ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Gestão da Produção Industrial: Por que você deve utilizar um ERP na sua indústria

gestão da produção industrial - por que usar um ERP

Você sabia que os sistemas de gestão ERP foram criados originalmente para resolver o processo internos de gestão da produção industrial? Se a sua empresa atua no setor de manufatura, não importa o tamanho ou o produto que você fabrica, você precisa de um sistema ERP para tornar sua vida mais fácil.

Os sistemas ERP ajudam a otimizar os processos de trabalho dentro de uma indústria, tanto no chão de fábrica quanto nas áreas de suporte, e isso faz com que os funcionários consigam fazer mais atividade em menos tempo. A gestão consegue ter informação em tempo real do que está acontecendo na fábrica. Os clientes ficam satisfeitos por que quando solicitam alguma informação eles recebem um retorno imediato com a informação solicitada pois ela pode ser facilmente consultada.

Além da visibilidade dos processos que o ERP proporciona, existem diversas outras razões para você adotar um sistema de gestão ERP para fazer a gestão da produção na sua indústria, listamos aqui alguns principais.

Por que você deve utilizar um ERP para fazer a gestão da produção industrial?

1. Os sistemas ERP integram todas os processos dentro da indústria

Do gerenciamento de estoque até a geração de relatórios de cobrança por cliente, os sistemas ERP são desenvolvidos para atender as necessidades de todos os departamentos dentro de uma indústria e manter as informações conectadas para serem facilmente rastreadas quando necessário. Dessa forma quando um cliente precisa saber por exemplo qual o status do seu pedido o vendedor é capaz de responder imediatamente consultando a Ordem de Fabricação daquele pedido no ERP, ou então quando um líder de produção precisa saber o que está sendo produzido naquele momento por cada operador, ele consegue fazer isso sem sair da sua estação de trabalho.

+LEIA MAIS: Gestão da produção: 6 sinais de que você está com problemas

2. O sistemas ERP facilitam a gestão das informações

Em uma fábrica é muito comum encontrar centenas ou então milhares de códigos de produtos, e para acompanhar tudo isso é indispensável um sistema que seja confiável. Continuamente novos produtos são criados, outros descontinuados, componentes da estruturas são modificados e é preciso que estas informações estejam sempre atualizadas para que se consigam fazer o rastreabilidade da produção, um bom gerenciamento de inventário e também atender as exigências fiscais como o Bloco K do Sped Fiscal.

+LEIA MAIS: Como o ERP garante a rastreabilidade da produção

3. Os sistemas ERP oferecem relatórios e automação para quando você precisa de dados para análise

Quase que diariamente é necessário compilar dados para reuniões, análises e definição de planos de ação. As indústrias que não possuem um ERP precisam ter algumas pessoas dedicadas a fazer este trabalho de compilação de informações. O problema é que além de ser demorado, quando as informações são manipuladas manualmente existe um alto risco de algo sair errado e você acabar tomando uma decisão com base em um dado que não reflete a realidade da sua fábrica. Além disso, estas pessoas poderiam estar trabalhando em atividade que geram mais valor para o seu cliente, ao invés de fazer algo que poderia ser automatizado e gerado em tempo real.

4. Os sistemas ERP foram criados para a indústria

Originalmente chamado de Planejamento de Requisitos de Material (MRP), os sistemas que conhecemos hoje como Enterprise Resource Planning (ERP) foram inicialmente criados para gerenciar o inventário da fábrica. Se você trabalha em uma indústria sabe o quanto complexo pode ser fazer a gestão de inventário através de planilhas. Isso se torna ainda mais complexo quando se trata de produtos com estrutura de vários níveis, com sub-produtos, ou então beneficiamento externo.

+LEIA MAIS:3 erros comuns na hora de escolher um sistema ERP para sua indústria

Baixe este ebook e veja 9 dicas de como melhorar a sua gestão da produção industrial

Ebook - 9 passos para uma gestão da produção eficiente

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 06/12/2019
Para ter um produto bem fabricado e possuir informações para garantir uma boa gestão industrial é essencial investir na configuração da estrutura de produto. Essas informações documentas e de fácil...
planejar gestão da manutenção industrial
Posted by qsconsultoria | 27/11/2019
Uma boa gestão da manutenção industrial é essencial para o desempenho de um negócio. Através da manutenção, é possível manter o pleno funcionamento do chão de fábrica, assim evitando perdas...
processos que impactam a rastreabilidade de produto
Posted by qsconsultoria | 21/11/2019
Imagine que você comprou um carro novo e algum tempo depois recebe uma notificação de recall informando que foi identificado um problema que pode impactar na segurança do seu veículo....