ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

8 FERRAMENTAS DE PCP QUE TODO PROGRAMADOR PRECISA TER

ferramentas pcp

 

Este é mais um artigo da série de posts que temos feito sobre quantas das suas atividades podem ser automatizadas, em que falamos sobre os benefícios da automatização, com foco em um dos maiores desafios das indústrias brasileiras: aumentar a produtividade. Neste artigo vou apresentar algumas ferramentas de PCP para ajudar a área de planejamento da produção a garantir a disponibilidade de materiais e recursos, visando cumprir os prazos de entrega para o cliente final.

8 ferramentas de PCP

1. Programa de Produção ou MPS

Também chamado de Master Procution Scheudul, o programa de produção é uma ferramenta utilizada para fazer o planejamento das ordens de fabricação, que serão geradas dentro de um período para atender a de pedidos ou de reposição de estoque. Este planejamento é a base para o cálculo de MRP e todo o resto do planejamento de PCP e quando feito através de um sistema, o tempo necessário para o cálculo bem como os riscos de falhas, é consideravelmente menor.

2. Programação para trás ou MRP

Esta ferramenta de PCP faz o cálculo de necessidade de compra e de produção de materiais, visando atender a demanda de produto acabado de acordo com os prazos definidos. Tanto no pedido de venda quanto nos programas de produção. O MRP faz a explosão das estruturas de produto para calcular a necessidade de cada componente e matéria-prima necessários para produzir o produto acabado.

3. Processo de Fabricação ou Rotas de Produção

É a sequencia de operações que o material precisa passar até que a produção esteja completa. Incluindo as atividades de inspeção que precisam ser realizadas durante. Estes processos são utilizados como base para a previsão de capacidade de produção.

4. Cálculo de capacidade de produção

A capacidade de produção irá mostrar para o planejador ou gerente de produção a quantidade de horas disponíveis e as horas necessárias para produzir as ordens de fabricação de acordo com o programa de produção, considerando as ordens que já estão em aberto e a disponibilidade das máquinas.

5. Ordens de Fabricação Planejadas

As ordens e fabricação determinam uma quantidade a ser produzida, mas em alguns casos peças são produzidas com defeito, o famoso ” matei a peça”, uma ferramenta de planejamento permite fazer a alocação de recursos adicionais para completar a ordem de fabricação e atender a demanda e controlar os itens com falha e recursos perdidos para refazer o planejamento.

6. Requisição de Materiais

Além do planejamento é necessário gerar os documentos de requisição para retirar os materiais do estoque. Com a utilização do MRP é possível gerar estas requisições automaticamente de acordo com a necessidade e fazer as baixas de estoque online, sem a necessidade de documentação em papel e sem correr o risco de perder o controle dos saldos em estoque, pois isso afeta diretamente no planejamento.

7. Vínculo entre diferentes ordens de um PA

De acordo com a complexidade de cada operação, podem ser necessárias diferentes ordens de fabricação de componentes para que seja possível finalizar uma ordem de fabricação de um produto acabado, portanto uma ferramenta que faça o vínculo entre todas essas ordens facilita muito o acompanhamento da produção pelos planejadores.

8. Visão dos recursos necessários

Recursos incluem funcionários, ferramentas e materiais que são necessários para a produção de um item. Ao ter a informação vinculada de cada etapa do processo de fabricação com seus recursos necessários o programador possui mais informações para fazer um planejamento mais assertivo.

Estas ferramentas não substituem as análises críticas de um profissional de planejamento da produção, pelo contrário, elas contribuem eliminando as atividades que são manuais, feitas em planilhas que demandam muito tempo e geram um alto risco de erros, assim este profissional ganha tempo para desenvolver as atividades que vão gerar valor para a empresa.


QS MOBILE_5

Quantas dessas ferramentas você já utiliza no seu dia a dia?

O Q4-ERP industrial desenvolvido pela QS possui todas elas, e muitas outras, para ajudar a sua indústria a planejar, controlar e melhorar a eficiência da sua produção.

Quer conhecer? Solicite uma demonstração personalizada clicando aqui e um dos nosso consultores vai te mostrar na prática como estas ferramentar podem te ajudar no dia a dia.

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Blog Comments

Informações sobre o produto

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

planejamento de necessidade de materiais
Posted by qsconsultoria | 25/03/2019
O planejamento de materiais dentro uma indústria do setor automotivo, especialmente aquelas que fornecem diretamente para as montadoras, é um desafio diário. As constantes alterações na programação de entrega exigem...
agilizar faturamento
Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado, você...
fatores de sucesso em uma implantação de erp
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...