EMPRESA: BISTROL PARTS
FERRAMENTARIA GANHOU EFICIÊNCIA COM INTEGRAÇÃO E AUTOMAÇÃO
A EMPRESA
A Bristol Parts é uma indústria de componentes de almunínio anodizado para embalagens de cosméticos, que atua no mercado há mais de 45 anos. Seus produtos abrangem linha de tampas (para perfume, lápis e rímel), estojos e luvas de batom, capa para válvula pump e aerosóis. Entre seus principais clientes estão a Natura, Boticário, Jequiti, Avon, Eudora, Mahogany, entre outras.
OS DESAFIOS
A empresa possui uma ferramentaria própria, e está área fazia todos os seus controles de forma manual, em papel. Isso tornava o processo de planejamento e controle da produção de ferramentas difícil de gerenciar pois não havia controle do que estava sendo produzido, improdutivo por que a produção era interrompida diversas vezes para atender outras solicitações que pareciam mais urgentes, e com alto risco financeiro pois não era possível apurar os custos de produção e mão de obra, por isso todos os projetos tinham um custo estimado.
Os principais que problemas que levaram a Bristol a decidir por implantar o Q4-ERP na ferramentaria oram:
- Não conseguir programar a produção de novas ferramentas
- Não conseguir programar as operações que cada funcionário deveria trabalhar
- Não sabiam a quantidade necessária de material a ser utilizado no processo de fabricação de um produto
- Não havia ordens de produção na fábrica, utilizavam desenhos como orientação do que deveria ser produzido
- A área de Manutenção solicitava serviço para a Ferramentaria de forma manual, por isso não havia controle do que havia sido solicitado, o que já foi atendido ou estava atrasado
- Tinham dificuldade de saber o tempo de um processo de produção
- Não sabiam o custo real do processo de produção
- Não sabiam em que operação e produto cada operador estava trabalhando
- Não conseguiam estimar o custo da mão de obra de uma operação.
- O custo do projeto não ficava correto pois como não tinham tempo das operações, não conseguiam estimar o valor gasto de mão de obra nas operações, consequentemente o custo real do projeto acabava sendo estimado.
2017+
Cliente desde
Segmento
Metal
Atuação
Setor Cosmético

O PROJETO
O Q4-ERP foi implantado na área da Ferramentaria, o tempo total da implantação à entrada do sistema em ambiente de produção foi de 2 meses.
Com a implantação do sistema e a integração das informações, atualmente a ferramentaria da Bristol possui um acompanhamento visual de toda a produção com abertura de ordem de produção automática e apontamentos eletrônicos via tablet.
A programação dos funcionários através do sistema permitiu uma otimização dos custos com mão de obra, pois agora é possível distribuir as ordens de produção de acordo a qualificação e custo de cada funcionário.
Com a padronização dos materiais utilizados para a fabricação de um produto, hoje é possível verificar a quantidade total de material a ser comprada, e com isso melhorar a gestão de materiais para evitar excessos ou falta.
Com as solicitações de ferramentas sendo feitas de forma eletrônica, a Ferramentaria agora consegue medir a quantidade de ordens abertas para um mesmo serviço, a quantidade de horas gastas com serviços da manutenção e comprovar quando os motivos de parada de máquina não são em função de atraso nas ferramentas.
Depoimento Pendente
RESULTADOS
Após a implantação do Q4-ERP a empresa passou a ter informações mensuráveis para tomar decisões sobre necessidade de horas extras, contratação de novos funcionário, eficiência da produção e custos reais de produção.
O principal resultado obtido com essa implantaçao foi a integração dos processos que gerou informações claras para transformar a rotina diária que era baseada em atuar nas emergências, para um rotina planejada com decisões pautadas em números.
Você tem desafios como estes na sua indústria? Nós podemos te ajudar com soluções customizadas.