ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Quanto custa o apontamento de produção manual para a sua indústria?

Posted by Equipe de Conteúdo QS | 30/08/2019 | BLOG
apontamento de produção manual

O apontamento de produção no chão de fábrica é uma parte fundamental da gestão industrial. Por meio dele é possível acompanhar a produção, produtividade dos operadores, controlar o estoque e garantir a rastreabilidade dos produtos. E existem disponíveis duas formas de realizar esta atividade: com apontamento manual ou eletrônico (em tempo real ou não).

Se você está buscando projetos para redução de custos, esse artigo é para você. Neste post vamos falar sobre os riscos do apontamento de produção manual e porquê automatizar este processo é uma ótima oportunidade para reduzir os custos de produção.

+LEIA MAIS: Os tipos de apontamento para automatização da produção

O valor da Automatização da Produção

QSMobile_Apontamento de ProduçãoExiste um grande mal entendido envolvendo a decisão de automatizar o apontamento de produção. Imagina-se que a implantação de tecnologias custa muito caro e que a empresa não pode investir. Mas você já fez uma análise de quanto custa o apontamento de produção manual na sua indústria? Envolvendo tanto os custos financeiros quanto o custo dos riscos que os processos manuais podem gerar?

Portanto, quando falamos de custo com o processo de apontamento de produção manual, basicamente nos referimos a três custos: dois deles são 100% mensuráveis, e o terceiro é o que pode sair mais caro e também o mais difícil de mensurar.

1. O custo dos materiais para apontamento de produção manual

Primeiro, faça um levantamento de quanto a sua empresa gasta por ano com formulários, toner de impressora e canetas.  Empresas que ainda controlam seus processos manualmente tem um gasto anual apenas com os papeis, equivalente ou até maior que o custo de manutenção de um software para automatizar o processo. Isso sem considerar inda, os outros custos envolvidos.

2. O custo da mão de obra para apontamento manual

Depois de avaliar o gasto anual com materiais, você precisará levantar o custo do horário de mão de obra dos colaboradores envolvidos na produção, e medir o tempo gasto com o apontamento manual. Tais horas, que deveriam estar sendo aplicadas na produção efetiva, estão sendo utilizadas em atividades que não agregam valor ao produto final, desta forma fazendo com que seus custos de produção sejam altos.

3. O custo dos riscos

Este é o custo mais difícil de mensurar, e o que pode sair mais caro para a empresa. Veja exemplos do apontamento manual:

Saldos de estoque incorretos

A quantidade apontada incorretamente, para menor ou maior da quantidade real. Este erro pode gerar a falta de material e atrasos para o cliente final, ou então, excesso de inventário para a empresa.

Quanto custa para a sua empresa altos níveis de inventário?

Perda da Rastreabilidade da Produção

O simples erro de um dígito causado pela falta de atenção pode colocar em risco toda a rastreabilidade. Digamos que, na sua indústria cada operador precise preencher uma tabela dizendo o que foi produzido com data, horário, quantidade e lote. E depois a mesma informação é digitada em uma planilha por outra pessoa. Percebe que nos dois momentos houve o risco de errar o número de lote?

Quanto custa para a sua empresa não conseguir rastrear o lote de produção em caso de problema de qualidade?

Informação de produtos retroativa

Manualmente o apontamento é sempre realizado de forma retroativa, ou seja, os líderes não possuem as informações necessárias para tomada de decisão no momento certo. Quando recebem a informação, já aconteceu, virou passado.

Quanto custa para a sua empresa não ter informação real para tomar decisões sobre a gestão da produção?

Ao levantar todos estes valores, tenho certeza que você vai descobrir que investir em uma ferramenta será mais barato do que manter o processo manual. E além de reduzir custos, você ainda irá reduzir riscos e melhorar a produtividade do chão de fábrica.

 


Percebeu a importância de ter o apontamento automatizado? Nós estamos aqui para te ajudar a colocar este projeto em prática. 

 

Acho que você pode gostar de....

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

entrega edi
Posted by qsconsultoria | 24/02/2020
A programação de entrega é a descrição de necessidades (prazos e quantidades) que as empresas enviam aos seus fornecedores. As indústrias do setor automotivo são pioneiras no uso da tecnologia...
erp para indústria automotiva
Posted by qsconsultoria | 14/02/2020
Sabemos que a exigência na cadeia de fornecimento da indústria automotiva é cada vez maior. Os fornecedores enfrentam a evolução constante da tecnologia que demanda cada vez mais inovação, as...
planilha para controle de estoque
Posted by qsconsultoria | 31/01/2020
O controle de estoque é uma das atividades mais importantes de uma indústria. Este controle fornece informações essenciais para áreas como o planejamento, manutenção, compras e produção exercerem suas atividades....