ENTRE EM CONTATO
11 4806-0671
contato@qsconsultoria.com.br

PLANILHA PARA CONTROLE DE ESTOQUE: POR QUE VOCÊ NÃO DEVE USAR UMA

Posted by Thabata Devecchi | 06/04/2017 | BLOG, CONTROLE DE ESTOQUES

O controle de estoque é um dos controles mais importantes que deve ser feito dentro de uma indústria, pois é ele quem mostra se sua empresa tem matéria-prima suficiente para produzir, quais itens estão em processo de fabricação e os materiais que já está disponível para venda. Além disso, todas as outras áreas da indústria dependem destas informação para exercer as suas atividades como: o planejamento, compras, produção, manutenção.

Um controle de estoque eficiente faz com que os materiais certos estejam disponíveis no momento certo e nas quantidades necessárias, nem mais nem menos. Isto melhora não apenas o abastecimento da produção mas também a gestão do fluxo de caixa da empresa. Porém, mesmo com tamanha importância na gestão de uma indústria, muita empresas ainda utilizam planilhas para controle de estoque, sem se dar conta dos riscos que estão correndo.

Se na sua empresa ainda são utilizadas planilhas para o controle de estoque, este artigo é para você. Listamos aqui 5 motivos para você não utilizar mais planilhas para o controle de estoque, e investir na automatização deste processo.

1.Ficar dependente de uma pessoa

“Ah só quem sabe mexer nessa planilha ai é o João mas ele ta doente não veio hoje então não dá pra atualizar o estoque”

Toda empresa tem aquela pessoa que sabe tudo de excel, então ele fica responsável por todas as planilhas da empresa, porém o dia que essa pessoa falta a empresa quase para. Os processos gerenciados em planilhas criam uma dependencia de algumas pessoas, e isso gera um grande risco para a empresa de não ter as informações necessárias na ausencia de uma destas pessoas.

2.Perder todas as informações

“Meu computador não liga e a planilha de controle de estoque está salva nele”

Com tanta tecnologia acessível hoje em dia para manter as informações na nuvem de forma segura, com backup, você não pode mais correr o risco de perder tudo por que a planilha estava salva apenas no computador de uma pessoa e o computador quebrou. É muito mais comum do que parece, mas muitas pessoas ainda trabalham com planilhas salvas no computador e sem nenhum backup.

3. Não poder confiar nas informações

“Quem mudou a quantidade deste item pela última vez? Quanto estava antes?”

Os controles feitos em planilha não registram nenhuma alteração: quem fez, quando alterou, qual era o valor anterior; por isso é difícil confiar nas informações que estão em uma planilha. Não se trata apenas de má indole, mas também de erros que qualquer pessoa está pode cometer, por isso planilhas não trazem nenhuma confiabilidade para o processo e consequentemente para as informações que saem dele para a tomada de decisão.

4.Tempo perdido com espera pela informação

“Estou esperando o pessoal atualizar a planilha de estoque para saber o que preciso comprar”

As planilhas são informações estáticas, para que uma área utilize esta informação ela depende da outra área terminar de atualizar o arquivo. Além de perder tempo com pessoas atualizando a planilha de forma manual, também perde-se tempo com outras pessoas que ficam esperando este trabalho ser finalizado. O maior risco para a empresa neste caso é a grande perda de produtividade com pessoas esperando informações, retrabalhos e digitação desnecessária.

5. Informação errada leva à decisão errada

“Tenho em estoque produto que não preciso e está faltando o que a produção pediu”

Você não pode tomar decisões de qualidade se as informações nas quais você se baseia não são de qualidade. Quando você utiliza uma planilha para gerenciar seu estoque está sujeito à muitas falhas, e elas podem ter reflexos sérios para o negócio, se não imediatamente, no longo prazo com certeza. Uma compra de material desnecessária que se repete por vários meses pode gerar um desequilibrio do fluxo de caixa, ou uma falta de material que se repete pode resultar em perda de cliente por baixo desempenho nas entregas.

Se você ainda não está convencido de que NÃO DEVE usar planilhas para o seu controle de estoque, agende um bate papo com um de nossos consultores que podemos te mostrar muitos outros riscos que o seu negócio pode estar correndo fazendo a gestão em planilhas.

cta_fale_consultor

About The Author

Thabata Devecchi

Administradora de empresas com experiência em mapeamento, planejamento e implantação de melhoria de processos organizacionais com software de gestão. Em constante busca por novidades e tecnologias que melhorem o dia a dia dos empreendedores.

Add a comment

*Please complete all fields correctly

Veja também outros artigos recentes

planejamento de necessidade de materiais
Posted by qsconsultoria | 25/03/2019
O planejamento de materiais dentro uma indústria do setor automotivo, especialmente aquelas que fornecem diretamente para as montadoras, é um desafio diário. As constantes alterações na programação de entrega exigem...
agilizar faturamento
Posted by qsconsultoria | 26/07/2018
O faturamento é um dos processos mais críticos dentro das indústrias e de forma alguma pode tornar-se um gargalo. Se no momento da emissão da nota fiscal algo sair errado, você...
fatores de sucesso em uma implantação de erp
Posted by qsconsultoria | 16/07/2018
De acordo com o relatório ERP 2018 da consultoria Americana Panorama, especializada em implantação de ERP, 64% das organizações entrevistadas que implantaram sistema ERP recentemente reportaram que gastaram mais dinheiro do...