5 erros que impedem a transformação digital da sua indústria

erros da transformação digital

Deveria ser de senso comum entre as empresas que a transformação digital não é opcional. Vivemos em um mercado extremamente competitivo, cheio de tecnologias e oportunidades surgindo a todo momento, e a se a sua indústria ainda não começou, deve o quanto antes, estruturar um projeto para adaptar os processos produtivos.

No entanto, existem crenças comuns que estão diretamente ligados ao fracasso da adaptação à transformação digital. Para te ajudar a não cometer falhas que podem comprometer todo o investimento da sua indústria, neste artigo falaremos sobre os 5 erros que impedem a transformação digital.

5 erros para não cometer no processo de transformação digital 

 

1. Acreditar que transformação digital é apenas sobre tecnologia

Não há um conceito definido para transformação digital que sirva para todas as empresas. No entanto, sabemos o que não é transformação digital: investir apenas em tecnologia. 

Por ser uma crença bastante difundida ao longo do tempo, a maioria das empresas começam a investir em tecnologia e acreditam estar à a caminho da transformação, quando na verdade, isso nem é o mais importante. As tecnologias deveriam ser entendidas como um meio para alcançar uma meta, e não a meta em si.

A adoção de novas tecnologias deve ser acompanhada de mudanças na cultura organizacional, de processos e de iniciativas voltados aos clientes. Se uma empresa investe apenas de um lado, a transformação está condenada a falhar.

2. Não dedicar tempo à comunicação entre as pessoas

Alinhado ao tópico anterior, estudos mostram que cerca de 70% dos fracassos na aplicação da transformação digital podem estar associados à cultura organizacional e as pessoas. Ou seja, não é sobre apenas investir em tecnologia. De nada adianta definir todos os planos e metas, perder tempo e investimento se no final do dia, os funcionários continuam fazendo as coisas como faziam antes.

Os líderes e gestores devem estar alinhados quanto ao projeto, pois eles também influenciarão aos outros funcionários a adotarem as mudanças propostas. Mas não só isso, é extremamente importante dedicar tempo à comunicação dos motivos, e caso estes não sejam claros e convincentes, não haverá entusiasmo por parte dos funcionários. Ainda sim, será possível identificar e agir para neutralizar as pessoas resistentes.

3. Não ter uma equipe de transformação qualificada

Existem duas opções para se ter uma equipe qualificada: investir em talentos dentro da indústria e contratar serviço de terceiro.

Há muitas pessoas no mercado que são qualificadas e que entendem das tecnologias industriais, mas os verdadeiros talentos são difíceis de encontrar. Qualificar um bom talento é vantajoso para qualquer empresa, pois os resultados serão colhidos rapidamente e os custos menores. Essa ideia ainda é rejeitada em algumas indústrias, no entanto, é melhor investir e no futuro perder um funcionário qualificado, do que manter vários sem as habilidades para ajudar a sua empresa. Por isso, identifique as habilidades dos colaboradores e garanta que eles estejam prontos para trabalhar em grandes projetos.

E se não for possível ou não houver tempo para investir nos talentos dentro da empresa, busque ajuda de terceiros. Com uma rápida pesquisa na internet você encontra algumas consultorias especializadas em orientar a sua empresa na transformação digital. No entanto, certifique-se da qualidade do atendimento que elas oferecem.

4. Enxergar como um projeto de curto prazo

Aqueles que esperam enxergar o valor do projeto de transformação em curto prazo, está vendo a transformação digital de maneira errada. É compreensível que os diretores queiram mensurar rapidamente os resultados de todo o investimento feito, no entanto, conforme dito no item 1, a transformação digital não é apenas sobre tecnologia. Ou seja, não existe um prazo definido quando falamos da mudança de toda cultura organizacional de uma empresa. Ainda que fosse APENAS sobre tecnologia, regularmente nos deparamos com soluções novas e melhores que as já implementadas na indústria.

5. Não confiar em soluções externas

Existe um pensamento de que as soluções de mercado são marketing. Bom, algumas podem até ser, mas em geral, elas precisam ser minimamente boas para se manterem no mercado.

Alinha a desconfiança das soluções de mercado, aqui na QS nos deparamos com indústrias que por possuírem equipes de TI, acreditam que todas as soluções devem ser desenvolvidas internamente. O problema das soluções internas é que, normalmente não conseguem evoluir na velocidade que a tecnologia avança, e não contam com a visão completa do que está surgindo no mercado. No caso dos ERPs por exemplo, são tão customizadas que o uso se torna complexo e a indústria fica dependente “do que cara que fez”. Falamos em outro post sobre as vantagens e desvantagens do ERP próprio e de mercado.

Conclusão

Implementar a transformação digital em uma indústria não é do dia para noite, o projeto é uma longa jornada. Para ter mais chances de sucesso, invista em uma equipe qualificada para liderar a transformação digital e também tempo, para comunicar aos colaboradores dos motivos das mudanças. Não se esqueça de ter claro o que é transformação digital para sua indústria e de ter metas alcançáveis sobre o investimento.

Na QS oferecemos o Q4-ERP Industrial para ajudar indústrias de diversos segmentos a melhorarem seus processos e alcançarem a transformação digital. Se quiser saber como podemos ajuda a sua indústria, clique no botão abaixo e solicite uma apresentação.

botão

 

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

implantar apontamento de produção
Posted by qsconsultoria | 24/11/2020
O apontamento de produção indica em qual etapa do processo de produção determinado produto se encontra, mas além disso ele é crucial para uma boa gestão de estoque, gestão de...
falha implantação erp
Posted by qsconsultoria | 10/11/2020
A implantação de um sistema ERP não é um projeto fácil. Normalmente, os projetos envolvem quase toda a empresa e exigem flexibilidade de adaptação aos novos processos e mudanças de...
Posted by qsconsultoria | 28/10/2020
O controle de estoque é um fator crítico para o sucesso de qualquer negócio e as vezes, um desafio para muitas empresas. Durante projetos de implantação em indústrias de diferentes...