ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

NORMA IATF 16949: AS 5 MUDANÇAS QUE VOCÊ PRECISA SABER

iatf_16949_principais mudanças

Neste ano já cheio de desafios para as indústrias, além das mudanças na ISO 9001:2015, as empresas certificadas pela ISO TS 16949 precisam de preparar para fazer a transição até 14 de setembro de 2018, para a norma IATF 16949. A partir desta data a ISO-TS deixará de ter validade.

A IATF é a responsável por definir os requisitos dos sistemas de qualidade no setor automotivo, e a partir de agora não será mais vinculada com a ISO para ter mais independência na definição das suas próprias regras. Esta nova versão da norma de qualidade exige muito mais amadurecimento da gestão. Para você entender um pouco o que muda, explicamos aqui as 5 principais mudanças da IATF. Se quiser saber mais detalhes sobre essas mudanças preparamos também um treinamento em vídeo, clique aqui para assistir.

As 5 principais mudanças da IATF 16949

1. Contexto da organização

O sistema de gestão deve ser totalmente personalizado conforme o tipo de mercado de atuação da empresas, e não mais um sistema  de gestão genérico. Devem ser consideradas para a análise as partes interessadas – clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas; as questões Internas – como a empresa está operando neste momento; e as questões Externas – concorrentes, mudanças de tecnologia. A ferramentas SWOT é sugerida para a realização destas análises de contexto da organização.

2 . Gestão de Risco

Com base nos riscos e oportunidades identificados através da análise do contexto da organização, a empresa deverá estabelecer um plano de ação para: eliminar o risco; reduzir o impacto do risco ou assumir o risco.

3. Segurança do Produto

As empresas consideravam o item segurança do produto somente quando o cliente identificava que aquele era um item de segurança. Agora, se durante o desenvolvimento do processo a empresa identificar que o item é de segurança, automaticamente ela deverá seguir um  processo documentado sobre a gestão de segurança referente ao produto e ao processo de fabricação que incluem:

  • Identificação de requisitos regulamentares
  • Notificação ao cliente sobre requisitos aplicáveis
  • Aprovação de DFMEA
  • Identificação de características especiais de segurança
  • Identificação e controles das características de segurança relacionadas com o produto e na manufatura
  • Aprovação especial dos planos de controle e PFMEA
  • Planos de Reação
  • Fluxo de responsabilidades definidas
  • Treinamentos específicos
  • Mudanças de produto ou processo devem ser aprovadas antes da implementação
  • Transferência de requisitos em toda a cadeia
  • Rastreabilidade por lote em toda a cadeia – incluindo os fornecedores
  • Lições aprendidas em novos produtos

+LEIA MAIS: O que é e como funciona a rastreabilidade

4. Representante da Direção

A figura do RD – Representante da Direção foi extinta e agora estas responsabilidade passam a ser da direção. O objetivo desta mudanças e fazer com que a gestão da empresa fique mais envolvida com o sistema de gestão da qualidade e inclusive deverá participar das auditorias e responder por alguns processos.

5. Planejamento de Mudanças e Mudanças Temporárias no Processo

As mudanças eram realizadas na Ata de Análise Crítica, agora qualquer mudança que tenha impacto no sistema de gestão da qualidade, como por exemplo: mudanças de layout, ampliação de linha, de organograma, redução de quadro de funcionário etc. Deve-se realizar um planejamento das mudanças, verificando os riscos envolvidos e assim determinar ações para impactar minimamente o cliente e o sistema de gestão.

Quer saber mais sobre essas mudanças? Preparamos um treinamento em vídeo com mais detalhes de cada umas destas 5 mudanças, clique aqui para assistir.


qsmobile_apontamento_de_produção_erp

Quando chegar a hora de organizar os processos operacionais para atender a IATF nós podemos te ajudar. Com o Q4-ERP, software de gestão especialista em indústrias do setor automotivo, você ganha mais confiabilidade nos processos e atende a norma e os seus cliente com mais facilidade.

Se quiser ver na prática como, solicite uma demonstração personalizada clicando aqui e de nossos consultores irá entrar em contato com você.

André Spiandorello
About The Author

André Spiandorello

Formado em Metalurgia, Bacharel em Administração de Empresas e MBA em Engenharia da Qualidade. Com 22 anos de experiência na área de Gestão da Qualidade, trabalhou na gestão de empresas nacionais e multinacionais nos seguimentos de auto-peças, eletro-eletrônicos, alimentício e de energia. Auditor Líder ISO/TS 16949 e ISO 9001:2008 certificado pela RAB e AIAG. Certificado Black Belt (Seis Sigma), Coordenador de vários processos de certificação dentre eles , ISO 9001:2008; QS 9000 e ISO/TS 16949. Atualmente presta consultoria a empresas de diversos segmentos nas áreas de gestão da qualidade e melhoria de processos.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

planejamento de necessidade de materiais
Posted by qsconsultoria | 25/03/2019
O planejamento de materiais dentro uma indústria do setor automotivo, especialmente aquelas que fornecem diretamente para as montadoras, é um desafio diário. As constantes alterações na programação de entrega exigem...
agilizar faturamento
Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado, você...
fatores de sucesso em uma implantação de erp
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...