ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

5 FERRAMENTAS PARA A GESTÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

ferramentas para gestão da manutenção industrial

Continuando com a nossa série sobre melhora da produtividade nas indústrias, que começou com o artigo Quantas das suas atividades podem ser automatizadas, vamos falar sobre ferramentas para a gestão da manutenção industrial que facilitam e melhoram o trabalho do pessoal da área de manutenção nas fábricas.

Já falamos aqui também sobre a importância estratégica da área de manutenção para a indústria uma vez que tem impacto direto nos resultados de produtividade e custos da produção, também falamos sobre como reduzir custos industriais através da área de manutenção. Neste artigo vamos falar sobre as ferramentas básicas que uma manutenção dentro de uma indústria precisa ter para facilitar o seu dia a dia e também melhorar o planejamento e controle da manutenção de máquina e equipamentos.

5 ferramentas para gestão da manutenção industrial

 

1.Roteiros de manutenção documentados

Os roteiros ou planos de manutenção (preventiva e preditiva) precisam ser documentados e centralizados em um único local, uma ferramentas que crie este controle facilita o acesso a informação, melhora a qualidade do planejamento das ações de manutenção e auxilia no controle do que foi realizado pela área. Esta é a primeira ferramenta que você precisa para começar estruturar melhor sua gestão da manutenção.

2.Agenda de manutenção integrada com PCP

Além de ter as informações organizadas, é preciso também ter a comunicação organizada. A áreas de manutenção trabalha diretamente com todas as outras áreas ligadas a produção, e precisa estar alinhado com o PCP, uma vez que, se a produção impedir a parada da máquina por que precisa produzir a manutenção não consegue executar seu plano. Uma agenda de planejamento integrada permite com que as duas áreas se comuniquem melhor, assim o planejamento sabe quando haverá parada de máquina e a manutenção sabe quando não poderá fazer manutenção em uma máquina. Processos eficientes dependem de uma comunicação eficiente.

3. Controle de spare parts

Um bom controle de spare parts, garante que algumas peças e ferramentas estejam disponíveis imediatamente caso ocorra uma quebra inesperada de máquina. Este é o tipo de controle que não pode falhar, pois além de ser um dos requisitos da ISO-TS e também é uma ação preventiva  muito importante, uma vez que a falta de uma peça de reposição pode parar uma máquina por hora e se você trabalhar sem estoque chegar até a parar a linha do seu cliente.

4. Checklist para plano de ação da manutenção

Como aprendemos com o Ciclo PDCA, toda ação que é tomada precisa ser acompanhada para verificar os resultados e definir as correções ou novos padrões. Uma ferramenta para controle da ações a suas execuções auxilia na implantação de ações mais preventivas e garante e nenhuma atividade que foi definida no plano caia no esquecimento.

5. Requisições de compras para manutenção

Uma ferramenta de integração entre as requisições de compra da manutenção com a área de compra da empresa tem dois grandes benefícios: o primeiro é a agilidade com que as informações são trocadas e isso facilita a priorização das compras de peças críticas para realizar um serviço, e o segundo beneficio é a apuração dos custos de forma mais simples e clara que permite tomar decisões mais estratégicas com relação as ações da área de manutenção.


qsmobile_manutenção_apontamento parada de máquina2

Apontamento de Parada de Máquina no aplicativo móvel do Q4-ERP

O que custa mais para a sua empresa, manter uma boa gestão da manutenção com profissionais capacitados e ferramentas necessárias, ou parar a linha de montagem do seu cliente por que uma máquina está quebrada?

A QS possui um solução para a gestão da manutenção integrada ao chão de fábrica que permite por exemplo, planejar a manutenção preventiva baseada nas horas de produção de uma máquina ou então saber os materiais utilizados nos serviços de manutenção para apuração de custos, entre outros recursos.

Clique aqui para conhecer os benefício

About The Author

QS Consultoria

A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.

Blog Comments

Sem dúvida para a linha de produção. independente do valor da sua produção, não tem preço, ter boas ferramentas de manutenção, sistemas integrado bem alimentado, com histórico dos equipamentos, um estoque bem específico e principalmente profissionais qualificados, motivados a essa causa!

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

agilizar faturamento
Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado, você...
fatores de sucesso em uma implantação de erp
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...
Posted by qsconsultoria | 02/07/2018
Conectividade, digitalização e indústria 4.0 são os termos do ano 2018 para as indústrias, ou seja, o foco agora é automatização da produção. Uma pesquisa publicada pela Automotive Business sobre...