Como recuperar a implantação de ERP na sua empresa

falha implantação erp

A implantação de um sistema ERP não é um projeto fácil. Normalmente, os projetos envolvem quase toda a empresa e exigem flexibilidade de adaptação aos novos processos e mudanças de comportamento. No mercado, existem projetos tão longos que, se houver uma falha no processo, muitas pessoas ficam traumatizadas, porque um projeto fracassado não envolve apenas o investimento financeiro, mas também investimento humano visto que as pessoas da empresa dedicaram tempo e esforço para que acontecesse.

Se você já vivenciou este problema, neste artigo traremos 3 passos para recuperar o seu projeto e ver resultados com seu sistema de gestão.

3 passos para recuperar sua implantação de sistema ERP

1. Faça uma nova avaliação do sistema ERP escolhido

Antes de investir em um projeto de recuperação, é necessário reavaliar desde o início se o sistema ERP escolhido foi realmente uma boa opção para a empresa. Revise a lista de requisitos para identificar o que é extremamente crítico, o que faz sua empresa ganhar competitividade e o que faz diferença para o seu negócio.

Aqui você vai avaliar os principais motivos pela escolha do software, se houve uma falha por falta de aderência ou inflexibilidade com relação a adaptação dos processos da empresa. É importante entender se o software tem sido o problema ou a empresa tem dificultado a mudança.

2. Reorganize o projeto de implantação do ERP

Neste ponto existem dois caminhos a serem seguidos e tudo depende se o ERP escolhido atende ou não as necessidades da sua empresa.

Se no processo de reavaliação do ERP você identificar que o sistema atende todas as necessidades do negócio, mas houve uma falha no levantamento dos requisitos do seu projeto, procure formar uma nova equipe para gerenciar o projeto de recuperação. Além disso, invista tempo no gerenciamento de mudanças. Uma boa opção para este processo pode ser uma consultoria independente que faça implantação de software. 

Agora, se você identificar que o problema foi falta de aderência e que o software não atende os processos críticos para o seu negócio, pare de perder tempo e dinheiro com customizações infinitas. Projetos cheios de customizações fazem com que sua empresa perca muito dinheiro e um dia, verá que ele ainda não entrega a informação que você precisa. Neste caso, é melhor voltar atrás o quanto antes e avaliar outros fornecedores.

3. Aprenda com os erros do passado

Ninguém gosta de errar, ainda mais quando se trata de um projeto de implantação de um ERP. É muito tentador para a empresa e os envolvidos simplesmente deixar o erro no passado e seguir em frente, no entanto, é extremamente importante fazer uma análise de lições aprendidas. Essa análise vai te ajudar a não cometer novamente os mesmos erros e aproveitar os bons resultados que foram gerados. Pode não parecer, mas existem boas lições no fracasso, mesmo que seja sobre a identificação de falhas nos processos da empresa.


Se a sua empresa passou por um fracasso com um projeto de implantação e já gastou muito dinheiro sem ter os resultados esperados, saiba que a QS pode te ajudar a reduzir os custos e a visualizar os resultados desejados de seu sistema ERP. Solicite agora o contato com o consultor conte-nos a sua história.

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

implantar apontamento de produção
Posted by qsconsultoria | 24/11/2020
O apontamento de produção indica em qual etapa do processo de produção determinado produto se encontra, mas além disso ele é crucial para uma boa gestão de estoque, gestão de...
Posted by qsconsultoria | 28/10/2020
O controle de estoque é um fator crítico para o sucesso de qualquer negócio e as vezes, um desafio para muitas empresas. Durante projetos de implantação em indústrias de diferentes...
problemas planejamento da produção
Posted by qsconsultoria | 20/10/2020
Basta você buscar por “planilha para planejamento da produção” no Google que encontrará uma infinidade de planilhas para baixar e começar a fazer hoje o seu planejamento de necessidade de...