As vantagens de integrar Manutenção x Operação ao ERP

manutenção industrial

Junto com a área de manutenção, os times de operação, qualidade e engenharia tem o desafio de manter as máquinas e os equipamentos da empresa disponíveis o maior tempo possível. O objetivo é otimizar a performance seguindo as normas de segurança. No entanto, este processo pode ser dificultado caso as informações necessárias para análise não sejam confiáveis, ou nem estejam disponíveis. Por isso, um sistema de gestão que integre todas as atividades pode trazer diversos ganhos para o negócio.

Neste post falaremos sobre como um ERP pode ajudar a sua empresa ao integrar os processos operacionais com os controles de manutenção e potencializa os resultados que todas as áreas juntas podem gerar para a sua empresa.

manutenção x erp

Como um ERP pode ajudar a Manutenção?

1. Centralizando informações de várias áreas

É simples gerenciar, encontrar e compartilhar as informações referente aos ativos da empresa em uma única fonte. Os cadastros, controles contábeis de aquisição e depreciação, os roteiros de fabricação, horas de produção da máquina, planos de manutenção e outras informações podem ser geradas por diversas áreas, mas para a gestão da manutenção são essenciais. A centralização agiliza a troca de informações, otimiza os processos e o mais importante: garante a confiabilidade, pois todos estão trabalhando com a mesma informação.

2. Automatizando o fluxo do processo

O fluxo automatizado de criação, aprovação, controle e rastreamento de versão dos planos de manutenção através de um software garante que nenhuma etapa deixará de ser cumprida. Os registros referente os processos, como número de documento, data e assinatura digital ficarão armazenados e podem ser consultados rapidamente se necessário.

3. Registrando as atividades e ações realizadas

O registro do que foi feito, o tempo gasto, operador, ferramentas utilizadas e o histórico de intervenções no equipamento são informações importantíssimas para se fazer uma boa gestão de ativos. Além disso, esses dados auxilia na tomada de decisões de melhoria. No entanto, essas informações devem ser confiáveis e principalmente úteis, para que os colaboradores não gastem tempo demais com registros e de menos gerando resultados para a empresa.

4. Aumentando a visibilidade do custos

Com a integração dos módulos de gestão de ativos e o sistema ERP, as empresas podem rapidamente melhorar a visão referente aos procedimentos realizados. O sistema fornece as informações quanto aos materiais utilizados em cada serviço, a hora-homem consumida, os serviços de terceiro contratos e podem saber claramente onde os recursos financeiros estão sendo alocados para redistribuir estes recursos e tomar decisões de investimentos e melhor a gestão do fluxo de caixa da empresa.

Conclusão

Ao fazer um investimento em uma máquina ou equipamento, espera-se que faça o melhor uso possível deste ativo para maximizar o retorno sobre o investimento. No entanto, se não existe uma boa comunicação entre as áreas envolvidas, o objetivo acaba se perdendo e cada equipe foca apenas em criar controles que atendam as suas demandas que se transformam em “ilhas de informações privadas”. O ERP cria uma base única de dados e centraliza as informações de diversos processos da empresa, dando fim aos controles individuais que tornam os processos mais lentos, desintegrados e que tiram o foco do objetivo comum.

 

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Veja também outros artigos recentes

implantar apontamento de produção
Posted by qsconsultoria | 24/11/2020
O apontamento de produção indica em qual etapa do processo de produção determinado produto se encontra, mas além disso ele é crucial para uma boa gestão de estoque, gestão de...
falha implantação erp
Posted by qsconsultoria | 10/11/2020
A implantação de um sistema ERP não é um projeto fácil. Normalmente, os projetos envolvem quase toda a empresa e exigem flexibilidade de adaptação aos novos processos e mudanças de...
Posted by qsconsultoria | 28/10/2020
O controle de estoque é um fator crítico para o sucesso de qualquer negócio e as vezes, um desafio para muitas empresas. Durante projetos de implantação em indústrias de diferentes...