ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

GESTOR: VOCÊ ENTENDE QUE A SUA EMPRESA É UM SISTEMA INTEGRADO?

Uma empresa é um sistema integrado – para quem estudou administração este conceito é ensinado desde o primeiro dia de aula – portanto cada área tem a sua importância dentro deste sistema  e todas precisam trabalhar juntas para chegar em um resultado, se uma delas falhar o resultado final ficará comprometido.

Conforme falei no post Como aumentar a produtividade da indústria brasileira, as empresas precisam tomar ações para redução de desperdícios e aumento da eficiência dos processos internos para tornar a empresa mais produtiva, não só esperar que o cenário externo melhore ou que sejam criadas políticas que beneficiem a indústria.

Mas quando falamos de aumento de produtividade a única área que vem à mente é exatamente A PRODUÇÃO, principalmente em pequenas empresas, onde os recursos são mais limitados, algumas áreas de suporte ficam esquecidas. Porém se estas outras áreas não tiverem processos bem definidos e eficiêntes também de nada vai adiantar todo o esforço em melhorar a eficiência da produção.

O que vai acontecer se compras não qualificar bem os fornecedores e receber sempre material atrasado? Ou se o planejamento mantiver altos níveis de estoque por falta de visibilidade de demanda? Ou ainda se as máquinas pararem com muita frequência por falta de manutenção preventiva. Todos estes problemas são gerados por falha em processos de outras áreas mas que refletem diretamente na produção e na produtividade da empresa como um todo.

Por isso se você é gestor de uma empresa e só pensa na produção, está na hora de olhar um pouco para outras áreas e ver como elas podem te ajudar a melhorar a produtividade da sua empresa. Neste artigo eu vou mostrar como um sistema de gestão pode melhorar o processo de 3 áreas de suporte, que tem impacto direto na sua produção.

1.Compras

Compras tem o papel fundamental de suprir as demandas por matéria-prima para a produção, portanto uma má qualificação de fornecedor ou gerenciamento de pedidos pode resultar em atrasos ou problemas de qualidade. Com um sistema de gestão o comprador tem ferramentas para agilizar o acompanhamento dos pedidos colocados e saldos já recebidos, além de todo o histórico do fornecedor e da sua qualificação.

2.Manutenção

A área de manutenção tem deixado de ser vista como uma área de suporte e passando a ser vista como estratégica, pois um bom plano de manutenção preventiva é capaz de reduzir as paradas inesperadas de máquina e também os custos com manutenção dos ativos da empresa. Com um sistema de gestão para integrar esta áreas as outras os profissionais podem planejar suas manutenções e controlar os custos integrado com as Ordens de Fabricação, controle de estoque e financeiro da empresa.

3.Fiscal (Recebimento e Faturamento)

Vamos ser sinceros, você gestores só param para olhar para o fiscal quando surge uma nova obrigação da Receita como NFe, SPED, BLOCO K, não é? Mas as áreas de faturamento e recebimento são as entradas e saídas de material da empresa, ou seja, se todo o processo for perfeito e uma destas pontas falhar o impacto é geral. Ao ter os processos de recebimento integrado com o de faturamento além de assegurar as infomações para os fechamentos fiscais também beneficia a sua produção com a liberação maios rápida dos produtos, a garantir de saldos de estoque mais apurados

Baixe aqui nossos materiais e saiba mais sobre como o ERP pode contribuir com essas áreas que tem impacto direto na sua produção.

SISTEMA DE GESTÃO ERP

Acho que você pode gostar de....

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 08/01/2020
No fim do ciclo anual, as indústrias fazem seus planejamentos e buscam novas ferramentas de melhorias para se preparar para os desafios do ano que vem a seguir. As tecnologias...
importancia do apontamento de produção
Posted by qsconsultoria | 19/12/2019
O apontamento de produção é uma das atividades fundamentais para a gestão industrial. Com as tecnologias disponíveis hoje no mercado, fica cada vez mais simples realizar este processo. Ainda sim,...
sistema de gestão erp proprio ou de mercado
Posted by qsconsultoria | 16/12/2019
Quando chega o momento de investir em um sistema de gestão ERP, a primeira pergunta que vem na cabeça é: “Vamos desenvolver um sistema de gestão próprio ou adquirir um...