ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Como fazer o controle de estoque em terceiro

como fazer o controle de estoque em terceiro

Como o nome já indica, o controle de estoque em terceiro é o controle dos materiais que pertencem a sua empresa, mas estão temporariamente em poder de terceiros. E isso pode acontecer em alguns casos, por exemplo, no envio de material para beneficiamento externo, conserto, testes ou envio para demonstração. Esses materiais saem da empresa com uma nota de remessa, e apesar de não poder ser feita movimentações neste estoque, ele deve continuar sendo controlado, pois ainda pertencem a empresa remetente.

Neste artigo falaremos sobre a importância e como fazer o controle de estoque em terceiro de material enviado para beneficiamento, um dos controles da remessa de industrialização.

Por que é importante controlar esse estoque?

1. Para controle de inventário da empresa: 

O estoque em terceiro faz parte do inventário da empresa, por isso, assim como todos os outros materiais é preciso ter controle dos saldos. Além disso, é necessário acompanhar quais materiais já retornaram para a empresa e os que ainda estão em poder de terceiro.

2. Para atender a exigência fiscal: 

Por ser parte do inventário, os saldos de estoque em terceiro devem ser informados no SPED Fiscal.

3. Controle de suspensão de impostos: 

Em alguns casos, é necessário controlar o tempo em que estes materiais estão em poder de terceiro, por exemplo nas remessas para industrialização. Essas remessas são suspensas de ICMS por 180 dias, no entanto, se não retornar dentro do prazo e nem solicitado a prorrogação, haverá cobrança dos impostos.

Como fazer o controle de estoque em terceiro?

Para garantir o controle de estoque em terceiro, é importante que seja gerenciado minuciosamente as notas fiscais de remessa e retorno de materiais. As notas fiscais de remessa devem especificar qual o lote de produção que está sendo enviado e os fornecedores. No retorno, também se deve especificar as notas fiscais de origem que estão sendo retornadas.

Como o Q4-ERP simplifica o controle de estoque em terceiro?

No Q4-ERP o controle de estoque em terceiro é bem fácil. Uma vez que for realizada as parametrizações de ‘Natureza de Operação’, a cada entrada de nota fiscal o sistema fará o vínculo com a nota fiscal de origem e dará baixa no material, ou seja, será transferido para o estoque disponível. Dessa forma, você pode emitir relatório a qualquer momento para saber os níveis de estoque em terceiro e a quantidade de dias que os materiais estão em terceiro, podendo garantir que o prazo de 180 dias de suspensão do ICMS não seja perdido.

botãoQuer saber como o Q4-ERP pode fazer esse controle de maneira simples e confiável? Solicite agora uma apresentação e veja de perto os benefícios.

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

eficiência produtiva
Posted by qsconsultoria | 14/05/2020
Mesmo com tantos avanços na tecnologia, ainda é comum que indústrias de diferentes tamanhos enfrentem problemas que afetam a eficiência produtiva. Essas questões fundamentais são: a gestão das informações, de...
controle de produção industrial
Posted by qsconsultoria | 07/05/2020
Durante os mais de 20 anos trabalhando com implantações de sistemas de gestão ERP em indústrias de manufatura, percebemos que alguns problemas de controle de produção são comuns, por exemplo,...
benefícios do erp na nuvem
Posted by qsconsultoria | 22/04/2020
Se havia alguma dúvida quanto a importância das tecnologias em nuvem para trabalho remoto e colaborativo, o cenário atual elevou a discussão a outro nível. Neste período, cada vez mais...