Um software para gestão da manutenção industrial é uma ferramenta que ajuda a equipe de manutenção a planejar e controlar as atividades da manutenção e vida útil de cada ativo da empresa, fornecendo dados em tempo real sobre cada máquina, paradas de máquinas, e solicitações de manutenção etc.
Este conceito de software para gestão da manutenção foi introduzido na década de 70, e antes era utilizado apenas em grandes empresas. Atualmente, pequenas e médias empresas podem também se beneficiar dessa tecnologia, pois já existem no mercado soluções que cabem no bolso das indústrias de menor porte.
Em geral, um software de gestão da manutenção é importante em qualquer empresa que precise gerenciar de forma eficiente o fluxo de trabalho da manutenção, o tempo de vida útil das máquinas e equipamentos e monitorar os custos da operação de manutenção. Neste post, você vai entender a importância de utilizar um software para gestão da manutenção industrial na sua fábrica e todos os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa (e o seu bolso).
Um software para gestão da manutenção permite que você crie uma documentação online e centralizada de todos os roteiros da manutenção de cada ativo da empresa, com descrição das atividades e frequência de manutenções preventivas e planos de inspeções. Dessa forma, todos os envolvidos sabem onde encontrar a informação e o como fazer a manutenção.
Com planos de manutenção definidos no software, que irão determinar quando cada ativo deve passar por uma manutenção preventiva de acordo com a quantidade de peças produzidas ou horas de produção, você pode criar um planejamento de paradas de máquinas programadas para manutenção preventiva. Isso aumenta o tempo de vida útil dos ativos e reduz as paradas inesperadas que geram ineficiências.
Através do software você pode gerar rapidamente as ordens de trabalho que devem ser executadas pelo time de manutenção, com base no planejamento. Com as ordens cada técnico sabe exatamente quais são suas atividades, e o supervisor pode fazer o acompanhamento da execução dessas ordens
A emissão de ordens de trabalho (ordens de serviço de manutenção) eletrônicas permitem que você faça o acompanhamento da execução das manutenções em tempo real, com base nos apontamentos dos serviços realizados por cada técnico. Essa mesma informação também atualiza os estoques e o custo da manutenção automaticamente em um software integrado.
Um software de gestão da manutenção irá registrar o planejamento e a execução e como resultado você terá todo o histórico da manutenção disponível para consulta, sem necessidade de gastar tempo coletando informações para gerar relatórios. Quando chega o momento de uma auditoria, está tudo pronto. Além disso a qualquer momento você pode consultar a vida útil de um ativo, quando é a próxima manutenção preventiva ou quais manutenções foram realizadas.
A mão de obra é um custo que não pode ser esquecido quando falamos de manutenção. Por isso é fundamental controlar a utilização de cada recursos. Um software de gestão da manutenção industrial permite saber exatamente as horas trabalhadas de cada recurso, e também planejar quem irá trabalhar em cada manutenção de forma mais eficiente.
Os materiais utilizados na manutenção são a outra parte do custo da manutenção. Com um software de gestão da manutenção você pode controlar exatamente as peças utilizadas, e principalmente, controlar o estoque de peças críticas para que não ficar com máquina parada por muito tempo por falta de peças. Este é inclusive, uma das exigências da norma ISO.
Com as informações reais de ordens de trabalho, materiais utilizados e mão de obra aplicada você consegue saber o custo real da manutenção. Este é um resultado que um software gera, por isso novamente você não precisa gastar tempo coletando e compilando dados para chegar nesses número.
O mesmo é válido para os indicadores, eles podem ser gerados em tempo real. Você pode ter os principais indicadores da manutenção como Disponibilidade, MTBF e MTTR, em paineis pela fábrica.
E por fim, mas não menos importante, ao utilizar um software para gestão da manutenção industrial na sua fábrica você pode integrar as informação do chão de fábrica com a manutenção. Essa integração permite saber por exemplo quando é hora de fazer uma manutenção preventiva com base nos apontamentos de produção realizados pelos operadores de PCP. Assim como você pode agendar uma manutenção preventiva e a equipe de planejamento da produção ter ciência dessa informação quando for fazer o planejamento.
Resumindo, um software de gestão da manutenção industrial gera integração das informações e consequentemente pode aumentar a produtividade e disponibilidade dos ativos e reduzir custos. Precisa de mais motivos para implantar um software para gestão da manutenção na sua indústria?
O que você está esperando para começar a utilizar um software para gestão da manutenção na sua indústria? Nós podemos te ajudar!
O Q4-ERP Industrial conta com uma solução completa para a gestão da manutenção industrial. Solicite uma apresentação personalizada clicando aqui. Um dos nossos consultores irá entrar em contato com você para agendar,
Nós sabemos o valor de ter o seu email em nossa lista, por isso prometemos usar com respeito e só enviar conteúdos de qualidade.
Solicite um contato via email ou ligue agora para 11 4806-0671
About The Author
QS Consultoria
A QS Consultoria é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão integrado ERP para industrias de manufatura. Nossas soluções foram desenvolvidas para atender as exigentes demandas da cadeia automotiva e estão no mercado há mais de 20 anos com resultados comprovados por nossos clientes.