ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

5 FERRAMENTAS PARA A GESTÃO DA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

ferramentas para gestão da manutenção industrial

As ferramentas para a gestão da manutenção industrial estão cada vez mais modernas e prestam grande auxilio. Através delas, por exemplo, é possível organizar as ações, melhorar a comunicação entre as áreas e avaliar os custos. E como todos os processos na indústria, ela é importante que não haja impactos negativos no cliente final.

Neste artigo apresentaremos as ferramentas básicas que a área de manutenção industrial precisa ter para facilitar o seu dia a dia e melhorar o planejamento e controle da manutenção de máquinas e equipamentos.

gestão de ativos

5 ferramentas para gestão da manutenção industrial

1. Roteiros de manutenção documentados

É importante que os roteiros ou planos de manutenção (preventiva e preditiva) sejam documentados e centralizados em um único ambiente. Portanto, uma ferramenta que crie este controle facilita o acesso as informações, melhora a qualidade do planejamento de manutenção e auxilia do controle das atividades realizadas. De todas, esta é a mais básica ferramenta para estruturar melhor a gestão da manutenção da sua empresa, veja neste artigo quais são os passos.

2. Agenda de manutenção integrada com PCP

qsmobile_manutenção_apontamento parada de máquina2

Apontamento de Parada de Máquina no aplicativo móvel do Q4-ERP

Mais do que organizar as informações, é importante ter boa comunicação. A área de manutenção trabalha diretamente com todas as áreas ligadas a produção, por isso, precisa estar alinhada ao PCP, uma vez que se a produção impedir a parada de máquina por motivos maiores, a manutenção não conseguirá realizar seus planos. Uma agenda de planejamento integrada permite com que as duas áreas se comuniquem melhor, dessa forma o planejamento sabe quando haverá parada de máquina e manutenção sabe quando não poderá fazer manutenção em uma máquina. Processos eficientes dependem de uma comunicação eficiente.

+LEIA MAIS: As vantagens da integração da Manutenção com o PCP

3. Controle de spare parts

O controle de spare parts garante que peças e ferramentas estejam disponíveis imediatamente em caso de quebra inesperada de máquina. Este controle é essencial, pois além de ser um dos requisitos da ISO-TS é também uma ação preventiva. A falta de uma peça de reposição pode parar uma máquinas por horas, e se sua empresa trabalhar sem estoque, pode acarretar a parada de linha de produção do seu cliente.

4. Checklist para plano de ação da manutenção

Como aprendemos com o Ciclo PDCA, toda ação tomada precisa ser acompanhada para verificar os resultados e definir as correções ou novos padrões. Com uma ferramenta para controle das ações e execuções fica mais fácil implantar ações preventivas, e ainda garante que nenhuma atividade definida no plano seja esquecida.

5. Requisições de compras para manutenção

A integração entre as requisições de compra da manutenção com a área de compras da empresa tem dois grandes benefícios:

1. Agilidade com que as informações são trocadas, facilitando a priorização da compra de peças críticas para realização de um serviço;
2. Apuração dos custos de forma mais simples e clara que permite tomar decisões estratégicas em relação a área de manutenção.

Todas as ferramentas citadas podem ser facilmente centralizadas em um ERP.

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Comentários do Blog

Sem dúvida para a linha de produção. independente do valor da sua produção, não tem preço, ter boas ferramentas de manutenção, sistemas integrado bem alimentado, com histórico dos equipamentos, um estoque bem específico e principalmente profissionais qualificados, motivados a essa causa!

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

estratégia da cadeia de suprimentos
Posted by mariana | 02/04/2020
A cadeia de suprimentos é desenvolvida pelas empresas para que elas possam reduzir seus custos e se manter competitiva no mercado. Esse processo é crucial, porque uma cadeia de suprimentos...
sistema erp para gestão da produção
Posted by qsconsultoria | 17/03/2020
Os sistemas de gestão ERP ajudam as indústrias a melhorarem seus processos de trabalho, tanto no chão de fábrica, quanto nas áreas de suporte. Mas não para por aí, os...
lean manufacturing
Posted by qsconsultoria | 02/03/2020
Houve um tempo em que as pessoas pensaram que os conceitos do Lean Manufacturing e de Sistema de Gestão ERP eram controversos. Entretanto, atualmente existe um consenso entre os especialistas...