ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

MANUTENÇÃO INDUSTRIAL x PCP | AS VANTAGENS DA INTEGRAÇÃO

MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Os times de manutenção industrial, juntamente com os times de operação, qualidade e engenharia tem o desafio de manter as máquinas e os equipamentos da empresa disponíveis o máximo de tempo possível, em conformidade com as normas de segurança e ao mesmo tempo tentando otimizar a performance. Este processo se torna mais difícil se as informações necessárias para as análises e tomada de decisão não são confiáveis e de fácil acesso à todos os envolvidos. Por isso um software de gestão ERP que integre todas estas atividades pode trazer diversos ganhos para o negócio.

Manutenção Industrial e o ERP

É sobre isso que vou falar neste post, como um sistema ERP pode ajudar a sua empresa a integrar os processos operacionais com os controles de manutenção e potencializar os resultados que estas áreas trabalhando juntas podem gerar para a sua empresa.

Centralizando informações de várias áreas

Gerenciar, encontrar e compartilhar informações sobre os ativos da empresa uma única fonte como cadastros, controles contábeis de aquisição e depreciação, roteiros que fabricação que utilizam este equipamento, horas de produção realizadas por máquina, planos de manutenção entre outas informações que são geradas por diversas áreas mas necessárias para a gestão da manutenção, agiliza a troca de informações, otimiza os processos e mais importante, garante a confiabilidade pois todos estão trabalhando com a mesma informação.

qsmobile_manutenção_apontamento parada de máquina2Automatizando o fluxo do processo

O fluxo automatizado de criação, aprovação, controle e rastreamento de versões dos planos de manutenção através de um software garante que nenhum etapa deixará de ser cumprida e que todos os registros como número de documento, data e assinatura digital ficarão armazenados e podem ser consultados rapidamente quando necessário.

Registrando as atividades e ações realizadas

O registro do que foi feito, quanto tempo foi gasto, quem foi o responsável pelo trabalho, que ferramentas foram utilizadas, quando foi a última intervenção no equipamento, são informações importantíssimas para se fazer uma boa gestão dos ativos e tomar decisões de melhoria, porém é preciso que estas informações sejam confiáveis e que as pessoas não gastem mais tempo fazendo os registros do que gerando resultados para a empresa. Por isso um ERP pode agilizar e facilitar este processo.

Aumentando a visibilidade do custos

Ao integrar os módulos de gestão de ativos empresariais com sistemas de ERP, as empresas começam a melhorar a sua visão com relação aos materiais utilizadas com cada serviços, a horas-homem consumidas, os serviços de terceiro contratados e podem saber claramente onde os recursos financeiros estão sendo alocados para redistribuir este recursos, tomar decisões de investimentos e melhorar a gestão do fluxo de caixa da empresa.

Ao fazer um investimento de milhões em uma nova máquina ou equipamento, a empresa precisa fazer o melhor uso possível deste ativo para maximizar o retorno sobre o investimento, mas quando não existe uma integração e boa comunicação entre as áreas, este objetivo acaba se perdendo e as pessoas focam apenas nas suas áreas, criam controles que atendam as suas demandas e que se transformam em  “ilhas de informação privada”.

Um ERP cria uma base única de dados e centraliza as informações dos diversos processos da empresa e acaba com a necessidades da criação de diversos controles individuais que tornam os processos mais lentos, desintegrados e tiram o foco das pessoas do objetivo em comum e levam para o objetivo individual da área.manutenção de máquinas e equipamentos

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Comentários do Blog

Obrigado amigo pelas orientacoes, é de grande valia.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

estratégia da cadeia de suprimentos
Posted by mariana | 02/04/2020
A cadeia de suprimentos é desenvolvida pelas empresas para que elas possam reduzir seus custos e se manter competitiva no mercado. Esse processo é crucial, porque uma cadeia de suprimentos...
sistema erp para gestão da produção
Posted by qsconsultoria | 17/03/2020
Os sistemas de gestão ERP ajudam as indústrias a melhorarem seus processos de trabalho, tanto no chão de fábrica, quanto nas áreas de suporte. Mas não para por aí, os...
lean manufacturing
Posted by qsconsultoria | 02/03/2020
Houve um tempo em que as pessoas pensaram que os conceitos do Lean Manufacturing e de Sistema de Gestão ERP eram controversos. Entretanto, atualmente existe um consenso entre os especialistas...