ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

ERP para Indústria Automotiva: 7 Recursos indispensáveis

erp para indústria automotiva

Sabemos que a exigência na cadeia de fornecimento da indústria automotiva é cada vez maior. Os fornecedores enfrentam a evolução constante da tecnologia que demanda cada vez mais inovação, as burocracias locais e claro, a crescente competitividade resultante da economia global. Devido a isso, as empresas compartilham de uma mesma meta: aumentar a eficiência operacional para maximizar o lucro. E para alcançar esta meta, um sistema de gestão ERP para a indústria automotiva é indispensável.

Muito além dos controles financeiros e contábeis, um sistema ERP para indústria automotiva deve atender as frequentes demandas das montadoras. Neste artigo vamos falar sobre os 7 recursos básicos que um ERP automotivo deve ter.

O que um ERP para o setor automotivo precisa ter?

1. EDI Nativo

O EDI é o primeiro dos requisitos que sua empresa deve se adequar para se tornar fornecedor de montadora. Através dele você receberá eletronicamente as programações de entrega, e cada montadora utiliza um VAN (Serviço de Transmissão de Arquivo) diferente, por isso é importante que você tenha um sistema ERP com o recurso de EDI Nativo. Este recurso permite que você receba os arquivos de origens e formatos diferente, de forma simples e rápida no sistema, sem a necessidade de projetos complexos de desenvolvimento todas as vezes que um novo contrato for fechado, ou que seu cliente modifique uma informação do XML.

+LEIA MAIS: Programação de Entrega: você sabe os riscos de não receber via EDI?

2. Rastreabilidade

Outra exigência para entrar na cadeia de fornecimento do setor automotivo é a rastreabilidade. Caso seja identificado algum problema, as indústrias devem ser capazes de rastrear todos os componentes dos seus produtos. Desse modo, o seu sistema ERP deve controlar com precisão os materiais durante todo o processo da cadeia de suprimentos, desde a chegada da matéria-prima na planta até a saída do produto acabado.

+LEIA MAIS: Como o ERP garante a rastreabilidade de produtos 

3. Gestão da Qualidade

O gerenciamento da qualidade é outra da exigência básica, já que existe uma norma específica para o segmento, a IATF 16949. Um sistema ERP especialista no setor automotivo deve possuir recursos para garantir a rastreabilidade completa. Aqui não falamos apenas dos produtos, mas de todo o processo de forma confiável, por exemplo: histórico de versão de processo de fabricação, das estruturas de produto, as versões dos planos de inspeção e dos planos de manutenção.

4. Otimização do Inventário

O setor automotivo é visto como referência no conceito de Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing). Este conceito é derivado do Sistema Toyota de Produção, que tem por objetivo de aumento da produtividade e eficiência evitando desperdícios como: tempo de espera, superprodução, gargalos de transporte e excesso de inventário. Dessa forma, o sistema deve possuir recursos para otimizar o planejamento de materiais (MRP) e o acompanhamento da produção, para permitir que o fabricante trabalhe com entregas Just-In-Time.

+LEIA MAIS: Como o ERP da suporte a produção enxuta

5. Requisitos Logísticos

Aqueles trabalham na logística de uma indústria fornecedora das montadoras, já estão familiarizados com as famosas etiquetas de rastreabilidade. Essas etiquetas possuem código de barras para identificar número da peça, do pedido de compra, lote de fabricação e outras informações especificas. Para atender essa exigência o seu ERP deve ser capaz de gerar todas essas informações automaticamente durante o processo, e ainda ser flexível para atender as constantes mudanças impostas. Além de agilizar o processo, o sistema pode ainda garantir que todos os requisitos sejam cumpridos e evitar deméritos.

6. Gestão da manutenção industrial

A cadeia de fornecimento do setor automotivo é interdependente, ou seja, se houver um problema na sua fábrica que atrase a entrega para a montadora, pode causar a parada da linha de montagem. Para reduzir os riscos de situações como essa, as multas aplicadas estão cada vez mais altas e o processo de qualificação de fornecedores, mais exigentes.

As montadoras querem garantir que qualquer processo que impacte a entrega esteja coberto com um plano de gerenciamento de riscos, para isso o controle de ferramental e de manutenção de máquinas é um fator crítico, não apenas para evitar rupturas no fornecimento mas também como forma de garantir as especificações do produto. Para atender a essa exigência, o seu ERP deve possuir recursos que rastreei as ferramentas utilizadas e que aumente a confiabilidade e disponibilidade das máquinas, por exemplo: controlar a quantidade de peças ou de horas desde a última manutenção preventiva em cada máquina.

+LEIA MAIS: 11 recursos essenciais para gestão da manutenção industrial

7. Custo de Produção

Rastrear de forma rápida e confiável os custos associados a produtos ou na linha de produtos até a matérias-primas utilizadas na produção é essencial em um mercado que determina o seu preço de venda. Por isso, a confiabilidade na apuração do custo de produção é importante em um ERP para indústria automotiva. A tomada de decisão não deve ser baseada na compilação e cruzamento de diferentes planilhas geradas por cada departamento durante dias. A contabilidade e a operação devem estar integradas.


A QS é especialista no desenvolvimento de ERP para Indústrias fornecedoras do setor automotivo. Nossa solução está há 25 anos no mercado ajudando diversas indústrias a atenderem as demandas especificas do setor.

Quer saber como podemos ajudar a sua empresa a se qualificar como fornecedor de montadoras? Clique no botão ao lado e solicite uma apresentação.

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Comentários do Blog

Interessante.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

estratégia da cadeia de suprimentos
Posted by mariana | 02/04/2020
A cadeia de suprimentos é desenvolvida pelas empresas para que elas possam reduzir seus custos e se manter competitiva no mercado. Esse processo é crucial, porque uma cadeia de suprimentos...
sistema erp para gestão da produção
Posted by qsconsultoria | 17/03/2020
Os sistemas de gestão ERP ajudam as indústrias a melhorarem seus processos de trabalho, tanto no chão de fábrica, quanto nas áreas de suporte. Mas não para por aí, os...
lean manufacturing
Posted by qsconsultoria | 02/03/2020
Houve um tempo em que as pessoas pensaram que os conceitos do Lean Manufacturing e de Sistema de Gestão ERP eram controversos. Entretanto, atualmente existe um consenso entre os especialistas...