Sistema de apontamento de produção: porque ter um?

No fim do ciclo anual, as indústrias fazem seus planejamentos e buscam novas ferramentas de melhorias para se preparar para os desafios do ano que vem a seguir. As tecnologias relacionadas a Indústria 4.0 e Manufatura Digital é uma importante aliada, devido as inúmeras oportunidades oferecidas, dentre elas, a redução de inventário e de custos de produção, aumento de pontualidade de entrega e satisfação dos clientes, maior qualidade dos produtos e ainda, a redução de erros e retrabalhos.

Se você está buscando as melhores práticas para garantir bons resultados para a sua indústria, é fundamental que pense na importância da troca de informações entre o chão de fábrica e as áreas de suporte. Além da troca, é importante ainda, que essas informações sejam confiáveis, e isso é possível através de um sistema de apontamento de produção.

Entretanto, sabemos que no dia a dia, implantar uma cultura de apontamento de produção pode não ser fácil. Mas para te ajudar a entender a importância de investir nessa prática, listamos aqui 3 benefícios que um sistema de apontamento de produção em tempo real pode trazer para a sua indústria.

3 razões para você ter um sistema de apontamento de produção

1. Saber o que está acontecendo na produção

Quando a apontamento de produção é realizado em tempo real, rapidamente se responde perguntas como:

  • Quais ordens estão em produção?
  • Em que fase da produção está cada ordem?
  • Quais operações estão pendentes?
  • Quais ordens estão planejadas para esta semana?

Com um sistema, os líderes, supervisores e gerentes de produção podem consultar em apenas um tela todas as informações referente a cada ordem de produção, sem precisar sair da mesa ou esperar que alguém forneça um relatório com informações retroativas.

2. Saber a produtividade de cada operador

Para a gestão é importante saber quanto cada colaborador produziu dentro de um período. E com um sistema de apontamento de produção, é possível acompanhar a quantidade produzida, se possui ordens de produção atrasadas e ainda, qual operador produziu a peça X que deu problema no cliente. Avaliando todos os pontos relacionados a produtividade de cada operador, eventualmente pode-se tomar ações de melhorias.

3. Saber imediatamente quando existe um problema na produção

É de extrema importância que algumas informações estejam disponíveis em tempo real, por exemplo: as ordens de produção pendentes, as entregas que estão atrasadas e as ordens que precisam ser retrabalhadas. Em situações de falhas, a liderança deve tomar as melhores decisões a tempo para evitar que o cliente final seja impacto, OEE não fique abaixo da meta, dentre outros indicadores de produção. Com os apontamentos em tempo real, é possível saber imediatamente quando existe algum problema que irá afetar a execução do plano de produção, e então definir uma ação.


Como você pôde perceber, os apontamentos de produção em tempo real permite que os responsáveis pela a produção saibam tudo que esta acontecendo com o chão de fábrica de forma mais rápida, mais confiável e sem precisar sair da mesa para conversar com cada operador. A visão integrada e atualizada da produção, possibilita a tomada de decisões e avaliação do desempenho.


QSMobile_Apontamento de Produção

Apontamento de Produção via aplicativo móvel do Q4-ERP

O que você está esperando para comerçar o projeto de automatização dos apontamentos do produção na sua fábrica?

Se você já percebeu a importância e o valor de utilizar um sistema de apontamento da produção para a sua indústria, nós queremos te ajudar a por isso em prática. Se quiser saber mais, solicite uma apresentação da nossa solução ERP e veja como é rápido e fácil.

saiba mais_q4

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

rastreabilidade de produto
Posted by qsconsultoria | 19/03/2021
Garantir a rastreabilidade de produto é um dos requisitos básicos para atender as normas de algumas indústrias, dentre elas as do segmento automotivo. Para conseguir contrato de fornecimento com uma...
atraso de entrega
Posted by qsconsultoria | 25/02/2021
Hoje, o mercado em geral e especialmente a cadeia automotiva não toleram mais o atraso de entrega. Por isso, costumamos dizer que o novo lema é: entregue no prazo ou...
reduzir os custos industriais
Posted by qsconsultoria | 12/01/2021
As informações sobre custos industriais da sua empresa são confiáveis? Confiar nas informações disponíveis na sua indústria é fundamental para cumprir o objetivo principal de qualquer negócio: reduzir os custos...