A cadeia de suprimentos é desenvolvida pelas empresas para que elas possam reduzir seus custos e se manter competitiva no mercado. Esse processo é crucial, porque uma cadeia de suprimentos otimizada resulta em custos mais baixos e um ciclo de produção mais rápido. Dessa forma, a saúde financeira da sua empresa se mantém, e uma das melhores maneiras de melhor a sua estratégia é com a utilização de um sistema ERP.
Neste post vamos falar sobre as 9 maneiras que um ERP pode ajudar a reduzir custos e retrabalho, e aumentar a eficiência do seu negócio.
…..
Dicas para melhorar sua estratégia da Cadeia de Suprimentos
1. Compras Automáticas
O monitoramento contínuo dos níveis de estoque leva muito tempo, por isso, os novos sistemas ERP possuem a funcionalidade Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM), que incluí compras automatizadas. Com esta funcionalidade, o ERP pode ser programado para fazer os pedidos automaticamente com os fornecedores assim que os níveis de estoque estiverem abaixo do estipulado. Garantir os níveis de estoque é muito importante em qualquer estratégia de cadeia de suprimentos, com a automatização, seus colaboradores poderão ainda, se concentrar em outras atividades críticas.
2. Padronização dos Processos
A padronização dos processos e ferramentas é fundamental para o sucesso da estratégia de cadeia de suprimentos. Ao utilizar um ERP padrão na empresa, aumenta-se a eficiência, economiza tempo e dinheiro. Além disso, reduz os erros de comunicação e aumenta a precisão e qualidade das informações.
3. Transparência dos dados
Desperdício, erros e até mesmo fraudes são problemas comuns na estratégia da cadeia de suprimentos que podem ser corrigidos com um ERP. Um dos maiores problemas da gestão de inventário, por exemplo, é conciliar os números do sistema com a contagem física. Regularmente existem produtos que são esquecidos, ou apenas, desaparecem. Aumentar a transparência interna com SCM ajuda a reduzir o inventário e as perdas financeiras.
4. Análise de Ganhos
A tomada de decisões para a sua estratégia de cadeia de suprimentos depende de dados e informações precisas. Os relatórios disponíveis são atualizados em tempo real, e fornece informações valiosos sobre a saúde da sua estratégia. O ERP permite que tanto os usuários, quanto a gerência possam acessar a qualquer momento os dados de inventário, de compras e produção para ações rápidas em caso de problemas.
5. Gestão de Inventário em Tempo Real
A forma tradicional de gerenciar o estoque envolve o uso excessivo de planilhas e listas de verificação, e isso é um risco para a empresa. O ERP moderno possui recursos de inventário que permite a baixa automática e garante a visualização em tempo real dos níveis de exatos de inventário. Além disso, um software tradicional tem escalabilidade limitada, enquanto o sistema moderno tem flexibilidade ilimitada que irá corresponder ao crescimento da sua empresa e suas necessidades.
6. Desempenho do fornecedor
Um bom sistema de cadeia de suprimentos depende da excelente performance do fornecedor, por isso, o desempenho do fornecedor precisa ser monitorado e avaliada por métricas robustas disponíveis no sistema ERP. Os relatórios permitem que o gerente esteja ciente dos atrasos e erros nas entregas. Os dados colhidos são importantes caso seja necessário renegociar com os fornecedores.
7. Aumento da consciência dos custos
Há muitos fatores e variáveis incontroláveis na gestão da cadeia de suprimentos. Como resultado, os gerentes de diversas áreas ao longo da cadeia de suprimentos não tem conhecimento das despesas uns dos outros. A centralização dos dados financeiros aponta exatamente quando e onde a empresa gasta dinheiro, isso incentivará a comunicação relacionada a custos e estratégias para consolidar despesas e simplificar processos.
8. Just-in-time (JIT)
A Metodologia Just-In-Time busca reduzir os custos de estoque através da programação da produção, e em geral os sistemas ERP funcionam muito bem com este tipo de produção. Ao trabalhar dessa forma, os resultados serão expressivos na redução de custos e de erros na comunicação.
9. Simplificar a Contabilidade
Apesar do propósito inicial, os sistemas ERP hoje se integram a diferentes áreas da indústria, dentre elas o RH e o financeiro, para reduzir o excesso de burocracias e falhas. Além disso, eles são integrados com Eletronic Data Interchange (EDI) e Eletronic Funds Transfers (EFT), que reduz drasticamente a administração do processamento de pagamentos e o tempo de espera associados.
Quer saber como a QS pode ajudar a sua indústria? Solicite uma apresentação e conheça o Q4-ERP.
Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.
As informações sobre custos industriais da sua empresa são confiáveis? Confiar nas informações disponíveis na sua indústria é fundamental para cumprir o objetivo principal de qualquer negócio: reduzir os custos...
Você sabe qual é a capacidade produtiva da sua indústria? Essa informação pode ser o que falta para a sua indústria aumentar a produtividade, reduzir os custos e melhorar o...
O apontamento de produção indica em qual etapa do processo de produção determinado produto se encontra, mas além disso ele é crucial para uma boa gestão de estoque, gestão de...
About The Author
Equipe de Conteúdo QS
Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.