3 passos para implantar o apontamento de produção na sua fábrica

implantar apontamento de produção

O apontamento de produção indica em qual etapa do processo de produção determinado produto se encontra, mas além disso ele é crucial para uma boa gestão de estoque, gestão de custos da produção e também para fazer a rastreabilidade de produto.

Falamos sobre a importância do apontamento de produção, e se você entendeu a importância mas ainda não sabe como implantar na sua indústria, este post é para você.

Passos para implantar o apontamento de produção

 

Passo 1: Defina como será feito o apontamento de produção

A grande maioria das empresas ainda utilizam o método manual, no entanto, existem diversas formas de automatizar este processo e garantir a facilidade e rapidez.

A definição do método utilizado para fazer o apontamento de produção é o primeiro passo e primordial para definir quais serão os próximos passos. Por isso, antes de tudo, conheça os métodos de apontamento da produção disponível para só então criar um procedimento de trabalho. Abaixo, fizemos um resumo dos dois métodos disponíveis.

  • Apontamento Manual

Ainda utilizado por muitas empresas, neste formato os apontamentos de produção são realizados pelos operadores através da própria ordem de produção (impressa ou em um diário de bordo). Feito isso, uma pessoa fica responsável por consolidar os registros feitos em cada ordem de produção em uma planilha para gerar os indicadores de produção. Facilmente identificamos algumas desvantagens neste processo, tais como: lentidão no registro devido ao volume de dados, análises baseadas em informações retroativas, falta de confiabilidade dos dados em função de muito processamento manual e os custos.

  • Apontamento Eletrônico

Seguindo a transformação digital nas indústrias, o apontamento eletrônico pode ser realizado de algumas maneiras: através de um dispositivo móvel integrado ao sistema de gestão já utilizado na empresa, com equipamentos conectados diretamente na máquina que faz a leitura e também com o leitor de código de barras.  Essas opções reduzem o tempo gasto com o apontamento de produção, aumentam a confiabilidade das informações e trazem indicadores precisos do que está sendo feito na produção. Temos um post em que falamos sobre as vantagens do apontamento em um ERP.

Passo 2: Treinamento e Conscientização da Equipe

Não abasta apenas definir qual o método que será utilizado para a empresa, é preciso que as pessoas usem. Depois de estudar e escolher a melhor opção para coleta dos apontamentos, é preciso comunicar à todos os colaboradores a importância que o apontamento de produção tem para a empresa. Deixe claro que a colaboração e comprometimento de todos é importante para que a implantação dê certo.

Além disso, é muito importante investir em treinamento dos operadores para que as dúvidas não se tornem uma barreira na implantação do processo. Para melhorar a experiência e treinamento, aqui na QS, durante a implantação do sistema de gestão ERP, seguimos a metodologia de treinamento na estação de trabalho, com informações do dia a dia daquela pessoa, para que se torne mais prático (mão na massa) e próximo da realidade.

Passo 3: Acompanhamento dos Apontamentos de Produção

Após todos estarem treinados e conscientes da importância do apontamento de produção, é a hora de definir como será realizado o acompanhamento dos apontamentos de produção.

Se a sua empresa optou pelo apontamento manual, este trabalho ficará mais trabalhoso. Certifique-se de ter uma pessoa disponível durante um longo período para reunir todos os indicadores e gerar o relatório final. Agora, se a sua empresa optou pelo apontamento eletrônico, os relatórios serão gerados automaticamente, assim como gráficos e indicadores que facilitam o acompanhamento.

QSMobile_Apontamento de Produção

Apontamento de Produção via aplicativo móvel do Q4-ERP

 

Você percebe a facilidade que o apontamento de produção eletrônico trás para a sua indústria? Na QS oferecemos o Q4-ERP que contempla o apontamento de produção e trás todos os indicadores que ajudam a tomada de decisão.

Clique no botão abaixo e solicite uma apresentação com um consultor.

botão

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

falha implantação erp
Posted by qsconsultoria | 10/11/2020
A implantação de um sistema ERP não é um projeto fácil. Normalmente, os projetos envolvem quase toda a empresa e exigem flexibilidade de adaptação aos novos processos e mudanças de...
Posted by qsconsultoria | 28/10/2020
O controle de estoque é um fator crítico para o sucesso de qualquer negócio e as vezes, um desafio para muitas empresas. Durante projetos de implantação em indústrias de diferentes...
problemas planejamento da produção
Posted by qsconsultoria | 20/10/2020
Basta você buscar por “planilha para planejamento da produção” no Google que encontrará uma infinidade de planilhas para baixar e começar a fazer hoje o seu planejamento de necessidade de...