

1.Por que precisamos investir em  um sistema ERP agora?

É difícil identificar o melhor momento para investir tempo e recursos em uma implantação de sistema ERP, mas quanto mais tarde essa decisão for tomada, mais dinheiro será perdido com processos ineficientes. Além disso a tecnologia avança rapidamente, e se você não se atualizar, o seu concorrente irá e você pode perder vantagem competitiva frente a ele.

2. Por que um sistema ERP custa tão caro e demora tanto para implantar?

A implantação de um ERP, não se trata de uma instalação de um software ou um projeto apenas de TI, este projeto é na realidade uma transformação para o negócio como um todo, pois envolve a revisão de todos os processos de trabalho da empresa. Os altos custos e prazos longos com implantação de sistema não são uma realidade para empresas de médio e pequeno porte, esta idéia foi criada há muito anos quando apenas grandes empresas implantavam sistemas de gestão, e consequentemente os projetos era mais complexos. Hoje em dia é possível colocar um sistema em produção em menos de 3 meses a um custo que caiba no bolso de cada empresa.

3. Quais são os maiores obstáculos para atingir um bom retorno sobre o investimento?

Em um projeto desse porte existem diversos riscos que podem impactar no ROI do projeto, porém estes riscos podem ser mitigados se a empresa possuir uma boa metologia de implantação. Uma uma boa metodologia de implantação de ERP envolve o mapeamento de todos os processos da empresa, a criação de cenários de uso do software para alinhar as expectativas do usuário com o cenário futuro, e principalmente o gerenciamento de mudanças para tratar as questões de resistência dos usuários.

4. E se o sistema ERP não for adequado aos processos da minha empresa?

Muitos fornecedores de ERP oferecem um mapeamento dos  processos do seu negócio durante o processo de vendas, dessa forma antes de optar por um fornecedor, é possível avaliar se o software irá se adequar aos processos da empresa, quanto será necessário customizar o software ou quanto a empresa precisará se adequar ao novo fluxo de trabalho. Tenha certeza que os fornecedores que você está avaliando realmente fazem este mapeamento ainda durante o processo de venda.

5.E se as pessoas não se adaptarem as mudanças que o ERP pode trazer?

Após anos de experiência no mercado de ERP, já ficou provado que esta abordagem “forçada” não funciona com esse tipo de projeto, até por que em muitos casos a resistência pode nem ser intencional, mas apenas medo da mudança ou dificuldade de compreender o novo cenário. Por isso é muito importante que as pessoas sejam envolvidas desde o inicio do processo, já naquele mapeamento inicial feito durante a venda, assim a resistência diminui e o processo de adaptação fica muito mais fácil. Além disso algumas empresas incluem em seus projetos de implantação treinamentos para gestão de mudança.

Espero que isso te ajude a convencer o seu chefe de que já está na hora de investir em um sistema de gestão profissional para otimizar os processos de trabalho e melhorar a eficiência do negócio como um todo. E você, tem mais alguma dica interessante que possa ajudar outras pessoas a convencer seus gerentes/diretores de que está na hora de investir em um ERP? Deixe aqui os seus comentários.


Se você já está convencido de que precisa investir em um ERP mas não tem nem idéia por onde começar a busca e avaliação de fornecedores, baixe o ebook que preparamos que vai te ajudar e te guia por este processo.

ebook guia escolher erp

 

Acho que você pode gostar de....

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

entrega edi
Posted by qsconsultoria | 24/02/2020
A programação de entrega é a descrição de necessidades (prazos e quantidades) que as empresas enviam aos seus fornecedores. As indústrias do setor automotivo são pioneiras no uso da tecnologia...
erp para indústria automotiva
Posted by qsconsultoria | 14/02/2020
Sabemos que a exigência na cadeia de fornecimento da indústria automotiva é cada vez maior. Os fornecedores enfrentam a evolução constante da tecnologia que demanda cada vez mais inovação, as...
planilha para controle de estoque
Posted by qsconsultoria | 31/01/2020
O controle de estoque é uma das atividades mais importantes de uma indústria. Este controle fornece informações essenciais para áreas como o planejamento, manutenção, compras e produção exercerem suas atividades....