ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

QUANTAS DAS SUAS ATIVIDADES PODEM SER AUTOMATIZADAS?

automatização_aliadas_inimiga

Você tem medo de que o seu trabalho possa um dia ser substituído por uma máquina ou um software? Você já analisou quantas das suas atividades rotineiras poderiam ser automatizadas?

Normalmente relacionamos a automatização de atividades à perda de postos de trabalho, mas recentemente pesquisadores publicaram parte de um estudo em um artigo na Harvard Business Review onde eles sugerem olharmos para as atividades que podem ser automatizadas e não os postos de trabalho em si.

Neste estudo foram avaliadas mais de 2.000 atividades e descobriram que 30% destas atividades podem ser automatizadas, o que é equivalente a 1 dia e meio em 1 semana de trabalho que pode ser economizado, porém menos de 5% dos postos de trabalhos podem ser substituídos completamente por uma automatização.

Este estudo defende a ideia de que a automatização não deve ser vista como algo que tira o trabalho de seres humanos e substitui por máquinas ou softwares, e sim como uma ferramenta que faz o trabalho que ninguém gosta de fazer e te deixa com mais tempo livre para fazer outras atividade que irão gerar mais valor para o negócio.

Neste estudo, o exemplo que eles utilizaram para justificar essa tese foi o de um Gerente de Marketing, que é uma posição que exige alto-nível de graduação, é um cargo bem remunerado e que ainda assim envolve atividades que consomem muito tempo e que poderiam ser automatizadas como por exemplo revisar dados para estimar preços de um produto. Esta é uma atividade cruciais para a área mas que a tecnologia já é capaz de fazer de forma mais rápida e precisa, e com isso um gerente de marketing teria de 10 a 15% de tempo livre para investir em outras atividades como o desenvolvimento de novos produtos e estratégias, supervisão e apoio a seus colaboradores.

Já está mais do que provado que a tecnologia é capaz de analisar grande volume de dados e identificar padrões, gerar relatórios e até mover peças em um armazém, portanto quando essas habilidades forem aplicadas em diferentes áreas dentro de uma empresa quase todas as pessoa serão afetadas.

Em resumo, este estudo mostra que as organizações precisarão avaliar seus processos para identificar quais atividades podem ser feitas melhor por uma máquina do que por um humano, e vice-versa, para redesenhar seus processos de forma que consiga extrair o melhor dos dois. As empresas que tiverem a visão de usar a tecnologia da informação para melhorar e transformar seus processos, poderão criar uma enorme vantagem competitiva através da otimização de performance das máquinas, software e pessoas, da escalabilidade do negócio que terá estrutura e agilidade para o crescimento.

Podemos ser mais produtivos se começarmos a pensar em tecnologia como uma aliada e não uma inimiga que tira postos de trabalho, por isso vamos lançar um série de artigos que vai mostrar como um sistema de gestão integrado pode automatizar algumas atividades e ajudar a melhorar a eficiência dos processos dentro de cada área da empresa.

Fique ligado nos próximos posts!

Acho que você pode gostar de....

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

entrega edi
Posted by qsconsultoria | 24/02/2020
A programação de entrega é a descrição de necessidades (prazos e quantidades) que as empresas enviam aos seus fornecedores. As indústrias do setor automotivo são pioneiras no uso da tecnologia...
erp para indústria automotiva
Posted by qsconsultoria | 14/02/2020
Sabemos que a exigência na cadeia de fornecimento da indústria automotiva é cada vez maior. Os fornecedores enfrentam a evolução constante da tecnologia que demanda cada vez mais inovação, as...
planilha para controle de estoque
Posted by qsconsultoria | 31/01/2020
O controle de estoque é uma das atividades mais importantes de uma indústria. Este controle fornece informações essenciais para áreas como o planejamento, manutenção, compras e produção exercerem suas atividades....