ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

BLOCO K, UMA AMEAÇA OU GRANDE OPORTUNIDADE PARA AS EMPRESAS?

preparação bloco k

Atuando dentro de empresas há mais de 35 anos, sendo empresas; sírias, japonesas, brasileiras, alemãs, mexicanas, canadenses, judaicas e americanas; vejam que das mais diferentes culturas. É com esta experiência que peço a reflexão sobre o título deste texto: A preparação para o Bloco K do SPED Fiscal é uma ameaça ou oportunidade para a sua empresa?

Período este pelo qual passamos por ajustes do meio ambiente em que estamos inseridos: Guerras, Ditaduras, Petróleo, Inflação, O2 e chega a Democracia. A experiência mostra que fatores como; comunicação, clareza, planejamento, controles, norte e foco no negócio para trazer as receitas orçadas, tecnologia adequada; são base para perpetuação das organizações. No final dos anos 70, quando iniciei minha carreira em TI em uma empresa japonesa tive a minha primeira encantada experiência com um ERP (Enterprise Resource Planning).

Encantada experiência porquê? Planejamento, comunicação e controles andam junto com o crescimento da empresa, com uma marca forte em motos e outros produtos com tecnologia semelhante, firme e sólida no mercado. O que me encantava era a equipe do Planejamento da Produção, receber formulários preenchidos com as demandas de motos, geradores, e motores de popa e peças de reposição de todas as concessionárias do Brasil. Estes formulários eram perfurados (sim cartão perfurado) e um job era colocado em uma leitora de um computador Fujitsu e listas de peças a serem compradas ou requisitadas do estoque, para abastecer a linha de produção. Experiência com empresas familiares, a mistura do dinheiro da organização com a vida pessoal, diretorias e gerências com portas fechadas, truculência numa administração rígida sem clareza. O fim!

Na soma de toda esta experiência, com planejamentos, orçamentos, sistemas detalhados de custeio dos processos e acompanhamento com indicadores de comportamento das operações, estas empresas por onde passei superam os ajustes do meio ambiente e estão fortes no mercado. Ajustes trazem oportunidades e a criatividade em momentos de resiliência (o estica e volta) comprova a sustentação. Aprendi que:

      A solução para o crescimento e sustentação dos negócios está dentro das organizações.

 

E mais um ajuste, a Receita Federal do Brasil vem digitalizando e automatizando diariamente os controles fiscais, seja pessoa física ou jurídica. No Sistema Público de Escrituração Digital – SPED – a integração das informações entre clientes e fornecedores e também consumidores, permite ao FISCO cruzar as informações, auditar e levantar uma suspeita de fraude e autuar o responsável por esta fraude em valores que podem levar à descontinuidade do negócio!

Dentro do SPED (desde 2014) a RFB vem aperfeiçoando e forçando a barra para implantar o Registro de Controle da Produção e dos Estoques – RCPE – que em formulário ele existe desde a década de 80 – agora digitalizado em leiautes específicos denominados Bloco K do SPED Fiscal.

Excluindo o lado fiscal do negócio e vendo oportunidades, em 2014 fui chamado por uma empresa Austríaca para fazer um diagnóstico de seus processos operacionais e estratégicos para apresentar um relatório da atual situação e sugestões de pontos de melhorias, alinhados ao ERP (Nacional) e já demonstrando adequações ao Bloco K. O resultado do diagnóstico foram 126 pontos de melhorias. O ERP estava com cerca de 40% de uso, o restante era feito em planilhas e sistemas próprios. O corpo estratégico da organização vinha desalinhado, o processo produtivo deslocado deste corpo, agia sob um comando dos vendedores externos. Conseguimos alinhar todas as áreas formando um comitê interno.

A clareza tomou conta deste corpo, foram estabelecidos uma frequência de reuniões, trouxemos o fornecedor do ERP para adequá-lo próximo aos 100% do negócio e mais, adequá-lo ao Bloco K. Apenas em redução do giro dos estoques de R$ 21 milhões, de nove para cinco meses; geramos uma economia de R$ 13 milhões.

A solução estava dentro de casa. A empresa que antes corria o risco de ser descontinuada no Brasil, hoje está sólida no mercado.


Espera aí! Vamos ajudar as organizações a ficarem aptas a atenderem o FISCO e vamos ganhar dinheiro juntos. A Benedit enxergou nesta experiência uma oportunidade com o Projeto Bloco K e criou A solução dentro de casa! Montamos um modelo de palestra ilustrativa de conscientização de que o Bloco K é obrigatoriedade do FISCO e que é a oportunidade de arrumar a casa. 

Durante o ano de 2015 fizemos mais de 20 palestras, com mais de 120 empresas sobre as oportunidades de “arrumar a casa” usando o Diagnóstico do Bloco K, que faz uma avaliação dos processos da organização. Sucesso! Para nós e para os clientes. 

Nós da Benedit nos unimos com outras empresas de ERP e fomos disseminando estas palestras, para a Grande São Paulo, interior de São Paulo e outros estados, gerando oportunidades de negócios, através do nosso Diagnóstico e; todos se mantendo neste meio ambiente de oportunidades!

Para saber mais sobre essa parceria com a QS, clique aqui.

ebook_sped_blocok

Tags
,
About The Author

Benedito Correa de Paula

Consultor para integração de processos de negócios, implantação ou restauração de ERP com mais de 35 anos de experiência. Palestrante e fundador da Benedit Serviços em Tecnologia da Informação

Blog Comments

Interessante.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 06/12/2019
Para ter um produto bem fabricado e possuir informações para garantir uma boa gestão industrial é essencial investir na configuração da estrutura de produto. Essas informações documentas e de fácil...
planejar gestão da manutenção industrial
Posted by qsconsultoria | 27/11/2019
Uma boa gestão da manutenção industrial é essencial para o desempenho de um negócio. Através da manutenção, é possível manter o pleno funcionamento do chão de fábrica, assim evitando perdas...
processos que impactam a rastreabilidade de produto
Posted by qsconsultoria | 21/11/2019
Imagine que você comprou um carro novo e algum tempo depois recebe uma notificação de recall informando que foi identificado um problema que pode impactar na segurança do seu veículo....