ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

5 DICAS PARA MAXIMIZAR O ROI DE ERP

indicadores gestão da manutenção

Não importa o quão bom seja um software, sozinho ele traz pouquíssimos impactos de melhoria na performance de um negócio. Caso a empresa mantenha os mesmos procedimentos de trabalho que tinha antes da implantação, o desempenho dos processos será o mesmo ou até pior.

Se a empresa como um todo estiver alinhada quanto as mudanças de melhoria, o ERP é a ferramenta que irá viabilizar e facilitar este processo, e ainda contribuir para a melhoria da performance.

roi de sistema de gestão erpNas diversas vezes em que participei de implantações de ERP, já presenciei pessoas que queriam manter sua rotina de trabalho exatamente como estavam antes. A empresa espera um resultado diferente, justamente porque fizeram um investimento em uma ferramenta para melhorar o desempenho do negócio e em casos assim, o retorno é baixo.

O que fazer para maximizar o retorno em ERP

Durante a fase de seleção e no processo de implantação alguns cuidados devem ser tomados para que o resultado seja o mais positivo possível. Neste post você vai ver algumas ações que tem impacto muito positivo no ROI de um ERP.

1. Ter os processos mapeados

Iniciar um projeto de implantação de ERP sem ter um mapeamento detalhado dos processos é condená-lo ao fracasso. É essencial identificar os pontos críticos e o que pode ou não ser flexível ou não dentro do processos. Para então definir a melhor estratégia de implantação e diminuir riscos. Sem este mapeamento a implantação se transforma em uma caixinha de surpresas, e isso vale também para o custo e tempo do projeto.

+LEIA MAIS: Como reduzir os custos de implantação de ERP

2. Ganhar o comprometimento da equipe

Os colaboradores são os pilares de uma empresa, principalmente em um projeto de ERP. Neste projeto, as pessoas são os responsáveis por alimentar o software com informações de qualidade, e caso elas não estejam envolvidas de verdade no processo, os resultados podem ser prejudicados. Todo processo de mudança é difícil, e é comum algumas pessoas sejam resistentes quanto ao processo, já que em alguns casos de implantação do software gera grande impacto na rotina delas. Por isso envolver à todos desde o início ajuda a quebrar essa resistência e cativar o comprometimento delas. Com as pessoas sendo envolvidas, as chances de ampliar os resultados positivos para o projeto são muito maiores. 

+LEIA MAIS: Fatores de sucesso em uma implantação de ERP

3. Alinhar objetivos operacionais e estratégicos

Cada área tem a sua visão quanto aos resultados esperados com a implantação de um ERP. Por isso é importante que os objetivos estejam alinhados, para que a empresa como um todo tenha resultados positivos.

Por exemplo, um gerente pode considerar importante automatizar os controles de produção e o objetivo da diretoria é reduzir os custos operacionais. Nesse caso, é preciso avaliar: a automatização da produção pode fazer com que a empresa reduza os custos operacionais? Como? Quanto?

4. Definir metas para o projeto

As metas não são como os resultados que devem ser apontados de forma genérica, estas devem ser claras e objetivas. Por isso defina suas metas SMART:

Specific ( Específicas): Reduzir os níveis de inventário
Measurable (Mensuráveis): Em 10%
Attainable (Atingíveis): É um número corente a realidade do negócio
Relevant (Relevantes): Está alinhado com objetivo estratégico
Times-Bound (Temporal): Dentro de 1 ano

Com as metas definidas é possível acompanhar o desempenho da empresa durante o projeto e todos ficam cientes da meta que se espera alcançar.

5. Ter um responsável para acompanhar o desempenho 

Um projeto como esse envolve todas as áreas da empresa e adaptação aos novos cenários. Então é importante ter uma pessoa que entenda o fluxo das informações de uma área para a outra. Isso pode ajudar muito os usuários a se adaptarem e agilizar o processo.


Tenho certeza que seguindo essa dicas você conseguirá maximizar o ROI do seu projeto.

Se quiser saber mais sobre ROI de ERP baixe nosso eBook e entenda a importância dessa análise durante o processo de implantação.

Acho que você pode gostar de....

Tags
,
About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

sistema de gestão erp proprio ou de mercado
Posted by qsconsultoria | 16/12/2019
Quando chega o momento de investir em um sistema de gestão ERP, a primeira pergunta que vem na cabeça é: “Vamos desenvolver um sistema de gestão próprio ou adquirir um...
Recursos que o ERP Legado não possui
Posted by qsconsultoria | 06/11/2019
Como evolução dos sistemas MRP para planejamento de materiais, surgiu em meados dos anos 90 os conhecidos Sistemas de Gestão ERP. O objetivo era atender a necessidade de centralizar as...
Posted by qsconsultoria | 17/09/2019
Para as pessoas não familiarizadas com o assunto “sistema de gestão”, pode ser difícil conseguir identificar o momento certo para tomar a decisão de investir em um ERP. Ou então, compreender...