ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

O QUE É EDI, COMO FUNCIONA E QUAIS OS BENEFÍCIOS NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

o que é EDI

Em busca da competitividade diversas indústrias adotam ferramentas que facilitem a troca de informações entre empresas, por exemplo, o EDI. E mesmo que este assunto já faça parte da rotina de segmentos específicos da indústria, outros entretanto desconhecem ou tem dúvidas quanto aos beneficios da ferramenta.

Se ainda não conhece ou tem dúvidas quanto à adotar o EDI na sua indústria este artigo é para você. Aqui explicaremos de forma simples o que é e como funciona o EDI utilizando como exemplo a indústria automobilística, um dos segmentos que mais faz uso da tecnologia.

EDI guia definitivo da porgramação de entrega

O que é EDI?

A comunicação entre empresas é importante, seja ela para venda ou compra de insumos. Entretanto, o uso de diferentes sistemas de gestão industrial nas empresas fez com que essa troca de informações tornasse complexa. Como solução para este problema, surgiu o EDI. Dessa forma, EDI é a sigla para Eletronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônico de Dados, isto é, troca de dados por meio de arquivos que seguem uma estrutura pré-definida.

Exemplo de uso do EDI na indústria automotiva

As montadoras de veículos foram pioneiras no uso desta tecnologia, pois dependem de uma troca rápida e confiável de informações.Que garanta um bom funcionamento das linhas de produção. Além de precisarem seguir as melhores práticas do mercado que o “Sistema Toyota de Produção” sugere, por exemplo o Just in Time.

Depois de feito o planejamento da produção, informa-se aos fornecedores a quantidade de peças que devem ser entregues e quando. E o processo de montagem de um carro depende de centenas de peças que são compradas de inúmeros fornecedores. Ou seja, muitas informações para serem digitadas manualmente.

Devido a quantidade de informações seria impossível mandar um pedido para cada fornecedor digitado separadamente. Por isso depois de qualificado os fornecedores e fechado os contratos mensais, semanais e diários, a montadora gera um arquivo em formato de texto a partir de um sistema de gestão e envia para cada fornecedor informando a data de entrega e a quantidade de cada produto.

Além das informações básicas, também fornece dados específicos para cada fornecedor, por exemplo, local ou doca que a carga será descarregada e última nota fiscal recebida do fornecedor para controle de saldo de entrega.

Como eu recebo o EDI do meu cliente?

Para tirar melhor proveito da ferramentas, é importante que se tenha um sistema de gestão que faça a importação automática do arquivo recebido. Dessa forma, todas as informações referente à programação de entrega ficarão disponíveis para planejar a produção e gerar as informações que seu cliente exige. No caso das montadoras, essa informações é o Complemento XML e Etiquetas específicas de identificação.

Se sua empresa não possui um sistema, as montadoras disponibilizam este arquivo TXT em dois formatos, PDF e Excel. Mas com isso você não estará utilizando a tecnologia EDI por completo, pois haverá trabalhos de digitação manual no processo.

+LEIA MAIS: Programação de Entrega – Você sabe os riscos de não receber via EDI?

Como é um arquivo EDI?

Se ainda não está muito claro o que é o tal EDI para você, vou te mostrar. Este é um arquivo em formato de texto que possui todos os dados da programação do cliente estruturados de acordo com o formato padrão estabelecido pelo cliente, no caso, a montadora.

exemplo_edi

Não entendeu nada, né? Não tem problema porque não é preciso saber o que cada um desses caracteres significa. A pessoa que precisa ter conhecimento de cada um deles é o programador do seu sistema. O que você precisa saber é que no meio desses caracteres estão informações como: o número do pedido, código do produto, a quantidade que seu cliente está pedindo, a data de entrega, o local de desembarque e outras informações que variam de empresa para empresa.

Tudo que está dentro do arquivo em formato de texto, enviado eletronicamente de um sistema para outro é o EDI.

Qual os benefícios de usar o EDI?

O EDI substitui a troca de informações em papel ou e-mail por uma troca padronizada e eletrônica. Essa integração entre fornecedor e parceiros de negócio cria vantagens como:

  • Possibilita o recebimento de pedidos de vendas (programação de entrega) de forma automática;
  • Redução de tempo de processamento destes pedidos uma vez que não há necessidade de digitação;
  • Aumenta a precisão dos pedidos colocados e evita erros na entrega para o cliente final;
  • Otimiza o recebimento e expedição de materiais;
  • Gera mais confiabilidade nas informações e reduz os riscos de não-conformidade ou deméritos;
  • Libera mão de obra para atuar em outras funções de maior valor agregado para o negócio;
  • Gera informações em tempo real de vendas para a produção se planejar.

Mas isso é coisa de empresa grande?

Não! Mesmo uma empresa pequena pode fazer uso dessa tecnologia à um custo muito acessível. Inclusive algumas montadoras nem fecham contrato com fornecedores que não possuem EDI já que eles não terão como receber a programação de entrega.

Veja como é simples fazer o recebimento de um programação de entrega do cliente via EDI no Q4-ERP

 


Quer saber mais sobre como aproveitar os benefícios da tecnologia EDI para alavancar o seu negócio? Nós podemos te ajudar. 

Solicite contato de um de nossos consultores.

 

 

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

INDÚSTRIA 4.0
Posted by qsconsultoria | 05/12/2017
Recentemente temos sido bombardeados com expressões como Indústria 4.0, Quarta Revolução Industrial,  Manufatura Inteligente, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e muitos outros termos que não param de aparecer. Existe uma...
automatização_aliadas_inimiga
Posted by qsconsultoria | 31/05/2016
Você tem medo de que o seu trabalho possa um dia ser substituído por uma máquina ou um software? Você já analisou quantas das suas atividades rotineiras poderiam ser automatizadas?...