ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

CONTROLE DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL: 6 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ COM PROBLEMAS

controle da produção industrial

Durante esses mais de 20 anos trabalhando com implantações de sistema de gestão ERP em indústrias de manufatura, observamos que alguns problemas de controle de produção industrial são comuns à muitas empresas, mas o que se esconde por trás destes problemas é um só: A gestão da produção industrial descentralizada.

Diversos sinais podem indicar problemas de gestão, mas muitas vezes eles não são identificados corretamente e as tratativas acabam sendo feitas apenas nos “sintomas”e não na “doença”. É sobre isso que vamos falar neste post, os sinais que indicam que existem problemas de gestão da informação na sua indústria.

6 sinais de que você está com problemas de controle da produção industrial

1.”Estou atrasando as entregas para o meu cliente”

Este é claro, um dos problemas mais graves mas que na verdade é apenas um sintoma de que existem outros problemas na empresa como por exemplo: Falhas no planejamento de materiais, que leva a falta de matéria-prima na produção e consequentemente atraso para o cliente; má gestão da manutenção preventiva das máquinas, que leva a frequentes paradas não programas e consequentemente ao atraso na entrega para o cliente; entre outros.

2.”Tenho muito material que não preciso e falta estoque do que preciso”

Excesso de estoque ou falta de material são sinais claros de dificuldades com o planejamento de recursos materiais – matérias-primas e componentes. Esta dificuldade de planejamento pode resultar em problemas como o atraso para o cliente e para evitar o problema de falta de material o PCP pode optar por estocar mais materiais, e então desequilibra o fluxo de caixa da empresa e imobiliza muito dinheiro.

3.”Demoro dias para fazer o planejamento da produção”

Esperar por informações de outras áreas, ter que alimentar inúmeras planilhas ou aguardar o processamento de uma macro que leva horas para conseguir fazer o planejamento da produção resulta em um planejamento lento e demorado. No cenário atual onde mesmo clientes que trabalham com programação de entrega firme acabam alterando esta programação diariamente, é inviável demorar horas para saber por exemplo os materiais que você precisa ter em estoque para atender aquele pedido.

4.”Não consigo saber os meus custos de produção”

Como implementar melhorias para reduzir custos se você nem conhece seus custos reais? Porém para que se consiga fazer uma apuração de custos reais é preciso que muitos outros processos sejam documentados, organizados e integrados, como por exemplo: Definir a estrutura de matéria-prima e componentes do produto e fazer os apontamentos de produção diariamente.

5.”Aqui acontecem muitas paradas de máquina não programada”

As paradas não programadas de máquina, quando muito frequentes, podem ser um reflexo de problemas com o planejamento e controle das manutenções preventivas. Estas paradas impactam nos níveis de produtividade e pontualidade de entrega para o cliente. Essa dificuldade em planejar e controlar as manutenções de máquina na maioria das vezes é função da falta de comunicação e integração com a produção.

6.”Recebemos demérito do cliente e nossa pontuação no ranking de fornecedor caiu”

Quando um problema de qualidade chega até o cliente final, é sinal de que todos os processos anteriores estão falhando, pois a qualidade deve fazer parte desde a engenharia do produto até a inspeção final.

Se quiser saber mais sobre como um ERP pode ajudar a sua indústria a resolver estes 3 problemas que estão impactando a sua eficiência produtiva, fale agora com um de nossos consultores.

cta_fale_consultor

Acho que você pode gostar de....

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

erp para indústria automotiva
Posted by qsconsultoria | 14/02/2020
Sabemos que a exigência na cadeia de fornecimento da indústria automotiva é cada vez maior. Os fornecedores enfrentam a evolução constante da tecnologia que demanda cada vez mais inovação, as...
planilha para controle de estoque
Posted by qsconsultoria | 31/01/2020
O controle de estoque é uma das atividades mais importantes de uma indústria. Este controle fornece informações essenciais para áreas como o planejamento, manutenção, compras e produção exercerem suas atividades....
Posted by qsconsultoria | 08/01/2020
No fim do ciclo anual, as indústrias fazem seus planejamentos e buscam novas ferramentas de melhorias para se preparar para os desafios do ano que vem a seguir. As tecnologias...