ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

6 sinais que indicam que sua indústria está com problemas no controle da produção

controle de produção industrial

Durante os mais de 20 anos trabalhando com implantações de sistemas de gestão ERP em indústrias de manufatura, percebemos que alguns problemas de controle de produção são comuns, por exemplo, atraso nas entregas, falta de disponibilidade de estoque e demora no planejamento da produção. Mas o problema real, que se esconde atrás destes “sintomas” é um só: gestão da produção industrial descentralizada.

Os diversos sinais que indicam os problemas de gestão, muitas vezes não são identificados corretamente e a tratativa acaba sendo feita apenas nos sintomas do problema. A longo prazo, a resolução dos sintomas e não do problema real, pode causar falhas maiores na gestão industrial.

Para te ajudar a identificar corretamente, neste post falaremos sobre os sinais que indicam que sua empresa está com problemas na gestão da informação.

Como identificar falhas no controle da produção

1. Atraso nas entregas do cliente

Sem dúvidas, um dos sintomas mais graves desta lista. Quando ocorrem atrasos nas entregas dos clientes, já existem outros problemas na empresa. As falhas no planejamento de materiais, levam a falta de matéria-prima na produção, por isso a programação e controle da produção pode não estar efetivo. Dentre outros problemas possíveis, existe a possibilidade de estar havendo paradas de máquina não programadas, que nos leva ao próximo tópico.

2. Excesso de paradas de máquina não programadas

Máquinas e equipamentos parados frequentemente, podem apontar falhas no planejamento e controle de manutenções preventivas. As paradas fora da programação, impactam o nível de produtividade dos colaboradores e ainda, pode ser uma causa dos atrasos nas entregas, como falamos anteriormente. A dificuldade em planejar e controlar as manutenção de máquinas, na maioria das vezes se dá em função da falta de comunicação e integração da produção. Para este tópico, é importante uma atenção especial, pois os custos de manutenção preventiva são bem menores do que as corretivas, conforme já falamos em outro post. 

3. Demora no planejamento da produção

Este caso, aponta um forte indício de que as informações da sua empresa estão descentralizadas. Quando os dados são registrados em diferentes planilhas ou documentos, resulta em um planejamento de produção lento e, sem dúvidas, custoso. Atualmente se tornou inviável que sua empresa demore horas para receber qualquer informação, pois existem clientes que trabalham com a programação de entrega, que permite alterar a programação diariamente.

Por se tratar de uma função tão essencial, no mercado já existem ferramentas que auxiliam o PCP na execução ágil de suas atividades, e que mantem as informações organizadas e em tempo real.

4. Custos de produção não monitorados

Muitas empresas gostariam de implementar melhorias para redução de custos, no entanto, desconhecem os custos reais da sua produção. Para que se consiga fazer uma apuração de custos reais, é necessário documentar outros processos, por exemplo, estrutura de produto, componentes e os apontamentos diários. Além disso, essas informações devem ser integradas e organizadas, pois caso este seja feito em diversas planilhas, é possível que se perca o controle.

+Leia mais: Como um ERP ajuda a reduzir os custos de produção

5. Excesso de estoque ou falta de material necessário

Se falta a matéria-prima necessária para a produção, é sinal de que houve um mau planejamento de materiais. Existe a possibilidade de que o controle de estoque da sua empresa, não esteja sendo bem gerenciado, e os materiais entram e saem do estoque sem os devidos controles. Outra razão possível, é que não esteja sendo feita a requisição de compra de maneira correta. De qualquer forma, níveis desequilibrados de estoque afetam a saúde financeira da empresa, por isso é essencial ter um estoque enxuto e registro de todas as movimentações do almoxarifado, seja de entrada, saída ou transferência.

6. Demérito por falta de qualidade

Não é tão incomum que muitas empresas só percebam os problemas quando recebem demérito de seus clientes. E se afetou o cliente final, é sinal de que todos os processos anteriores à entrega podem estar falhando, pois a qualidade faz parte desde a engenharia do produto, até a inspeção final.

Conclusão

A descentralização das informações, pode afetar mais atividades do que imaginamos. No mercado, existem diversas ferramentas que oferecem soluções específicas ou completas para todas as áreas da indústria.  Documente a maior quantidade possível de falhas e erros que podem estar dificultando a rotina da sua empresa, e busque um sistema que melhor se encaixa no seu perfil.

Se quiser saber como o Q4-ERP pode ajudar a sua indústria a solucionar estes problemas, solicite agora uma apresentação com um de nossos consultores e saiba mais.

 

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

eficiência produtiva
Posted by qsconsultoria | 14/05/2020
Mesmo com tantos avanços na tecnologia, ainda é comum que indústrias de diferentes tamanhos enfrentem problemas que afetam a eficiência produtiva. Essas questões fundamentais são: a gestão das informações, de...
benefícios do erp na nuvem
Posted by qsconsultoria | 22/04/2020
Se havia alguma dúvida quanto a importância das tecnologias em nuvem para trabalho remoto e colaborativo, o cenário atual elevou a discussão a outro nível. Neste período, cada vez mais...
melhoria na gestão das empresas
Posted by regina | 08/04/2020
Neste momento de crise e isolamento social, estamos ouvindo muito sobre a prática da Resiliência, mas você sabe o que isso significa? Resiliência é um termo que veio da física,...