ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Como agilizar o faturamento e expedição na sua indústria

faturamento e expedição

O faturamento é um dos processos mais críticos dentro de uma indústria, e de forma alguma pode se tornar um gargalo. Se algo der errado com a emissão da nota fiscal, sua empresa corre o risco de atrasar a entrega para a cliente. As indústrias que trabalham com o processo milkrun por exemplo, precisam disponibilizar o produto com a nota fiscal em janelas de horários cronometrados para que seja feita a coleta, ou seja, é imprescindível que tudo corra bem.

Neste artigo, falaremos sobre o melhor maneira de realizar o faturamento e automatizar este processo para que não haja impactos negativos na sua empresa.

Como agilizar o faturamento e expedição na sua indústria?

Com automação! A resposta parece óbvia, mas não é. Quando falamos em automação do processo de faturamento e expedição em uma indústria, existem diversos fatores a serem considerados. No entanto, algumas empresas implantam sistemas de emissão de notas acreditando que estão automatizando o processo, mas ao olhar de perto todo o processos percebem que apesar de utilizar um software para emitir NFe, o processo de faturamento em si, é feito de forma manual. Essa situação acontece por vários motivos:

  • Falta integração do faturamento com o chão de fábrica;
  • Falta de estrutura do sistema para conversão de códigos;
  • Falta de rastreabilidade automática.

Por isso, ao falar em agilizar o faturamento e expedição em uma indústria é fundamental que se pense nesse processo de forma integrada com a produção. Afinal, algumas informações crucias que estarão na nota fiscal partem de lá, como por exemplo, os números de lote que garantem a rastreabilidade do produto.

[LINKAR POST RASTREABILIDADE]

Como escolher um software para o faturamento?

Nesse ponto, você já deve ter percebido que para otimizar o faturamento e a expedição na sua indústria é necessário contar com uma ferramenta para isso. Existem alguns cuidados a serem tomados ao avaliar as opções de software no mercado. Questione o vendedor se:

1. O software foi feito para indústrias?

É importante saber para que segmento aquele software foi feito, pois a emissão de nota fiscal de um distribuidor é por exemplo, diferente de uma indústria. Na indústria, não é possível separar o processo de faturamento do processo de produção. O faturamento precisa receber automaticamente as informações dos materiais prontos na expedição para faturar, já que o vínculo dos lotes de fabricação com as notas fiscais é o que garante a rastreabilidade da produção.

2. O software faz conversão de códigos automática?

Alguns clientes podem exigir que você envie a nota fiscal de venda utilizando o código do produto dele, mas isso não significa que você deve adotar o código dele para uso interno. Até porque, isso iria gerar um quantidade de produtos cadastrados enorme, e duplicados, já que você pode produzir o mesmo item para diversos clientes. Por isso, para escolher um software para automatizar o faturamento é importante avaliar se este software faz a conversão automática do código interno para o código do cliente no momento da emissão da nota fiscal. Isso garante que você atenda a exigência do seu cliente, sem sobrecarregar o seu processo e perder agilidade no faturamento.

3. O software gera etiquetas de expedição automaticamente?

Etiquetas de expedição é outra exigência comum. Alguns clientes aceitam que você utilize uma etiqueta no seu padrão, outros querem que você envie o material com a etiqueta no padrão delem como é o caso de fornecedores de montadora. Por isso, é importante avaliar se o software que você pretende utilizar disponibiliza a opção de geração de etiquetas de expedição automaticamente e se é possível customizar estas etiquetas de acordo com os requisitos específicos do seu cliente.


Aqui na QS oferecemos um sistema de gestão ERP completo especialista em indústrias, e com mais de 20 anos no mercado temos cases de sucesso de indústrias que utilizam o Q4-ERP e passaram a ter seus processos automatizados e confiáveis. Se quiser saber mais, clique no botão ao lado e solicite uma apresentação.

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

estratégia da cadeia de suprimentos
Posted by mariana | 02/04/2020
A cadeia de suprimentos é desenvolvida pelas empresas para que elas possam reduzir seus custos e se manter competitiva no mercado. Esse processo é crucial, porque uma cadeia de suprimentos...
sistema erp para gestão da produção
Posted by qsconsultoria | 17/03/2020
Os sistemas de gestão ERP ajudam as indústrias a melhorarem seus processos de trabalho, tanto no chão de fábrica, quanto nas áreas de suporte. Mas não para por aí, os...
lean manufacturing
Posted by qsconsultoria | 02/03/2020
Houve um tempo em que as pessoas pensaram que os conceitos do Lean Manufacturing e de Sistema de Gestão ERP eram controversos. Entretanto, atualmente existe um consenso entre os especialistas...