ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

6 BENEFÍCIOS DO MRP PARA O SEU NEGÓCIO [INFOGRÁFICO]

beneficios mrp

beneficios_mrp_planejamento

Você está pensando em implementar uma ferramentas de planejamento de materiais na sua empresa mas ainda tem dúvidas sobre os benefícios do MRP (Material Resource Planning) para o seu negócio? Em outro post comentei sobre alguns prejuízos causados pela falha no planejamento de materiais e também sobre como melhorar o seu planejamento. Se você leu estes post sabe que o MRP é uma excelente ferramenta para isso. Centenas de empresas que implementaram um MRP e automatizaram seu processo de cálculo e planejamento de necessidades de materiais comprovam a otimização da geração de ordens de produção e compra após a integração das informações. Mas para te ajudar nessa avaliação, e tirar todas as dúvidas sobre as vantagens de implementar um processo de MRP na sua empresa, listei aqui alguns dos principais benefícios comprovados que o MRP pode trazer para o seu negócio.

6 BENEFÍCIOS  DO MRP  PARA A SUA INDÚSTRIA

1. AGILIDADE NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO

A automatização de processo gera mais agilidade, o que demora 2 dias pode passar a ser feito em alguns minutos e com isso as pessoas podem ser realocadas para outras atividades mais estratégicas para o negócio. Ao invés de gastar horas exportando planilhas, o planejador de PCP pode utilizar estas horas para avaliar os relatórios de planejamento e otimizar sua produção.

2. CONFIABILIDADE NAS INFORMAÇÕES

Para que um planejamento seja bem feito é fundamental que as informações utilizadas como base sejam de confiança e atualizadas. Não é possível fazer um bom planejamento de produção sem saber exatamente as ordens de fabricação que já foram finalizadas, ou o saldos exatos de matéria-prima em estoque ou a receber.

3. INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS PRODUTIVA E ADMINISTRATIVA

Compras depende das informações do planejamento para criar seu programas e pedidos de compra, mas também precisa das informações de recebimento para saber o que já foi entregue e o que está pendente. Quando essas informações estão integradas em uma única base de dados, o processo fica muito mais rápido, existe uma redução de retrabalho para gerar a mesma informação e as pessoas não ficam dependendo umas das outras para realizar o seu trabalho o tempo todo.

4. MELHORIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

A falha no atendimento dos prazos ao cliente está entre os 3 principais problemas graves causados por um planejamento de materiais falho. Com a implantação do MRP você consegue reduzir drasticamente problema de falta de material, que são a origem das falhas nos atendimentos do prazos dos clientes. E manter os clientes satisfeitos é o principal objetivo de qualquer negócio.

5. REDUÇÃO DE CUSTOS

Os custos com inventário de materiais obsoletos ou itens desnecessários em determinado momento podem gerar custos altíssimos para a empresa, além disso na tentativa de corrigir as falhas de planejamento são geradas despesas extras como frete adicional, matérias-primas mais caras, horas extras. Um processo de planejamento mais eficiente gera sem nenhuma dúvida a redução de custos.

6. EQUILÍBRIO DO FLUXO DE CAIXA

Quando falamos em aquisição de materiais e estoques, estamos falando de dinheiro. A falha no planejamento do que deve ser comprado pode gerar um desequilíbrio no fluxo de caixa da empresa muito difícil de ser reparado, e é quando as empresas entram naquele ciclo vicioso de adiantamentos de duplicatas para pagamento de fornecedor. Com um planejamento bem feito, fica muito mais fácil equilibrar a finanças e ter um fluxo de caixa saudável para o negocio.

Veja este comparativo entre o planejamento de materiais feito de forma manual X o automatizado via MRP:

planejamento_materiais_mrp

 

 

planejamento_materiais_mrp

About The Author

Thabata Devecchi

Administradora de empresas com experiência em mapeamento, planejamento e implantação de melhoria de processos organizacionais com software de gestão. Em constante busca por novidades e tecnologias que melhorem o dia a dia dos empreendedores.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

agilizar faturamento
Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado, você...
fatores de sucesso em uma implantação de erp
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...
Posted by qsconsultoria | 02/07/2018
Conectividade, digitalização e indústria 4.0 são os termos do ano 2018 para as indústrias, ou seja, o foco agora é automatização da produção. Uma pesquisa publicada pela Automotive Business sobre...