ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

Como controlar as notas fiscais de operação triangular de industrialização

Posted by Equipe de Conteúdo QS | 23/04/2018 | BLOG, LEGISLAÇÃO
operação triangular

As operações de industrialização externa são bastante comuns, assim como é muito comum a dificuldade de controlar as notas fiscais desse processo e também dos saldos de estoque físico e fiscal. Quando a operação é triangular fica um pouco mais complicado fazer este controle, principalmente se ele for manual. Por isso vamos falar aqui como o Q4-ERP pode te ajudar a garantir a confiabilidade da operação triangular na sua empresa.

+LEIA MAIS: 6 controles que você deve fazer se envia remessa para industrialização

O que é operação triangular?

A operação triangular acontece quando um estabelecimento adquire insumos de um determinado fornecedor e, antes mesmo de recebê-la, promove a remessa para industrialização em estabelecimento da mesma empresa ou de terceiros (estabelecimento executor da encomenda) para que este promova a industrialização, razão pela qual a saída promovida pelo fornecedor será feita por conta e ordem do adquirente originário (encomendante). Esta operação envolve três estabelecimentos: Fornecedor,  Estabelecimento encomendante e Estabelecimento Industrializador (Base Legal: Artigo 406 do RICMS/2000-SP e; Artigo 493 do RIPI/2010).

Quais são os riscos nesse processo?

Um dos principais riscos neste processo é a divergência entre o estoque físico e o fiscal, que pode gerar multas para a empresa por quebra ou sobra de estoque. Anualmente, no dia 31 de dezembro as empresas devem enviar ao Fisco o saldo de estoque. Este saldo é aquele que você extrai do seu sistema de gestão, ou da ferramenta utilizada para controle dos estoque. Já o estoque fiscal (ou estoque contábil) o Fisco já tem acesso quando você envia os SPED mensalmente, e este depende da escrituração das notas fiscais e alguns parâmetros que podem interferir neste saldo como: cadastros duplicados, conversão de unidade de medida, CFOP etc. Quando a operação triangular é controlada de forma manual o risco de haver divergência entre o estoque físico e o fiscal aumenta em função dos vínculos que são necessário manter entre as notas fiscais.

Como o Q4-ERP Industrial te ajuda a controlar as notas da operação triangular

O Q4-ERP faz o controle das notas de operação triangular independente de a sua empresa ser o fornecedor, encomendante ou industrializador, pois este controle é automático baseado em parametrizações de acordo com a sua regra de negócio.

O vínculo das notas fiscais

Ao realizar a emissão e o recebimento de nota fiscal, o software faz automaticamente o vínculo entre estas notas fiscais de acordo com a parametrização de natureza de operação e CFOP.

O controle de estoque

As mesma ação de emissão e recebimento de nota fiscal também faz a atualização dos saldos de estoque, e evita divergências entre os saldos de estoque físico e fiscal.

A rastreabilidade

O vínculo automático entre notas, assim como as baixas de estoque por lote garante a rastreabilidade dos itens.

+LEIA MAIS: Pedido de prorrogação do ICMS eletrônico


Como você faz o controle das notas fiscais de operação triangular na sua empresa? Precisa de ajuda para simplificar este controle? Nós podemos te ajudar, solicite o contato de um dos consultores para saber mais como controlar as notas fiscais de operação triangular no Q4-ERP.

Demo_relatório suspensão ICMS

About The Author

Equipe de Conteúdo QS

Nossos conteúdos são produzidos por especialistas nas diversas áreas da Indústria. A QS está em constante busca por informações e atualizações sobre tecnologia e Gestão Industrial, com o objetivo de trazer a melhor informação para os clientes.

Adicionar comentário

*Preencha todos os campos corretamente

Veja também outros artigos recentes

eficiência produtiva
Posted by qsconsultoria | 14/05/2020
Mesmo com tantos avanços na tecnologia, ainda é comum que indústrias de diferentes tamanhos enfrentem problemas que afetam a eficiência produtiva. Essas questões fundamentais são: a gestão das informações, de...
controle de produção industrial
Posted by qsconsultoria | 07/05/2020
Durante os mais de 20 anos trabalhando com implantações de sistemas de gestão ERP em indústrias de manufatura, percebemos que alguns problemas de controle de produção são comuns, por exemplo,...
benefícios do erp na nuvem
Posted by qsconsultoria | 22/04/2020
Se havia alguma dúvida quanto a importância das tecnologias em nuvem para trabalho remoto e colaborativo, o cenário atual elevou a discussão a outro nível. Neste período, cada vez mais...