ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

SUA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA ERP FALHOU, E AGORA?

projeto_erp_falhou

As implantações de sistemas ERP de gestão integrada não são projetos fáceis de serem executados, eles envolvem quase toda a empresa e exigem flexibilidade de adaptação à novos processos e mudanças de comportamento.

Um projeto que dá errado pode deixar muita gente traumatizada, por que além do investimento financeiro, há também o investimento de tempo e esforço das pessoas envolvidas. Se você já passou por um problema assim, este artigo vai te mostrar como se recuperar e ver resultados com seu sistema de gestão.

1.Faça uma nova avaliação do sistema ERP escolhido

Antes de iniciar um projeto de recuperação é preciso voltar lá no início e avaliar novamente se o sistema ERP escolhido foi mesmo uma boa opção para sua empresa. Revise a lista de requisitos para identificar o que é extremamente crítico, o que pode fazer sua empresa se diferenciar e o que não faz diferença para o seu negócio.

Aqui você vai avaliar se houve uma falha na seleção do software por falta de aderência ou se houve inflexibilidade com relação a adaptação dos processos da empresa.

2. Reorganize o projeto de implantação do ERP

Se você identificar que o sistema ERP escolhido atende as necessidades do seu negócio mas houve falha no levantamento de requisitos do seu projeto, procure formar um novo time para gerenciar o novo projeto de recuperação e invista mais tempo no gerenciamento de mudanças. Uma boa opção pode ser uma consultoria independente que faça implantação de software.

Agora se você perceber que o problema foi falta de aderência por que o software não atender os processos críticos para o seu negócio, pare de perder tempo e dinheiro com customizações. Você vai gastar muito e um dia vai perceber que o software ainda não entrega a informação que você precisa, neste caso o melhor é voltar atrás e avaliar outros fornecedores.

3.Aprenda com os erros do passado

Ninguém gosta de errar e mesmo sendo muito tentador simplesmente deixar o erro no passado e seguir em frente é fundamental fazer uma análise de lições aprendidas. Essa análise vai te ajudar a não cometer novamente os mesmos erros, e aproveitar os bons resultados que foram gerados, sempre tem alguma coisa boa, então não comece tudo do zero.


 Se você já passou por um fracasso com seu projeto de implantação de sistema ERP, já gastou muito dinheiro mas continua sem ter os resultados esperados, nós podemos te ajudar a reduzir custos, e o melhor, ter os resultados desejados de um sistema ERP.

cta_redução_custos_erp

Acho que você pode gostar de....

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

Posted by qsconsultoria | 08/01/2020
No fim do ciclo anual, as indústrias fazem seus planejamentos e buscam novas ferramentas de melhorias para se preparar para os desafios do ano que vem a seguir. As tecnologias...
importancia do apontamento de produção
Posted by qsconsultoria | 19/12/2019
O apontamento de produção é uma das atividades fundamentais para a gestão industrial. Com as tecnologias disponíveis hoje no mercado, fica cada vez mais simples realizar este processo. Ainda sim,...
sistema de gestão erp proprio ou de mercado
Posted by qsconsultoria | 16/12/2019
Quando chega o momento de investir em um sistema de gestão ERP, a primeira pergunta que vem na cabeça é: “Vamos desenvolver um sistema de gestão próprio ou adquirir um...